Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

IPVA

IPVA atrasado: saiba o que fazer!

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 26/08/2017


Com o orçamento apertado, muitas pessoas passam a realizar alguns cortes de gastos no dia a dia ou são obrigadas a atrasar algumas contas. Entre uma e outra despesa, o IPVA — Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores — acaba ficando de fora da lista de pagamentos e, o que deveria ser quitado obrigatoriamente em janeiro passa a ficar com o status de atrasado.

Assim como qualquer tipo de atraso, deixar de pagar o IPVA ao governo pode trazer muitas dores de cabeça aos proprietários de veículos, principalmente quando afeta ainda mais o bolso com a cobrança de multa diária (que dependendo da data pode chegar a 100%) mais juros de 1% ao mês.

A situação pode se agravar ainda mais e levar á apreensão do veículo, uma vez que o IPVA é pago no ato do licenciamento e, se o motorista não o fizer, não consegue se licenciar e, portanto, acaba ficando irregular. Por isso, o ideal é que o IPVA seja pago de preferência antes do vencimento.

Anuncio Despachante DOK

Se você está com o IPVA atrasado, ainda dá tempo de regularizar sua situação! Veja no post abaixo como proceder diante do atraso deste imposto e evitar problemas maiores. Acompanhe!

Atrasei o IPVA, o que fazer?

Esta é uma pergunta muito comum para motoristas que se veem na situação de irregularidade em relação a este imposto. Antes de qualquer ação, é preciso saber qual as pendências do veículo e verificar se a guia, mesmo fora do prazo, ainda pode ser paga.

Para isso, é preciso gerar o boleto do IPVA pelo site do DOK Despachante e consultar a situação do veículo, devendo informar o número da placa e do Renavam. Logo após, será emitido um novo boleto do IPVA com uma data atualizada e com o valor alterado, devido às incidências de juros e correções monetárias pelo atraso.

Anuncio Despachante DOK

Aqui vale a regra que: quanto mais tempo o IPVA ficar atrasado, maiores serão os encargos incidentes. Ou seja, caso o atraso seja maior que 60 dias, no novo valor do IPVA você terá que desembolsar 20% a mais. Além disso, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o condutor que for parado numa blitz e não estiver com a documentação em dia perderá 7 pontos na carteira Nacional de habilitação (CNH), além de receber multa por dirigir um veículo irregular.

Como pagar o IPVA atrasado?

O planejamento no pagamento do IPVA é, sem dúvida, a melhor maneira de evitar juros e multas e ainda ganhar um bom desconto, caso seja pago com antecedência. Neste caso, são concedidos 5% de desconto para quem paga em cota única, o chamado pagamento à vista, impreterivelmente no mês de janeiro. Pode também ser parcelado em até três vezes sem juros, o que é uma boa vantagem para quem quer se livrar da dívida e dos prejuízos financeiros que terá, caso atrase.

Mas se você está com o pagamento do IPVA atrasado, ainda pode regularizar sua situação. Ou você pode pagá-lo integralmente — com os juros e a multa incidente — ou parcelar, com juros, de acordo com as condições do novo valor emitido. O valor em atraso incidirá uma multa de mora de 20% sobre seu valor original e um total de 1% por cada mês de atraso. Estes valores não são negociáveis.

Anuncio Despachante DOK
novoblog-licenciamento

Como evitar atrasos?

Como o pagamento do IPVA é efetuado no começo de todo ano, muitas pessoas acabam ficando com o orçamento apertado por conta das festas de final de ano — esquecendo de reservar o dinheiro para o pagamento daquele imposto. A dica aqui é se planejar antecipadamente e fazer uma reserva mensal para assim, quando chegar o mês de janeiro, quitar o IPVA com o valor guardado.

Pagar antes da data de vencimento garante um bom desconto e ainda a possibilidade de pagamento parcelado, sem juros, o que não é possível caso o boleto esteja fora do prazo de vencimento.

Conseguimos sanar suas dúvidas? Agora que já sabe como regularizar sua dívida, não perca tempo e pague o IPVA o quanto antes. Compartilhe conosco sua opinião!



Consultar