Como pagar multa de trânsito vencida?

Por: Gregory Packs

Publicado em 01 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 13 de dezembro de 2023

Como pagar multa de trânsito vencida

Na correria do dia a dia, às vezes nos esquecemos de pagar algumas dívidas, e a multa de trânsito pode ser uma delas, principalmente porque ela demora um pouquinho para chegar.  

Se você cometeu infração de trânsito, recebeu a notificação e esqueceu de efetuar o pagamento, fique tranquilo e aprenda como pagar multa vencida neste conteúdo especial.  

Hoje vamos te ensinar como pagar multa vencida, como consultar pendências, como emitir o boleto pela internet e como o DOK pode te ajudar a fazer tudo isso. Fique ligado!

Por que pagar a multa de trânsito em dia?  

O não pagamento da multa no prazo determinado pode trazer algumas dores de cabeça financeiras e também burocráticas. 

Descubra multas

Com multas vencidas em aberto, o motorista fica impossibilitado de fazer o licenciamento do veículo. Vale lembrar que o veículo que não está licenciado não pode circular nas vias públicas brasileiras.   

Outra desvantagem são os juros sobre a multa vencida. Imagine a bola de neve que pode se formar, dependendo da quantidade de dias que estão impulsionando os juros.  

Ainda, não quitar da multa no prazo certo pode fazer com que seu nome vá para a Dívida Ativa. Com isso, é possível que o juiz responsável pelo caso julgue a necessidade de penhora de bens para que a quitação da multa possa ser feita. 

Como pagar multa de trânsito vencida? 

Quando uma multa de trânsito é paga em dia, o infrator recebe um desconto de 20% no valor devido, ou de 40% se optar por efetuar o pagamento através do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). 

Descubra multas

Ao realizar o pagamento da multa de trânsito após a data de vencimento, ambos os descontos são perdidos, e ainda é possível que sejam cobrados juros conforme o tempo em que a dívida levou para ser quitada. 

Quanto mais tempo demorar para quitar a multa, maior será o valor cobrado. Por isso, é importante sempre fazer uma consulta de multas e da situação do veículo. 

Para pagar a multa vencida, será necessário emitir a segunda via do boleto, disponível no portal online do Detran do estado em que o veículo foi registrado. 

Infográfico sobre como pagar multa de trânsito vencida – DOK Despachante.
Infográfico feito por Bruna Florentino — DOK Despachante

Zele sempre pelo seu veículo – um bom hábito é fazer a consulta de multas regularmente. Não vacile! 

Parcelar multa (desktop) [CTA]
separador | DOK Despachante

Onde pagar multa de trânsito vencida 

Multas de trânsito podem ser pagas pela internet, usando o Internet banking de bancos credenciados, pelo aplicativo SNE, caixas eletrônicos, agências bancárias, lotéricas e despachantes credenciados.  

Como pagar multa vencida pela internet

As multas de trânsito podem ser pagas pela internet através dos portais online dos bancos credenciados e pelos portais de despachantes online que oferecem esse serviço. 

Como a DOK te ajuda a pagar multa de trânsito vencida

O DOK Despachante é o lugar certo para que você colocar seus débitos veiculares em dia. Em nosso site, você pode consultar multas, IPVA, Licenciamento e multas. 

E, caso alguma infração apareça, você pode escolher qual é a melhor opção para que você possa efetuar o pagamento, em até 12 vezes. 

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Nós cuidados de tudo! Basta preencher o nosso formulário de consulta com a placa do veículo e um e-mail. 

Infográfico sobre consulta e quitação de dívidas – DOK Despachante.
Infográfico feito por Bruna Florentino — DOK Despachante

Como pagar multa de trânsito vencida em São Paulo

O Detran SP não emite boleto para pagamento de multa, exceto para multa aplicada pelo próprio Detran SP anterior a 1º de novembro de 2016. 

