Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Notícias

DOK despachante: pioneiro na venda online de documentação de veículos

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 17/04/2019 | Atualizado em 17/04/2019


Há não muito tempo, um dos fatores com maior poder de influência no sucesso de pequenos e novos negócios era a localização. Afinal, em um contexto de tecnologia limitada e meios de comunicação acessíveis somente às grandes empresas, os pequenos negócios não tinham muito o que fazer senão disputar um espaço nas regiões centrais e torcer para serem vistos primeiro.

O DOK Despachante passou por isso em 2006, ano em que foi fundado.

O desafio de encarar uma concorrência tradicional

Há 13 anos, Beth Pontes decidiu que era hora de abrir o próprio negócio. Despachante credenciada com cerca de 20 anos de experiência no ramo, ela tinha todo o necessário para fidelizar sua clientela.

Anuncio Despachante DOK

O que ela não imaginava era que disputar visibilidade com despachantes tradicionais, já consolidados no mercado seria um dos seus maiores desafios.

“Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência” conta Gregory Packs, filho de Beth.

O despachante DOK poderia ter se tornado personagem principal em mais uma história de empresa que fechou mesmo quando tinha tudo para dar certo. No entanto, o que poderia ter sido o grande vilão foi na verdade o empurrão que faltava para a empresa se reinventar completamente.

Anuncio Despachante DOK

Uma nova abordagem para resolver um problema antigo

Ao notar que as coisas não andavam muito bem na empresa de sua mãe, Gregory viu que havia uma oportunidade naquele problema. Os 3 anos de experiência que o jovem tinha no ramo de Sistemas de Informação lhe deram uma perspectiva diferente de como enfrentar a concorrência – e foi aí que as coisas começaram a mudar.

Seria praticamente impossível disputar a visibilidade nas ruas. Afinal, nesse campo os concorrentes tinham vantagem. Para conquistar o seu próprio espaço e visibilidade, a estratégia adotada pelo despachante foi a de dominar o mercado digital. Um território ainda inexplorado por outras empresas do segmento.

Para fazer isso, Gregory idealizou uma plataforma que oferece aos usuários a possibilidade de consultar, gratuitamente, a situação do veículo por meio da placa ou do Renavam. “Era um passo-a-passo online parecido com o de uma compra, mas aplicado a um serviço”, ele explica.

Anuncio Despachante DOK

Ao final da consulta, a plataforma oferece os serviços do escritório com um grande diferencial: pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes.

DOK Despachante e a estratégia multicanal

Hoje, além de um site moderno, intuitivo e constantemente atualizado, o despachante DOK está também em contato direto com os clientes por meio das redes sociais – Facebook e Instagram – e atendimento via chat. Dessa forma, a equipe de especialistas é capaz de esclarecer dúvidas de milhares de visitantes em tempo real e transformá-las em eventuais melhorias na prestação dos seus serviços.

As questões frequentemente enviadas pelos clientes também viram pauta de conteúdo para artigos de blog e vídeos – publicados no Youtube e também nas redes sociais.

Anuncio Despachante DOK

No canal DOK Despachante, lá no YouTube, o próprio Gregory explica de forma prática e rápida questões sobre licenciamento, transferência de veículo, emplacamento, IPVA, seguro obrigatório, entre outras. “Minha estratégia com esses vídeos é responder às dúvidas deles e converter em venda” diz ele.

O resultado desse trabalho vem de várias formas, dentre elas o grande volume de conversões e também a grande quantidade de mensagens enviadas por clientes satisfeitos – e que podem ser visualizadas na página de Depoimentos de Clientes no site. Algumas delas:

"Atendimento ótimo. Responderam todas minhas dúvidas rapidamente. Muito ágil para o envio do documento. Vou recomendar aos meus amigos!" enviada por Edson Ferreira Machado de Nova Odessa, São Paulo.

Anuncio Despachante DOK

"Primeira experiência com a empresa e estou muito satisfeito agilidade é ótimo suporte inclusive dos atendentes muito satisfeito virei cliente!!!!" enviada por Kleber Ferreira de Carapicuíba, São Paulo.

Por meio da estratégia multicanal, o DOK despachante se tornou pioneiro na venda de serviços de documentação, licenciamento de veículos e regularização de débitos de forma simples, desburocratizada e 100% online.