IPVA MG

Consulte grátis o valor oficial do seu IPVA MG e pague à vista ou em até 12x

Selo Detran MG DOK Selo Sefaz MG DOK RA1000 DOK
Prêmio Reclame Aqui

Indicado ao Prêmio Reclame Aqui 2023

Melhor empresa de serviços online do Brasil

IPVA em Minas Gerais: tudo sobre o imposto

A sigla IPVA refere-se ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um tributo de responsabilidade da Secretaria da Fazenda (SEF-MG), que é cobrado anualmente para arrecadar recursos destinados à manutenção de infraestrutura, serviços públicos e outros investimentos realizados por parte do governo.

Como o próprio nome sugere, esse imposto incide sobre a propriedade de veículos automotores e terrestres, tais como carros, motocicletas, caminhonetes, ônibus e caminhões. Com isso, não se englobam os veículos que circulam por meio aquático ou aéreo, como barcos e helicópteros.

Além disso, como segue um cronograma anual, a SEF-MG divulga a tabela de vencimentos para o período em questão, a qual tem como referência o último número da placa do veículo para o pagamento da taxa.

Quer saber mais sobre esse imposto? Então, confira as principais informações sobre o IPVA em Minas Gerais, consulte os prazos de vencimentos, preços e muito mais neste conteúdo. Caso deseje ler um trecho específico, utilize os botões abaixo ao lado.

Consultar IPVA MG

A consulta do IPVA-MG é de extrema importância para saber se esse tributo está em dia. Dessa forma, é possível evitar as complicações geradas por conta da pendência, dentre elas:

  • Juros diários e cada vez mais altos, baseados na Taxa Selic;
  • Bloqueio do licenciamento anual por existência de débitos em aberto;
  • Possível inscrição na dívida ativa (cadastro de inadimplência do governo);
  • Até mesmo penhora de bens, em alguns casos.

Caso o atraso no IPVA impeça a regularização do licenciamento, as complicações são bem maiores, gerando uma multa gravíssima no valor de R$ 243,97, acréscimo de sete pontos à CNH e apreensão do veículo no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG).

Então, se você ainda não pagou o IPVA de 2022 ou de períodos anteriores, é hora de regularizar a situação com o DOK Despachante para evitar todos os problemas citados acima.

Quer saber quais pendências precisa pagar? Então, clique no botão abaixo e faça uma consulta completa da situação do veículo, usando apenas a placa e um e-mail válido.

Calendário IPVA MG 2024

O calendário de pagamento do IPVA em Minas Gerais foi divulgado no dia cinco de dezembro de 2023 pela Secretaria da Fazenda do Estado.

Dessa forma, as datas referentes ao pagamento do imposto em 2024 serão as seguintes:

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcelas Cota Única ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
Final de Placa Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 e 2 15/jan 19/fev 18/mar
Final 3 e 4 16/jan 20/fev 19/mar
Final 5 e 6 17/jan 21/fev 20/mar
Final 7 e 8 18/jan 22/fev 21/mar
Final 9 e 0 19/jan 23/fev 22/mar

Calendário IPVA MG 2023

Em Minas Gerais, o pagamento do IPVA 2023 teve início em março e encerramento em maio, com prazos definidos conforme o último número da placa do veículo, como mostra a tabela abaixo:

Mês Março Abril Maio
Parcelas Cota Única ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
Final de Placa Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 e 2 13/mar 13/abr 15/mai
Final 3 e 4 14/mar 14/abr 16/mai
Final 5 e 6 15/mar 17/abr 17/mai
Final 7 e 8 16/mar 18/abr 18/mai
Final 9 e 0 17/mar 19/abr 19/mai

Qual o valor do IPVA MG?

Assim como nos demais estados brasileiros, em Minas Gerais, o IPVA não apresenta um preço único para todos os veículos.

Sendo assim, o valor do tributo tem como base o valor venal do automóvel, que pode ser encontrado na Tabela Fipe, multiplicado pela alíquota praticada no estado.

Além disso, o valor pode mudar para quem optar por pagar o imposto em cota única (de uma só vez), visto que há um desconto de 3% em relação ao total do débito. Já aqueles que optarem por parcelar em três vezes, conforme permitido no estado, não terão direito ao abatimento.

Pagar IPVA MG

Existem duas formas de pagar o IPVA de Minas Gerais: em bancos conveniados ou despachantes credenciados. A primeira opção é mais burocrática e menos flexível, uma vez que é necessário emitir guia para a regularização do débito, apresentando poucas formas de parcelamento.

