Quanto tempo o vírus fica na maçaneta do carro?

Por: Gregory Packs

Publicado em 31 de março de 2020 | Atualizado em 11 de setembro de 2020

macaneta-coronavirus-1

O novo coronavírus, vírus gripal extremamente contagioso nasceu na China, mais precisamente na cidade de Wuhan, o primeiro caso confirmado aconteceu no final de 2019 e agora em abril de 2020 já são mais de meio milhão de pessoas infectadas em todo o mundo. No Brasil, o primeiro caso foi registrado no dia 28 de fevereiro e agora são mais de 4.500 infectados. 

O que não falta nas mídias são informações ensinando como se proteger desse vírus letal, é importante que saibamos os detalhes de como cuidar da higiene.

Segundo o Ministério da Saúde, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias que provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

ipva 2024

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

No entanto o novo coronavírus, o COVID-19 ele é mais contagioso que os demais e acomete principalmente idosos ou pessoas com algum problema de saúde pulmonar, muitos poderão ter o vírus e não sentir nada, outros podem desenvolver um caso grave de pneumonia em poucos dias causando a morte.

ipva 2024
transmissao-coronavirus

Quanto tempo o coronavírus dura em superfícies?

Para quem ainda precisa sair para trabalhar ou até mesmo para ir ao mercado o veículo utilizado pode ser uma fonte de contágio. É necessário priorizar a limpeza nos locais em que mais tocamos no carro, como, maçaneta interna e externa, volante, marcha e chaves.  

Veja abaixo quanto tempo o vírus dura em cada superfície

A fibra de carbono, por sua vez, material mais utilizado para macetas de veículo, não possui estudos suficientes. No entanto, por ser um material sintético podemos utilizar o tempo de vida do vírus no plástico que é o material pesquisado mais parecido com a fibra de carbono.

Por fim, é importante que se mantenha o isolamento social para que todas as pessoas positivo para o covid-19 tenham acesso ao atendimento hospitalar de qualidade.



Posts relacionados