Tudo sobre o PRF Nada Consta

Por: Redator DOK

Publicado em 19 de dezembro de 2019 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

prf

Quer vender seu carro e está atrás de toda a documentação necessária?

Quando alguém compra ou vende um veículo usado precisa do certificado PRF Nada consta, um documento emitido pela Polícia Rodoviária Federal que certifica que aquele veículo não possui pendências a serem quitadas. Dessa forma, o documento é muito importante durante a negociação.

Para que você entenda melhor o que é e qual a importância do certificado, preparamos um post completo.

Quer saber mais? Veja a seguir e tire todas as suas dúvidas!

O que é o PRF nada consta?

O PRF nada consta é um documento que certifica que aquele veículo não possui nenhuma pendência, como multas.

Além das multas, também atesta que o veículo não tem pendências relacionadas ao licenciamento, entre outras.

Por isso, o nada consta é um documento muito importante na venda de veículos, visto que os compradores preferem comprar carros “limpos”, sem nenhuma pendência, a fim de evitar problemas depois de fechar o negócio.

Apesar de o nada consta comprovar a inexistência de pendências do veículo, sozinho ele não é suficiente. Para a venda de um veículo é preciso que o vendedor emita, além do PRF nada consta, o nada consta Detran e o do DNIT. Com estes três certificados, o comprador tem a certeza de que não existem pendências no veículo e que a compra será segura.

O Nada Consta é um documento seguro porque não pode ser emitido quando existem pendências, apenas quando tudo já foi quitado e está certinho, por isso é tão importante.

Por que o PRF nada consta é importante?

O PRF nada consta, como já visto antes, é importante em casos de compra e venda de um veículo, visto que certifica a inexistência de pendências do automóvel.

Assim, quando o comprador adquire o veículo tem a certeza de que, junto do carro, não vêm dividas anteriores. Assim, ao comprar um carro usado o comprador pode ficar mais tranquilo.

Além disso, é importante que o comprador fique atento à emissão do documento: se o vendedor estiver enrolado no processo ou dando desculpas para isso é porque algo está errado! Quando isso acontece, pode ser que existam pendências em aberto, sobre as quais o vendedor não deseja informar ao comprador, já que, como já foi dito, o nada consta não pode ser emitido quando existem débitos a serem quitados.

Como fazer a consulta do Nada Consta

Para ajudar você a fazer a consulta do Nada Consta, preparamos um passo a passo. Veja a seguir:

  • Acesse o site da PRF.
  • Preencha os dados solicitados: Número do Renavam e placa do automóvel
  • Clique em “Consultar”

Feito isso, o certificado será emitido, lembrando sempre que só pode ser emitido caso todos os débitos estiverem quitados.

Para consultar multas vinculadas ao CPF ou CNPJ, é preciso procurar a sede da Polícia Rodoviária Federal mais próxima.

Nada Consta PRF – Multas

Apesar de o nada consta ser um documento que atesta as multas e outras pendências, em alguns casos o motorista não consegue saber quais são as multas.

Quando o motorista acredita ter cometido uma multa, precisa esperar algum tempo até que a multa seja registrada. Dessa forma, a dúvida pode se manter por até 30 dias, visto que é esse o tempo que demora para o sistema ser atualizado.

Assim, se o motorista está em processo de venda do veículo, deve aguardar um tempo até receber a notificação pelo correio, e então, recorrer ou fazer o pagamento da multa.

Quando as infrações não são sequentes, o motorista pode recorrer, o que garante que ele seja alertado sobre suas infrações, mas não necessariamente precise fazer o pagamento da multa.

Além disso, quando o motorista é multado mas não concorda com a multa, pode recorrer. Para isso, o motorista precisa guardar a notificação recebida pelo correio. Caso o motorista não tenha recebido nenhuma notificação em sua casa pode conferir através do site.

Por que conferir as multas?

As multas acontecem quando o motorista não cumpre todas as regras de trânsito, mas em alguns casos, pode ser dada indevidamente. Dessa forma, conferir as multas com regularidade é fundamental para manter-se por dentro da situação.

Conferir as multas no site garante que o motorista não atrase nenhum pagamento ou esqueça que seu veículo está em débito.

Além disso, se deseja emitir o PRF Nada Consta precisa ter todos os débitos quitados, o que permite a certificação. Se o motorista não souber de nenhuma multa, pode ter problemas na hora de emitir o certificado.

Em caso de o motorista não ter cometido nenhuma infração, mas receber a autuação, pode recorrer, inclusive se não tiver recebido uma notificação em casa.

Quer saber como recorrer das multas? Veja a seguir.

Como recorrer de multas

Como já dito, todo motorista tem o direito de recorrer de uma multa caso não concorde com a motivação. Para isso, pode recorrer sozinho ou contratar um serviço para auxiliar.

ipva 2024

Dessa forma, para consultar multas sozinho, o motorista pode acessar o site do Detran de seu estado e inserir os dados do veículo.

No caso de precisar de ajuda, o DOK Despachante pode auxiliar. Através do site do DOK, apenas inserindo número da placa ou Renavam e endereço de e-mail, o motorista tem acesso a todos os débitos e pode realizar o pagamento online, de forma parcelada e segura. O DOK ajuda o motorista com toda a parte de documentação e burocracia, facilitando a vida.

Além das multas com as quais o motorista não concorda, pode acontecer de o veículo ter sido multado quando outra pessoa o conduzia. Sobre isso, é possível recorrer e transferir a multa para o motorista, comprovando através de documentação quem estava conduzindo o veículo.

Nesse artigo você viu tudo sobre a PRF Nada Consta, documento indispensável na venda de veículos usados. Quer saber mais? Acesse nosso blog!



Posts relacionados