Por outro lado, a regularização em despachantes credenciados é uma maneira prática e segura de manter os débitos do veículo em dia, isso porque o pagamento pode ser feito sem a utilização de qualquer tipo de guia.

Aqui no DOK, por exemplo, é possível parcelar o IPVA MG em até 12 vezes e ainda pode pagar no cartão de crédito, boleto ou PIX.

Parcelamento IPVA MG

Conforme mencionado anteriormente, o estado permite parcelar o IPVA MG em até três vezes, sendo a primeira parcela em março e a última em maio. Porém, nesse caso, sem o desconto de 3%.

No entanto, se você procura as melhores formas de pagamento, a melhor solução é contar com a praticidade do DOK Despachante. Aqui, você pode parcelar o imposto do seu veículo em até 12 vezes no cartão ou então dar uma entrada no boleto ou PIX e parcelar o restante no crédito.

Alíquota IPVA MG

A alíquota do IPVA é basicamente a porcentagem que você precisa pagar sobre o valor da categoria do seu veículo. Em Minas Gerais, são aplicadas as seguintes bases de cálculo:

Categoria Alíquota
Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla. 4%
Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgões. 3%
Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público. 2%
Motocicletas e similares. 2%
Veículos de locadoras (pessoa jurídica). 1%
Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator. 1%

Como calcular IPVA MG

Agora que você já sabe a alíquota referente ao tipo do seu veículo e também já consultou o valor venal (preço de venda) na Tabela Fipe, chegou a hora de fazer o cálculo para descobrir qual o valor do IPVA em Minas Gerais.

Essa conta é simples, basta multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota praticada em Minas Gerais, da seguinte forma:

Valor Venal X Alíquota = Preço do IPVA MG

Porém, se você ficou em dúvida e quer garantir que seu cálculo esteja correto, você pode usar a calculadora de IPVA do DOK Despachante, que ela fará essa multiplicação de forma rápida, automatizada e gratuita.

Guia IPVA MG

Para pagar o IPVA de Minas Gerais em bancos conveniados, é necessário emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que pode ser gerado diretamente no site da SEF-MG, usando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Porém, você também pode pagar esse imposto de forma prática, sem precisar gerar qualquer tipo de guia. Para isso, você pode contar com o DOK Despachante.

Aqui, você informa apenas a placa do veículo e um e-mail válido para quitar todos os débitos, seja o IPVA, licenciamento ou multas, em até 12 vezes no cartão de crédito.

Isenção de IPVA MG: quem tem direito?

A isenção (não pagamento) do IPVA em Minas Gerais é direito de um grupo de pessoas que se encaixam nas condições divulgadas pela Secretaria da Fazenda do estado, dentre elas:

  • Entidade Filantrópica;
  • Veículo de Embaixada;
  • Portador de deficiência física, visual, mental, síndrome de Down ou autista (ICMS e IPVA);
  • Condutor Profissional Autônomo – TAXISTA (ICMS e IPVA);
  • Veículo de Valor Histórico;
  • Veículo Recuperado de Roubo;
  • Veículo Sinistrado com Perda Total;
  • Veículo Objeto de Sorteio;
  • Veículo Adquirido em Leilão Promovido pelo Poder Público;
  • Veículo Cedido em Comodato;
  • Veículo Usado em Estabelecimento Revendedor Inscrito;
  • Veículo de Transporte Escolar;
  • Conselho Tutelar Municipal (ICMS);
  • Doação de Veículo pelo Município ao Estado (ICMS);
  • Veículo Adquirido pelo Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões no Estado.

Então, se você se encaixa em algum dos grupos apresentados acima, acesse o site da fazenda e preencha o formulário para solicitar o benefício.

Perguntas frequentes

Qual é o valor do IPVA em MG?

O valor do IPVA em MG deve ser calculado de acordo com o preço de venda do veículo multiplicado pela alíquota praticada no estado, visto que não há um valor fixo para o pagamento do débito.

Como consultar IPVA MG pela placa do veículo?

Para consultar o IPVA MG, conte com a plataforma do DOK, onde basta informar a placa e um e-mail válido para ter acesso à situação completa do veículo.

Como dividir IPVA em Minas Gerais?

No DOK Despachante, você pode dividir o valor do IPVA MG em até 12 vezes de forma segura e sem qualquer burocracia.

Onde pagar IPVA MG 2024?

O IPVA MG 2024 pode ser pago online, diretamente no site do DOK Despachante, onde basta informar a placa do veículo e um e-mail válido para regularizar o imposto.