Como assumir financiamento?

Por: Redator DOK

Publicado em 06 de janeiro de 2020 | Atualizado em 11 de abril de 2024

Como assumir financiamento

Financiamento é uma dívida feita entre o consumidor e o banco ou financeira. Estas empresas cedem o dinheiro apenas para o cliente que vai comprar um bem. Diferentemente do empréstimo, para financiamento de veículos, as taxas são mais baratas, pois o valor do financiamento é para o veículo.

O financiamento é mais usado para a compra de carros, motos e imóveis porque possuem valores considerados maiores pelo mercado. A cobrança da dívida pode ser feita por boleto bancário, débito automático ou cartão de crédito para quem assume o financiamento.

Para o financiamento de veículos, este tipo de financiamento é um dos mais procurados do mercado devido à forma mais rápida de conseguir a liberação do valor solicitado e as taxas de juros serem mais acessíveis. Neste tipo de acordo existem duas categorias: o Leasing e o CDC.

Vale a pena assumir dívida de financiamento?

Ao assumir financiamento pelo Leasing ou CDC, o novo proprietário fica responsável pelo pagamento das parcelas restantes, contratadas pelo proprietário anterior. Na maioria dos casos é exigida uma entrada, com base no cálculo do valor das parcelas que já tenham sido quitadas pelo dono antigo.

ipva 2024

Entre as vantagens de se assumir um financiamento, o preço é, sem dúvidas, a grande vantagem de assumir o financiamento. Na maioria das vezes é possível conseguir um valor bem abaixo do mercado, com descontos de até 60%. Quando a compra é feita em leilões, a única dívida assumida é o financiamento.

Já a grande desvantagem de assumir o financiamento de um carro é ter de arcar com as condições acordadas por outra pessoa, sem a chance de renegociar a quantidade e o valor das parcelas, por exemplo, já determinados no contrato.

Portanto, para financiamento de veículos, sempre se deve tomar alguns cuidados antes de assumir o financiamento. Para não ter de arcar com pendências e responsabilidades do antigo dono, é muito importante verificar a existência de outras dívidas como multas, seguro atrasado e IPVA.

Quais são os riscos de assumir financiamento de veículo comprado de terceiros?

Quando o financiamento é assumido pelo comprador, o principal problema que pode ocorrer envolve a financeira. Diante de tal situação, a instituição não pode autorizar a passagem do financiamento para outras mãos antes da transferência ou refinanciamento da dívida.

Em termos gerais, tanto o comprador como o vendedor sofrerão consequências se o processo não for feito por meio dos trâmites legais estabelecidos. Quem quer vender seu carro, entretanto, corre mais riscos e isso faz com que, em casos mais complicados, seja possível contar com a ajuda da justiça.

É visto desta maneira, pois, diante de uma possível inadimplência por parte do comprador, o vendedor terá total responsabilidade sobre o problema e poderá, ainda, ficar sem o veículo, respondendo judicialmente no lugar de quem assume o financiamento.

Logo, para financiamento de veículos, todas as multas de trânsito referentes à condução do veículo comprado continuam sendo emitidas em nome do antigo dono, que será responsável não só por assumir os pontos na carteira, mas também os valores das infrações.

Quais são as melhores taxas de financiamento de carros do Brasil?

Entrar em um financiamento é um dos caminhos mais indicados para quem está pensando em comprar um veículo. Apesar de ser uma dívida que costuma durar anos, você sempre pode fazer a melhor escolha para evitar o endividamento e o atraso das parcelas.

Para as melhores taxas de financiamento de carros no Brasil, existem seis principais bancos que tem a menor média ao mês. O Bradesco aparece na primeira posição, com juros ao mês de 1,18%, depois o Itaú Unibanco com 1,37% ao mês.

Em terceiro lugar, aparece o Banco do Brasil, com juros mensais de 1,41%, em seguida o Banco Santander com 1,44% e a Caixa Econômica Federal com 1,71% ao mês. Além dos bancos tradicionais, é possível financiar um carro em bancos de montadoras.

Portanto, para financiamento de veículos, é preciso comparar as taxas de juros e escolher a menor opção, pelo motivo de quanto maior for esta taxa, mais caro você pagará no financiamento. O dinheiro pago na entrada e a negociação com o gerente também fazem diferença.

O que levar em conta antes de assumir financiamento do seu veículo?

Antes de assumir financiamento do seu carro, evite os acordos verbais, nos quais o novo proprietário continua a pagar as parcelas do financiamento sem se fazer a transferência da dívida. Uma dica para quem está assumindo o financiamento é guardar todos os recibos e fazer um contrato com o valor.

Também é necessário conferir se o antigo dono do veículo não tinha pendências com o automóvel em aberto, como por exemplo, multas, licenciamento do carro e IPVA atrasados. Tudo isso para que você possa ficar mais seguro ao comprar o seu novo veículo.

O ideal ao assumir um financiamento é não se deixar levar pela emoção e pela ansiedade ao comprar um carro. Procure fazer todas as contas antes de efetuar a compra, converse com pessoas que já passaram pela experiência de assumir dívida de financiamento.

Portanto, leve em conta todos os fatores necessários antes de assumir o financiamento do seu veículo: leve em conta o número de parcelas a serem feitas, em qual banco você fará o licenciamento, e também converse bastante com o antigo dono do carro para saber se tudo está certo.

ipva 2024

Serviços oferecidos pelo DOK Despachante para o financiamento do seu automóvel?

O DOK é um despachante online especializado em emitir documentos de seu veículo de maneira totalmente rápida, segura e garantida. Acessando o site você encontrará muitos serviços que fazemos de forma totalmente online.

Se você vendedor está pensando em vender o seu automóvel, mas ainda tem débitos em seu nome como multas e IPVA atrasados, acesse o site do DOK Despachante, preencha com a placa do seu carro ou renavam e o seu e-mail pessoal, para saber os débitos do seu carro.

Nós temos uma equipe especializada, que é preparada para melhor atendê-lo. A partir da pesquisa dos débitos do seu veículo, o DOK Despachante poderá liquidar a sua dívida em até 12x no cartão ou em boleto com pagamento único.

Portanto, se você quiser que o seu veículo esteja em ordem para a venda, não perca tempo e acesse o site do DOK Despachante. Em nosso site é tudo feito de maneira online e segura, sem a necessidade de você precisar dirigir-se até o Detran da sua cidade para fazer a regularização de sua documentação.



Posts relacionados