A Importância do Manual do Proprietário

Por: Gregory Packs

Publicado em 28 de setembro de 2016 | Atualizado em 28 de abril de 2021

A Importância do Manual do Proprietário

Grande parte dos produtos possui um manual e o automóvel também, chamado de “manual do proprietário”. Entretanto, todos os que possuem automóvel leem?  Compreenda a importância do manual do proprietário e porque ele precisa sempre ser revisitado.

O que é visto no manual do proprietário?

Aqueles que leem o manual encontram explicações sobre funcionalidades do veículo, sobre como é a sua manutenção, sobre como evitar que ocorram danos, sobre as assistências técnicas, sobre o que ocorre quando o proprietário leva o veículo a um local que não é autorizado para consertos, etc.

Transformações precisam seguir o manual do proprietário

Muitos proprietários de automóveis têm o desejo de fazer transformações nele e, realmente, existem locais que mudam a lataria, que mudam as rodas e muito mais. No entanto, o manual fala quais são os pontos que não devem ser alterados no automóvel para que ele não tenha a sua potência e mesmo a sua segurança perdidos. Por isso, o proprietário que quiser modificar o automóvel precisa xeroxar o manual do proprietário e dar essa cópia para os profissionais que alterarão o veículo.

Intervalo da revisão? O manual explica

Por conta da diferente estrutura e das diferentes funcionalidades, os automóveis têm intervalos diferentes para que a revisão aconteça. Isso evita que o proprietário realize uma revisão que não precisava e que ele circule com o veículo sem a revisão na época correta.

ipva 2024

Painel

Quem observa o painel de um automóvel repara que o número de avisos ali é grande e o proprietário precisa compreender o que os diferentes avisos significam. Se, por exemplo, ele não souber que o aviso X significa que uma porta está aberta, ele continuará circulando e pode até ocorrer um acidente. Assim, o manual do proprietário é relevante porque ele possui uma área onde todos os avisos que aquele modelo de veículo tem são especificados.

Manual do Proprietário: Entender o que o veículo faz

Alguém que adquire um celular, por exemplo, deseja conhecer e também usar todas as funcionalidades e, para isso, ele vai ao manual de instruções. Com os veículos isso também ocorre: o proprietário deve olhar o manual para saber tudo o que aquele automóvel faz e como ele pode acionar as funcionalidades.

Locais onde se contrata a assistência

O manual costuma ilustrar tanto os locais onde as assistências da montadora estão disponíveis quanto o endereço. Importante dizer que, quando o proprietário leva o veículo a uma oficina que não é da montadora ou que ela não autoriza, não existe reembolso para os danos.

Usar o manual é um jeito de os veículos serem preservados e isso é essencial, inclusive, para quando se busca comercializá-lo. Deixar o licenciamento online preparado também é necessário e o Despachante Dok realiza isso. Dessa forma, o proprietário pode cuidar apenas das vendas e não precisar tratar dos documentos.



Posts relacionados