IPVA SP 2020: como saber o valor?

Por: Gregory Packs

Publicado em 06 de janeiro de 2020 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

IPVA 2020

Olá, Condutor! Você sabe como será o IPVA SP 2020?

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é tributo estadual que deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos. A taxa incide apenas sobre automóveis que transitam por meio terrestre.

Desta forma, veículos que se deslocam por água, como iates, e automóveis aéreos, como aviões não devem pagar pelo imposto.

Ainda assim, aqueles que possuem transportes terrestres devem pagar a taxa uma vez por ano. Para saber mais sobre o IPVA SP 2020, como consultá-lo, entre outras coisas, leia nosso artigo até o final!

ipva 2024

Valor do IPVA

Os valores do IPVA variam conforme a categoria do veículo. Isso acontece porque as alíquotas são diferentes para cada automóvel.

Infográfico com o valor das alíquotas de IPVA 2020 em SP  I DOK Despachante.

Para calcular o imposto é feita a seguinte conta:

Valor venal X Alíquota = IPVA

Sendo que o valor venal é um parâmetro que o estado usa para definir o preço dos veículos. Para os seminovos é utilizado a tabela Fipe e para os 0km a nota fiscal. Já a alíquota é a porcentagem do imposto, que também difere de acordo com o estado.

Os estados são responsáveis por definir as regras de pagamento. Entre elas estão, o calendário, eventuais parcelamentos e a forma de cobrança. Esses detalhes, geralmente, são definidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada região e é possível consultá-los na internet.

Portanto, o valor do IPVA 2020 para o estado de SP é calculado de acordo com o valor venal de cada veículo e a alíquota de cada região. E, os órgãos estaduais, são responsáveis pela regularização do tributo.

Consulta IPVA 2020

Motoristas de SP podem consultar o valor do IPVA por meio do portal da Secretaria da Fazenda. Além disso, a consulta pode ser realizada em rede bancária credenciada, pela internet ou nas agências.

Em todos os casos, é preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do carro. O motorista que escolhe pagar o IPVA em cota única, normalmente, recebe desconto de 3%. Já, para quem opta pagar a taxa parcelada não há desconto.

Caso o condutor não faça o pagamento no prazo, ele ficará sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20%.

Como parcelar o IPVA?

Em São Paulo, é possível pagar o IPVA em cota única, com desconto de 3%, ou em até 3 parcelas. Para saber qual o vencimento da sua tarifa, basta acessar a tabela de preço IPVA 2020 SP e procurar a categoria e o último número da placa do seu veículo.

Para caminhões e caminhões-tratores as datas de vencimento são diferentes. Veículos novos, também possuem prazos diferentes, pois o débito em cota única deve ser quitado até o quinto dia útil. Confira os prazos de parcelamento para os autos 0km:

  • 1ª parcela: até 30 dias da emissão do documento fiscal do veículo;
  • 2ª parcela: no mesmo dia do mês seguinte;
  • 3ª parcela: no mesmo dia do segundo mês seguinte.

Portanto, o valor do IPVA pode sofrer alterações de acordo com a quantidade de parcelas pagas pelo motorista. E, para dividir a tarifa basta acessar o site de uma empresa credenciada e informar o Renavam. Caso você queira parcelar em mais vezes, também é possível pagar seu IPVA com o DOK.


Saiba mais sobre IPVA

Ainda tem dúvidas sobre o imposto? Nós temos alguns artigos que podem te ajudar, confira:


IPVA atrasado

Deixar de pagar o imposto pode trazer várias consequências ao condutor, entre elas estão: multas e juros, risco de entrar na dívida ativa e impossibilidade de fazer o licenciamento. Confira no próximo tópico os riscos de cada um.

IPVA atrasado dá multa?

Como dito anteriormente, os débitos do imposto que são pagos fora do prazo estão sujeitos à multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20%.

Se ainda assim, a taxa não for quitada, o nome do proprietário irá para dívida ativa e também pode ser inscrito no Cadin Estadual, o que irá impedir o contribuinte de aproveitar eventual crédito relacionado a Nota Fiscal Paulista.

Além disso, atrasar o pagamento do IPVA, também impossibilita o licenciamento, veja a seguir quais são as consequências disso:

  • O atraso do licenciamento é configurado como uma infração de trânsito gravíssima e tem como penalidade multa no valor de R$293,47;
  • Além disso, o proprietário arrisca ter o veículo apreendido e levado para o pátio, até que comprove a regularização;
  • Em casos de apreensão, o condutor é obrigado a pagar um valor diário para a estadia do veículo no pátio e, após a regularização, ainda precisará arcar com a taxa da retirada.

Parcelamento IPVA atrasado

Caso você esteja se perguntando se o valor do IPVA atrasado pode ser parcelado, saiba que é sim. Alguns estados dividem o débito, confira como fazer isso:

  • Procure o site da Secretaria da Fazenda ou Detran da sua região;
  • Realize o cadastro e consulte os débitos do veículo;
  • Após identificar o preço do imposto, emita um novo boleto;
  • Confira se há possibilidade de parcelamento, se sim, opte por ela e envie um pedido de negociação ao órgão para estabelecer as condições de pagamento.

Também é possível parcelar seu IPVA em mais vezes em um despachante online, como o DOK. Aqui, nós parcelamos em 12x e com até 6 cartões.

Quais são os benefícios do pagamento do IPVA 2020?

Além de regularizar o seu automóvel com o departamento responsável, o imposto é convertido para melhorias nas vias, avenidas e marginais da sua cidade, proporcionando um melhor trânsito para todos.

Outro benefício do pagamento regular do IPVA, é que com o dinheiro arrecadado pelos órgãos públicos também há melhorias na educação, saúde, entre outros, pois a quantia é dividida entre o governo estadual, municipal e Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Desta forma, quitar o valor do IPVA é uma vantagem tanto para o condutor quanto para os cidadãos, porque por meio dele é implementando avanços nas estradas e sociedade.

ipva 2024

Como resolver o IPVA 2020 SP?

O DOK Despachante possibilita a você a consulta do seu IPVA SP 2020. Além disso, os débitos atrasados de IPVA e multas também podem ser pagos pelo nosso site. É simples, fácil e rápido!

Aqui, além de fazer a consulta totalmente grátis, também dá para parcelar os débitos do seu veículo, IPVA e multas em até 12x. Veja como fazer:

  • Acesse nossa página inicial e insira a placa ou Renavam do veículo;
  • Depois, informe um e-mail válido e clique em “Consulte Grátis”;
  • Visualize seus débitos na coluna da esquerda;
  • Escolha como deseja pagar, na coluna da direita.

Nós, do DOK Despachante, temos a solução certa para você poder quitar as dívidas do seu veículo. Acabe com multas e atrasos na documentação, tudo isso de maneira satisfatória e com uma equipe de profissionais capacitada e treinada para melhor atendê-lo. Acesse o site e confira!

TAGS: valor do ipva/ ipva atrasado da multa/ consulta ipva 2021



Posts relacionados