Entenda tudo sobre o IPVA 2022

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado anualmente, cuja alíquota varia conforme cada estado, o cálculo da cota também leva em consideração o valor venal do automóvel, que pode ser consultado na tabela FIPE

  • Alíquotas: são as divisões dos tributos cobrados para cada categoria de veículo. Os percentuais também são definidos de acordo com cada estado brasileiro, geralmente, as alíquotas de carro vão de 1% a 4%, já as de moto podem variar entre 1% e 6%.
  • Valor venal: é uma estimativa que o governo realiza sobre o preço dos veículos automotores, levando em consideração as seguintes características: marca, modelo e ano de fabricação do automóvel.
  • Tabela FIPE: é uma espécie de catálogo que apresenta os preços médios dos automóveis no mercado nacional, esses valores são atualizados a cada mês e expressos em reais (R$).

O imposto foi posto em vigor em 1986, quando substituiu a TRU, que tinha o objetivo de financiar a expansão das rodovias brasileiras. No entanto, o IPVA não é usado para uma só função, tendo em vista que o valor arrecadado é revertido para mobilidade, trânsito, educação e saúde.

Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a distribuição da verba é feita da seguinte forma: 20% vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); 40% para o estado de registro do veículo e 40% para o município onde o automóvel está registrado.

Apesar do nome, o imposto incide apenas sobre automóveis que circulam por meio terrestre, como carros, motos, picapes e caminhões. Dessa forma, proprietários de veículos que se deslocam por meio aquático (barcos, iates e navios) ou aéreo (aviões e helicópteros) não pagam o tributo.

IPVA 2022 DOK Despachante

Para entender melhor como este imposto funciona, quais as novidades para este ano e como garantir a regulamentação do IPVA pela internet, clique nos botões abaixo e vá direto ao assunto desejado:

IPVA 2022 atrasado quando pagar

O prazo para quitar o IPVA é definido de acordo com o calendário divulgado por cada unidade federativa. A partir do cronograma, é possível ver que, na maioria dos estados, a quitação do débito deve ser feita logo no início do ano.

No estado de São Paulo e do Paraná, a cota única do tributo deve ser paga em janeiro, assim como a primeira prestação, já as demais cotas são pagas em fevereiro, março, abril, maio e junho.

Os vencimentos variam conforme o último número da placa do veículo, que serve como base para pagar o imposto. Se você ainda não quitou o IPVA 2022, possivelmente está com o déficit em atraso. Consulte a tabela do estado em que seu automóvel está registrado e regularize o quanto antes.

Tabela IPVA 2022

O cronograma para pagar o IPVA é diferente para cada unidade federativa. Para saber quando pagar o imposto, busque a tabela referente ao estado de registro de seu veículo no site da Sefaz. Por fim, anote o último número da placa do automóvel para saber o mês em que o imposto deverá ser regularizado.

IPVA 2022 DOK Despachante

No estado de São Paulo, as datas para pagar o IPVA 2022 aconteceram entre janeiro a maio. A quitação do imposto pôde ser feita em até cinco prestações (sem desconto) ou à vista (com 9% de desconto). Relembre os vencimentos:

Mês janeiro fevereiro março abril maio junho
Parcela

Cota Única 

com desconto 

9%

1ª Parcela ou Cota Única

com desc. 5%

2ª Parcela
com desc. 5%

3ª Parcela
com desc. 5%

4ª Parcela
com desc. 5%

5ª Parcela
com desc. 5%

Placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 10/jan 10/fev 10/mar 11/abr 11/mai 10/jun
Final 2 11/jan 11/fev 11/mar 12/abr 12/mai 13/jun
Final 3 12/jan 14/fev 14/mar 13/abr 13/mai 14/jun
Final 4 13/jan 15/fev 15/mar
14/abr 16/mai 15/jun
Final 5 14/jan 16/fev 16/mar 18/abr 17/mai 20/jun
Final 6 17/jan 17/fev 17/mar 19/abr 18/mai 21/jun
Final 7 18/jan 18/fev 18/mar 20/abr 19/mai 22/jun
Final 8 19/jan 21/fev 21/mar 22/abr 20/mai 23/jun
Final 9 20/jan 22/fev 22/mar 25/abr 23/mai 24/jun
Final 0 21/jan 23/fev 23/mar 26/abr 24/mai 27/jun

