Tudo sobre a categoria C da CNH

Por: Redator DOK

Publicado em 23 de dezembro de 2019 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

categoria c

Salve, Motorista! Para dirigir um veículo automotivo no Brasil, é necessário ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entretanto, existem diversas categorias de CNH e cada uma é direcionada a um determinado tipo de veículo. Você sabe para o que serve a categoria C da CNH?

Não se preocupe, neste artigo explicaremos tudo sobre essa categoria da CNH, os requisitos para obtê-la e outras informações importantes. Continue a leitura!

Quais são as categorias de CNH?

Como mencionado anteriormente, as categorias de CNH abrangem vários veículos e situações de condução. Estas categorias variam de A a E, e cada uma delas é designada para veículos específicos.

Abaixo, falaremos um pouco dessas categorias de CNH, dessa forma você terá uma visão geral das opções disponíveis.

ipva 2024

Categoria A

A Categoria A de CHN é destinada aos condutores de veículos que possuam de duas a três rodas, a exemplo de motocicletas e triciclos, com ou sem carroceria lateral.

Para se habilitar, basta que a pessoa seja plenamente capaz, tenha no mínimo 18 anos e realize aulas de direção, além de realizar os testes necessários.

Categoria CNH tipo B

Esta categoria é, sem sombra de dúvidas, a mais comum, pois inclui os veículos de passeio. Os veículos abrangidos pela categoria B são aqueles de peso não superior a 3,5 toneladas e que tenham em seu interior lugares para até 8 passageiros.

A habilitação na categoria B não torna o indivíduo apto na categoria A. Para isso, o motorista deve realizar um procedimento à parte, embora as exigências para se habilitar em ambas sejam as mesmas.

Pularemos diretamente para a categoria de CNH tipo D, pois a categoria C será detalhada.

Categoria CNH tipo D

A categoria de CNH tipo D inclui os veículos que se destinam ao transporte de passageiros em que número supere 8 pessoas, sem incluir o motorista. Os exemplos mais comuns são os ônibus, micro-ônibus e vans.

Esta categoria só é permitida aos maiores de 21 anos e que tenham ao menos 2 anos de habilitação na categoria B, ou 1 ano de habilitação na categoria C.

Além disto, condutores que tiverem infrações do tipo grave ou gravíssima neste tempo, anterior em cada tipo de habilitação, estarão coibidos de se habilitar na categoria D.

Categoria CNH tipo E

Carretas e grandes veículos de carga são os veículos abrangidos pela categoria de CNH tipo E.

Estes veículos possuem o peso superior a 6 toneladas e, geralmente, há um veículo acoplado ao principal, que pode ser das categorias anteriores.

Dentre as exigências específicas desta categoria estão a idade mínima de 21 anos somada, habilitação na categoria C, por no mínimo 1 ano, e a inexistência de infrações do tipo grave ou gravíssima neste período e de reincidência em infrações do tipo médio.

CNH Especial

A CNH especial, por fim, inclui os indivíduos condutores que possuem algum tipo de deficiência cuja condição física especial deve ser comprovada, assim como o motorista deve ter idade mínima de 18 anos e realizar exames médicos diferenciados.

Para o que ser a categoria C da CNH?

Agora que você já conheceu previamente as demais categorias da CNH, estamos preparados para conhecer o tipo C.

A primeira coisa para saber quanto a categoria C da CNH é que ela abrange aqueles veículos de carga cujo peso não ultrapasse 3,5 toneladas. Ainda, é possível acoplar ao veículo principal um reboque de carga desde que o peso do veículo principal somado ao reboque não ultrapasse 6 toneladas.

Os veículos mais comuns da categoria de CNH C são os tratores mistos ou de esteira, assim como aqueles veículos especialmente destinados ao transporte de cargas agrícolas e à construção civil.

Os motoristas que desejarem se habilitar nas categorias D ou E de habilitação devem prestar atenção às exigências da categoria C.

Caso o condutor já tenha se habilitado na categoria de CNH tipo C há um ano, sem a realização de infrações graves ou gravíssimas, está apto para realizar os testes necessários para que se habilite nas categorias de CNH D ou E.

Quais são as exigências necessárias para se habilitar na categoria C da CNH?

As exigências para se habilitar na Categoria C da CNH são as seguintes:

Infográfico sobre o que é necessário para tirar a CNH categoria C-DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK Despachante

Como mudar para a categoria C de CNH?

Primeiramente, além da habilitação há ao menos um ano na categoria B de CNH, o condutor deverá realizar as aulas práticas e teóricas disponibilizadas por autoescolas, assim como um novo exame psicotécnico e, claro, pagamento das taxas referentes à emissão do novo documento.

Outra exigência muito importante é a necessidade de realização de exame toxicológico. Esse exame é capaz de detectar a ingestão de substâncias tóxicas num período de até 90 dias anteriores ao teste.

A renovação da categoria C da CNH deverá ser realizada a cada cinco anos, quando também serão exigidos testes de comprovação de sanidade físico-mental e novo exame toxicológico.

Além disso, cabe ao motorista também garantir que o veículo esteja devidamente licenciado e corretamente emplacado.

ipva 2024

Conclusão

A CNH categoria C desempenha um papel fundamental para aqueles motoristas que buscam trabalhar no transporte de cargas. Por isso, é importante compreender os procedimentos de mudança de categoria, renovação e custos associados para manter sua documentação regularizada.

Lembre-se de verificar as informações junto ao Detran de seu estado, pois as taxas e procedimentos podem variar.

Gostou do conteúdo? Em nosso blog temos uma diversidade de conteúdo para todas as suas dúvidas! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.  

Tags: valor da cnh categoria c/ como mudar categoria da cnh de c para b/mudar categoria da cnh de b para c


Perguntas Frequentes sobre CATEGORIA C DA CNH

Como faço para mudar minha categoria de CNH de B para C?

Para mudar de categoria B para C, você deve passar por aulas práticas específicas, realizar exames teóricos e práticos, e atender aos requisitos de idade estabelecidos pela legislação.

Quais são os principais documentos necessários para solicitar a mudança de categoria da CNH?

Os documentos comuns necessários incluem a CNH válida na categoria anterior, documento de identificação, comprovante de residência e laudo médico. Além disso, podem ser exigidos documentos específicos de acordo com o Detran local.



Posts relacionados