Para o pagamento de multas de veículo registrado em São Paulo, vá a uma agência da rede bancária conveniada e informe o número do Renavam  

No banco, na opção de “Pagamento de multa”, você poderá escolher uma multa específica para pagar. Na opção “Licenciamento”, você poderá pagar todas as multas agrupadas.

Descubra multas
separador | DOK Despachante

Qual o valor dos juros para multas de trânsito vencidas? 

Conforme o Art. 284 do CTB, a multa não paga até o vencimento será acrescida de juros de mora equivalentes à taxa Selic para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. 

É possível ter desconto em multas vencidas? 

Não é possível pagar multa de trânsito com desconto após a data de vencimento. O desconto só é possível se o pagamento for efetuado antes da data de vencimento. 

Quem optar por realizar o pagamento através do aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível para sistema Android e iOS, recebe 40% de desconto, pagando antes do vencimento. 

Esse desconto só vale também se o condutor não recorrer à multa. Em caso de recurso, o desconto passa a ser de 20%. 

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Saiba mais sobre consulta de multas! 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, temos outros artigos que podem te interessar. Confira: 


Posso recorrer a multas de trânsito vencidas?

É importante ressaltar que o condutor tem o direito de recorrer de qualquer multa que venha a receber. Trata-se de um direito assegurado pela Constituição Federal.  

Dependendo da infração cometida, a multa pode ser cancelada. Entretanto, deve-se destacar que, quando a infração é registrada, o motorista infrator recebe em sua casa uma notificação de autuação. 

Há três maneiras de recorrer a uma multa, sendo elas através da defesa prévia, recurso de 1ª instância (JARI) e recurso de 2ª instância. 

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Perder o prazo da defesa prévia não interfere no processo de recorrer de multa, o prazo que não pode ser deixado vencer é o do recurso de 1ª instância, pois só é possível recorrer em 2ª instância se o processo de recurso for negado em 1ª. 

Se o recurso não for enviado até o prazo estipulado, o órgão de trânsito entende que o infrator não deseja recorrer.  

Segundo o Contran, o recurso não pode ser aceito se: 

  • Não for comprovada a legitimidade;
  • For apresentado fora do prazo legal;
  • Não houver a assinatura do recorrente ou seu representante legal;
  • Não houver o pedido, ou este for incompatível com a situação fática.

Ao perder esses prazos, só é possível recorrer na esfera jurídica, ou seja, será necessário um advogado. Para entender melhor como recorrer a multas de trânsito acesse nosso conteúdo: Como recorrer multa de trânsito: entenda o passo a passo do processo! 

Parcelar multa (desktop) [CTA]

 Conclusão 

Receber uma multa de trânsito é uma coisa que ninguém escapa na vida, mas isso não precisa ser um problemão, não é mesmo?

Fique sempre atento às pendências do seu veículo e, se por acaso tiver que pagar uma dívida, entre em contato com o DOK, nós te ajudamos e simplificamos sua vida!  

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu como calcular o custo de transporte rodoviário? Então, continue acompanhando nossos posts no Blog DOK Despachante! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

separador | DOK Despachante

Perguntas frequentes sobre multa de trânsito vencida

Posso consultar multas pela placa do veículo?

Nos órgãos oficiais de trânsito não é possível saber se o veículo tem multa apenas pela placa, para isso, é necessário informar o RENAVAM do veículo, mas aqui no DOK Despachante é possível! Basta acessar o nosso formulário de consulta.

Posso pagar multa de trânsito na lotérica?  

Com o boleto da multa em mãos é possível pagar em lotérica. Entretanto, as lotéricas só aceitam as multas até sua data de vencimento, portanto, se a multa estiver vencida, é preciso emitir um novo boleto com o valor e data atualizados.

Como ver as infrações de trânsito pelo Detran multas?

Ao acessar o site do Detran, clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Você, então, deverá selecionar se deseja consultar as infrações por infrator ou por veículo.

TAGS: infrações de trânsito / consultar multas cnh / detran multas / consultar multas pela placa / consultar multa de trânsito

Descubra multas


Posts relacionados