No Paraná, o IPVA 2022 aconteceu entre janeiro e maio, conforme o último número da placa do veículo. Segundo a Sefaz-PR, o déficit pôde ser quitado à vista (com 3% de desconto) ou parcelado (sem desconto). Relembre os prazos:

Mês Janeiro Fevereiro Março Abril Maio
Parcela 1ª Parcela ou Cota Única 2ª Parcela 3ª Parcela 4ª Parcela 5ª Parcela
Final de Placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Finais 1 e 2 17/Jan 17/Fev 17/Mar 18/Abr 17/Mai
Finais 3 e 4 18/Jan 18/Fev 18/Mar 19/Abr 18/Mai
Finais 5 e 6 19/Jan 21/Fev 21/Mar 20/Abr 19/Mai
Finais 7 e 8 20/Jan 22/Fev 22/Mar 22/Abr 20/Mai
Finais 9 e 0 21/Jan 23/Fev 23/Mar 25/Abr 23/Mai

Em Minas Gerais, o prazo para regularizar o IPVA 2022 foi entre março e maio, o motorista pôde pagar à vista (com 3% de desconto) ou parcelado (sem desconto). Relembre, a seguir, os vencimentos no estado:

Mês Março Abril Maio
Parcela 1ª Parcela ou Cota Única c/ desconto 2ª Parcela 3ª Parcela
Final de Placa Vencimento Vencimento Vencimento
Finais 1 e 2 21/Mar 25/Abr 25/Mai
Finais 3 e 4 22/Mar 26/Abr 26/Mai
Finais 5 e 6 23/Mar 27/Abr 27/Mai
Finais 7 e 8 24/Mar 28/Abr 30/Mai
Finais 9 e 0 25/Mar 29/Abr 31/Mai

Onde pagar IPVA 2022 atrasado?

O IPVA 2022 atrasado pode ser pago por meio de agências bancárias ou via internet banking dos bancos conveniados à Secretaria da Fazenda. Além disso, também é possível regularizar o acréscimo em casas lotéricas ou despachantes credenciados.

Entretanto, alguns estados exigem a emissão de uma guia para regularizar o tributo, esse documento pode ser emitido no próprio portal da Sefaz ou no site da rede bancária conveniada à autarquia.

Porém, o DOK Despachante oferece o jeito mais simples de ficar em dia com o imposto pela internet. Aqui, não é preciso emitir guias para quitar a pendência, nem informar o Renavam. Para contratar o DOK, basta informar a placa do veículo.

IPVA 2022 atrasado: como pagar?

Como dito anteriormente, o processo de pagar o IPVA 2022 atrasado pode ser feito presencialmente ou online, cabe ao proprietário do veículo escolher qual opção é a mais adequada. Para regularizar a cota, é preciso ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos.

No caso de veículos zero-quilômetro, é recomendado fazer a documentação em até 30 dias após a emissão da nota fiscal. Em seguida, o contribuinte terá que emitir a Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais (GARE) para que o IPVA seja pago.

Caso prefira regularizar o imposto com o DOK Despachante, o processo é bem mais simples, pois não é necessário gerar guia ou informar o Renavam do automóvel, visto que o processo pode ser feito apenas com o número da placa do veículo desejado.

Com o DOK Despachante, você pode pagar online o IPVA 2022 atrasado de forma facilitada. Confira os métodos disponíveis:

  • PIX (à vista);
  • Boleto bancário (à vista ou entrada no boleto e o restante no cartão);
  • Cartão (em até 12 vezes e com seis cartões diferentes).

Como pagar IPVA atrasado online?

