Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Licenciamento

Veja como realizar o licenciamento de carro

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 13/07/2017 | Atualizado em 19/06/2019


Apesar de possui um automóvel ser algo muito bom, existem detalhes que os proprietários não pode esquecer e um deles é o licenciamento, que pode acontecer pela Internet. Assim, veja como realizar o licenciamento de carro.

Licenciamento: o que é?

Na verdade, o licenciamento é um tipo de imposto. Além disso, ele também é uma forma de o Estado saber quais são os automóveis que estão regulares. No entanto, esse é um imposto um pouco diferente, pois o documento que ele fornece precisa estar absolutamente sempre com o automóvel.

Como realizar o licenciamento?

O automóvel precisa ser licenciado a cada ano e é o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) que o licencia. Para isso, o proprietário precisa ir ao endereço eletrônico do DETRAN e seguir as orientações. Importante: cada Estado tem a sua unidade do DETRAN e as páginas são diferentes.

Anuncio Despachante DOK

Realize seu licenciamento aqui!

Os documentos para o licenciamento de carros

No geral, o DETRAN solicita três documentos para licenciar o carro: licenciamento do ano anterior, comprovante de residência e Certificado de Segurança Veicular (CSV). Esse último, porém, é apenas para os automóveis que usam gás natural.

Uma opção para quem não estiver com o licenciamento do ano anterior é apresentar o Certificado de Registro de Veículo (CRV). No caso desses dois documentos, é pedido o original. Com relação ao comprovante de residência, deve-se mostrar tanto a cópia quanto o original. O CSV também precisa ser original.

Anuncio Despachante DOK

E depois do licenciamento?

Quando o DETRAN libera o licenciamento, o proprietário recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Entretanto, mesmo que o licenciamento seja pago, o documento somente será dado se outras dívidas, como IPVA, forem quitadas. Depois, é só o proprietário aguardar o DETRAN encaminhar o CRLV pelo correio.

Quanto é o valor do licenciamento?

Os Estados cobram quantias diferentes pelo licenciamento, sendo que o mais caro é R$ 100,00. Para quitar o licenciamento, o proprietário pode, normalmente, escolher dentre vários bancos.

Licenciamento direto no DETRAN

Apesar de muitos proprietários optarem pelo licenciamento feito virtualmente, há quem prefira ir à unidade do DETRAN. Licenciando na unidade, o proprietário do automóvel pode, inclusive, solucionar dúvidas. A ressalva é observar o horário em que o DETRAN atende.

Anuncio Despachante DOK

Problemas nos valores do licenciamento

Quando o proprietário, ao realizar o licenciamento, vê que existem pendências que, na realidade, ele já quitou, ele precisa procurar a Ciretran ou o DETRAN.

Sem licenciamento: o que ocorre com o veículo?

Se o automóvel não estiver licenciado, ocorre a apreensão e o proprietário fica com 7 pontos na habilitação, o que significa tê-la suspensa. Andar sem licenciamento também afeta o bolso, já que a multa é de R$ 191,54.

Vale dizer que, ocorrendo a suspensão, o motorista precisará obter nova habilitação e o caminho para isso é um curso de reciclagem. No caso de o carro ser licenciado, mas o motorista estar sem o CRLV, também há apreensão, mas a infração é considerada leve.