Pagar online o IPVA 2022 atrasado é uma boa maneira de evitar filas na hora de regularizar o tributo. Para quitar o valor acrescentado pela internet de forma prática e segura, você pode contratar o DOK Despachante. Saiba como:

  1. No formulário de consulta disponível no topo desta página, informe a placa do veículo e um e-mail válido. Depois, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Em seguida, serão mostrados todos os déficits veiculares. Para pagá-los, clique em “Escolher forma de pagamento”;
  3. Na tela seguinte, selecione uma das opções: “Cartão”, “Boleto”, “Boleto + Cartão” ou “PIX” e clique em “Continuar para entrega”;
  4. Feito isso, preencha os campos em branco com seus dados pessoais e clique em “Continuar para resumo”;
  5. Após conferir se todas as informações estão corretas, clique em “Finalizar pedido”. Agora é só aguardar a aprovação do pedido.

Caso ainda exista alguma dúvida sobre como regularizar o seu IPVA 2022 atrasado com o DOK Despachante, assista o vídeo abaixo e veja como pagar sem burocracia.

Saiba como pagar o IPVA pela internet!

O IPVA do seu veículo está a um clique no seu celular! Consultar e pagar o IPVA pela internet é fácil e o melhor, totalmente gratuito!

Como consultar IPVA 2022 atrasado?

Hoje em dia, é possível realizar a consulta online do IPVA 2022 atrasado, basta ter acesso à internet. Essa verificação é gratuita e pode ser feita por meio do Renavam do automóvel no portal da Sefaz ou do Detran.

Entretanto, também há como consultar o IPVA 2022 atrasado pela placa do veículo no site do DOK Despachante, de maneira prática e segura. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Vá até o formulário de consulta disponível no topo desta página, preencha os campos em branco com a placa ou Renavam do automóvel e informe um e-mail válido. Feito isso, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Em seguida, não só o IPVA 2022, mas todas as outras pendências do veículo serão mostradas, incluindo licenciamento, seguro DPVAT e possíveis multas. Viu como é rápido e facil consultar com o DOK?

Vale destacar que a consulta de déficits veiculares é grátis e pode ser feita a qualquer momento do dia, quantas vezes for necessário, basta ter um computador ou algum dispositivo móvel para fazer o procedimento no site do DOK Despachante.

Valor IPVA 2022

Assim como nos outros anos, o IPVA 2022 não possui um preço fixo, tendo em vista que o valor acrescentado é determinado conforme a marca, modelo, ano de fabricação do automóvel, entre outros fatores que compõem o preço médio de venda do veículo.

Além do valor venal do veículo, a alíquota referente à categoria do automóvel também é levada em consideração na hora de fazer o cálculo do imposto. Entretanto, é importante destacar que as porcentagens variam em cada estado.

IPVA 2022 DOK Despachante

Como calcular IPVA 2022?

Para fazer o cálculo, primeiro busque a alíquota de seu estado e multiplique pelo valor venal do veículo, que pode ser encontrado na tabela FIPE. Já se o automóvel for zero-quilômetro, o preço a ser multiplicado deve ser consultado na nota fiscal.

Confira, a seguir, as alíquotas referentes ao estado de São Paulo:

Tabela de alíquotas SP
Carro a gasolina/flex 4%
Carro a álcool, elétrico ou GNV 3%
Picape cabine dupla 4%
Cabine simples, ônibus e micro-ônibus 2%
Motos e similares 2%
Caminhões 1,5%

Conforme é possível ver na tabela acima, as alíquotas diferem para cada tipo de veículo. Se você for calcular o IPVA de um carro registrado em São Paulo, deverá levar em consideração a maior porcentagem listada (4%).

Em seguida, é preciso descobrir o valor venal do automóvel, que deverá ser verificado na tabela FIPE do DOK Despachante. Para isso, informe os seguintes dados: mês de referência, tipo do veículo, marca, modelo, ano de fabricação e combustível utilizado e clique em “Consultar tabela”.

Depois de encontrar o preço de mercado do veículo, multiplique-o pela alíquota. Como exemplo, utilizaremos um Renault Sandero 1.0, modelo 2016, que custa R$ 35.191,00. Veja como o cálculo deverá ser feito:

  • R$ 35.191,00 (preço do veículo) x 0,04 (alíquota) = R$ 1.407,64 (valor do IPVA).

Entenda o cálculo do IPVA 2022 atrasado

A situação ainda pode piorar, tendo em vista que seu nome poderá ser encaminhado para a lista de maus pagadores do governo.

Depois de chegar no valor do IPVA 2022, conforme ensinado no tópico anterior, chegou a hora de saber como calcular o imposto em atraso.

De acordo com a Sefaz, a cada dia de atraso no IPVA, no estado de São Paulo, será aplicado acréscimo de 0,33% sobre o valor.

Após 60 dias, a porcentagem é fixada em 20% sobre o valor do imposto, além da cobrança do valor do Selic. Passados 90 dias de atraso, os acréscimos periódicos passam a ser de 40%, e o nome do proprietário do veículo poderá ser inscrito na lista de devedores do estado.

Como calcular IPVA 2022 atrasado online?

O cálculo do IPVA online é uma maneira de facilitar o processo e evitar possíveis erros na hora de fazer a conta. Desse modo, você pode conferir o cálculo do imposto atrasado automaticamente ao fazer uma consulta no DOK Despachante. Basta seguir o passo a passo citado anteriormente.

IPVA 2022 aumento

Todos os anos, o IPVA é reajustado com base na inflação, alíquotas estaduais e valor venal do automóvel. Considerando o aumento no preço dos veículos em 2021, o imposto foi ainda mais caro em 2022.

A explicação se dá pela crise do setor automotivo. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), entre fevereiro de 2020 e julho de 2021, os preços de veículos zero-quilômetro tiveram alta de 19,9%.

A pandemia da Covid-19 afetou as linhas de montagem, que tiveram queda no nível de produção, o que aumentou o preço dos veículos zero-quilômetro e acabou gerando grande valorização de automóveis usados.

Parcelamento IPVA 2022 atrasado

Se você perdeu o prazo para regularizar o IPVA 2022 e não sabe como arcar com os acréscimos por dia de atraso, a melhor solução é contratar um despachante credenciado para ter acesso às melhores condições.

Em alguns lugares, há como dividir por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), como é o caso de veículos registrados no estado de São Paulo. Porém, nesse caso, o acerto só poderá ser feito por meio de boleto bancário à vista.

Desse modo, se você está com o orçamento apertado e pretende quitar o valor acrescentado em prestação, pague o IPVA 2022 com o DOK Despachante, só assim será possível pagar o imposto em até 12 vezes e com até seis cartões diferentes.

Com o DOK, também é possível dar entrada no boleto bancário e dividir o restante do valor no cartão, além de quitar à vista via PIX.

IPVA 2022 DOK Despachante

IPVA motocicleta SP

A regulamentação do IPVA de motos acontece da mesma forma que os demais veículos. Assim, o contribuinte deve pagar o imposto até o prazo divulgado na tabela de vencimentos da Sefaz do estado onde o automóvel está registrado.

Além disso, o valor do imposto para motocicletas tende a ser mais baixo que as demais categorias de veículos (exceto caminhões), pois a alíquota é menor. No estado de São Paulo, a porcentagem referente às motos é de 2%.

Para pagar o IPVA 2022 atrasado de moto, os motociclistas também podem recorrer aos métodos citados anteriormente ou ao DOK, que possibilita pagar o imposto em até 12 vezes.

Isenção IPVA PCD

A isenção de IPVA para pessoa com deficiência (PCD) é um direito garantido por lei. Para conseguir o benefício, é preciso apresentar um laudo médico que comprove a condição do interessado e futuro beneficiário.

Segundo a Sefaz-SP, a isenção será concedida para apenas um automóvel de propriedade do interessado. O procedimento deve ser solicitado diretamente no site do órgão, por meio da aba Sistema Eletrônico de Pedidos de Benefícios Fiscais para Veículos Automotores (SIVEI).

Após acessar o SIVEI, será necessário preencher os campos com o cadastro da Nota Fiscal Paulista (NFP), depois clicar na aba “novo pedido”. Em seguida, basta selecionar a opção “Requerimento de Concessão de Isenção do IPVA pessoa com deficiência física, visual ou mental, ou autista”.

Por fim, será preciso preencher um formulário com os dados do beneficiário, bem como o laudo médico e documentos exigidos para isenção, os quais podem variar de acordo com quem será o condutor do veículo. Clique nos botões abaixo para conferir a documentação necessária:

Além disso, existem outras situações em que os proprietários de veículos podem ficar isentos do imposto.

Geralmente, a maioria dos estados oferece a isenção para veículos com maior tempo de fabricação. No estado de São Paulo, por exemplo, automóveis com mais de 20 anos de produção não precisam pagar o tributo.

Automóveis da categoria aluguel (donos de táxi, mototáxi ou outros veículos utilizados para o transporte remunerado de passageiros) também possuem o benefício em muitos estados.

Para saber os detalhes sobre o tema, confira nossa página sobre isenção de IPVA e descubra se você tem direito ao benefício. Entretanto, é importante lembrar que as regras variam conforme cada unidade federativa. Por isso, também é aconselhável consultar o portal da Sefaz do local onde o veículo é registrado.

O que acontece se não pagar o IPVA 2022?

Além do acréscimo mensal citado acima e da inclusão do nome do proprietário do veículo na lista de devedores do estado, se você estiver com o IPVA atrasado, ficará impedido de realizar o licenciamento.

E conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) irregular é uma infração gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na CNH, além da remoção do veículo ao pátio do Detran.

Como pagar IPVA na dívida ativa?

Para regularizar o IPVA inscrito na lista de devedores do estado, é preciso quitar todas as pendências do veículo. Feito isso, será necessário gerar uma guia de recolhimento no site da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) por meio do Renavam do automóvel.

Após emitir a guia, será possível pagar em uma rede bancária ou em casas lotéricas. No entanto, se você busca praticidade e deseja quitar o tributo sem sair de casa, o ideal é recorrer a um despachante online.

No DOK Despachante, você pode pagar o IPVA inscrito no cadastro de devedores em até 12 vezes e com seis cartões diferentes. Aqui, o processo é muito mais simples, pois basta informar a placa do veículo para regularizar o imposto pela internet. Para saber outros detalhes, acesse nossa página sobre o tema.

Procurando outras informações sobre o assunto?

IPVA 2022 DOK Despachante

IPVA

Saiba mais
IPVA 2022 DOK Despachante

Dívida Ativa

IPVA 2022 DOK Despachante

IPVA atrasado

Saiba mais

Consulte grátis o IPVA 2022
e pague em até 12x

Dúvidas frequentes

Aqui a gente te dá suporte o tempo inteiro no seu processo. Ainda está com dúvida? Fale com a gente!

Central de ajuda

O que é IPVA?

O IPVA é um imposto que incide sobre automóveis que circulam por meio terrestre, incluindo carros, caminhonetes, motos e caminhões. A taxa é cobrada anualmente, levando em conta o valor venal do veículo e alíquota referente ao estado de registro do automóvel.

Como consultar o IPVA atrasado?

O IPVA pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) referente ao estado onde o veículo está registrado. Há também a opção de realizar uma verificação grátis no DOK Despachante, basta informar a placa do automóvel.

Como pagar o IPVA 2022 atrasado online?

O IPVA 2022 atrasado pode ser pago em despachantes credenciados, como o DOK Despachante, ou via internet banking de bancos conveniados à Secretaria da Fazenda.

Como saber o valor do IPVA 2022 atrasado?

Para saber o valor do IPVA 2022 atrasado, além de multiplicar o preço do veículo pela alíquota praticada no seu estado, também é preciso calcular os acréscimos. A princípio, serão cobrados percentuais diários de 0,33% sobre o valor do imposto, até atingir o limite de 20%.

IPVA 2022 atrasado: como parcelar?

No DOK Despachante, é possível regularizar o IPVA 2022 atrasado em até 12 vezes no cartão, mesmo que já esteja inscrito na lista de devedores do estado de registro do veículo.

Tire todas as dúvidas