Veja como realizar o licenciamento de carro

Por: Redator DOK

Publicado em 13 de julho de 2017 | Atualizado em 17 de janeiro de 2024

Capa do artigo de licenciamento de carro | DOK Despachante

Salve, Motorista! O licenciamento de carro é o documento que autoriza a circulação do automóvel.

O carro sem o licenciamento anual está em desacordo com as normas de segurança estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois não há uma documentação que comprove sua legalidade. 

Fazer o licenciamento é bem simples, mas, só é possível se todos os outros débitos obrigatórios relacionados ao veículo estiverem quitados. 

Motorista, saiba como renovar o documento do veículo de maneira simples e segura. 

O que é o licenciamento de veículo?

O licenciamento de carros é o documento que comprova a conformidade do veículo com a segurança e as leis ambientais, permitindo que o automóvel circule nas vias públicas. 

Assim como o motorista precisa da CNH para dirigir ou pilotar um veículo, o carro também precisa estar regularizado antes de seu uso. 

Todos os anos é preciso renovar o licenciamento para continuar usando o veículo dentro das normas do CTB e evitar multas devido à falta de documentação. 

O que diz a lei sobre o licenciamento anual?

Quem estabelece a regra de licenciamento é o CTB, no Art. 133, que obriga o porte do Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) para todo motorista, seja na versão física ou digital. 

O Art. 230 do CTB também determina que conduzir o veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa de R$293,47 e remoção do veículo, caso seja parado em uma blitz. 

Detran licenciamento digital

Desde maio de 2020, o CRLV passou a ser digital, dispensando as taxas dos Correios e permitindo que o acesso ao documento ficasse mais rápido após o pagamento. 

O motorista pode escolher usar apenas a versão digital ou imprimir o documento em folha branca A4 para tê-lo sempre à disposição. 

A autenticação do documento é feita por meio do QR Code pelos agentes de trânsito autorizados. 

O CRLV digital pode ser baixado diretamente pelo portal dos Detrans estaduais, sem taxa adicional. 

Como licenciar o veículo?

Motorista, para obter o CRLV, não basta apenas pagar o documento do veículo. Antes, é preciso estar em dia com os débitos ativos. 

Deixar de realizar o pagamento das multas e IPVA bloqueia o novo licenciamento, além de gerar gastos ainda maiores devido ao acréscimo de juros por atraso. 

Depois de quitar os débitos, é preciso consultar o Detran do seu estado para saber os prazos de pagamento das placas correspondentes. 

Em São Paulo, por exemplo, os veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques com final da placa 1 e 2 pagam o licenciamento em julho, terminando com o final da placa 0 em dezembro. 

Se houver interesse em parcelar ou antecipar o CRLV, o pagamento inicia em janeiro, independentemente do número da placa. 

Cada estado estabelece regras e calendários diferentes para o pagamento. Além disso, vale lembrar que o calendário pode ser atualizado no final do ano para entrar em vigência no ano seguinte. 

Por isso, é sempre importante manter-se atualizado para não perder os prazos e não entrar na dívida ativa. 

Documentos necessários para licenciar o carro

Com a facilidade do licenciamento online, o motorista precisará apenas preencher o número do Renavam, presente no CRLV anterior, quando fizer a solicitação diretamente ao Detran. 

Será obrigatória a apresentação dos documentos em uma unidade do Detran caso o veículo seja movido a gás natural, quando existir algum bloqueio administrativo, se o veículo for de algum órgão oficial ou se o ocorreu o falecimento do dono. 

ipva 2024

A lista dos documentos também pode ser consultada por meio do site oficial do Detran de cada estado. 

Qual o valor da taxa de licenciamento?

A determinação dos valores do licenciamento é feita pela Secretaria da Fazenda junto ao Detran de cada região.  Os preços do licenciamento têm alteração de acordo com a categoria e o estado em que o veículo foi registrado.  

Valor do licenciamento de carros em SP

Em 2024, o licenciamento de carros teve um acréscimo de 3,21% em comparação ao ano anterior, ficando em R$160,22. 

O valor é aplicado para todas as categorias de veículos e, assim como em outros estados, pode sofrer reajuste no ano seguinte. 

Infográfico fique em dia com o licenciamento do carro | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino de Almeida | DOK

Saiba mais sobre Licenciamento de Carro

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Como pagar o documento do carro?

Motorista, acompanhe a tabela de pagamento por meio do portal do Detran do seu estado. 

O pagamento pode ser feito em qualquer rede bancária credenciada ao Departamento de Trânsito após a impressão do boleto ou de uma maneira muito mais fácil, sem precisar sair de casa. 

Pague seu licenciamento anual com o DOK Despachante de onde você estiver e economize tempo! 

Além disso, caso o seu estado cobre um valor mais alto, você pode parcelar o licenciamento com o DOK em até 12 vezes. 

Saiba como consultar o licenciamento Detran

A consulta do licenciamento é bem simples e, por meio dela, também é possível identificar quaisquer outros débitos existentes em relação ao veículo. 

Para consultar, entre no portal do Detran estadual no menu “Veículos” e forneça as informações necessárias. 

Outro meio de fazer a consulta gratuita é pelo site do DOK. Com o número da placa ou RENAVAM do veículo, preencha o campo da página inicial, insira o seu melhor e-mail e clique em “Consultar”. 

Todos os débitos relacionados ao veículo aparecerão na sua tela, juntamente com as melhores opções de pagamento para você escolher como quitá-los. 

Em quanto tempo o licenciamento veicular fica pronto?

O prazo estipulado pelo Detran SP é de até sete dias úteis após pagar o documento do veículo. Depois, o CRLV será disponibilizado virtualmente para download de impressão. 

Motorista, se você for de São Paulo e o seu veículo não tiver nenhuma restrição administrativa ou qualquer outra pendência, faça o licenciamento com o DOK e receba o documento por e-mail em até 48h após a aprovação do pagamento. Assim, você terá acesso ao seu CRLV sem precisar baixar nenhum aplicativo. 

Caso seja de outro estado, você pode pagar com o DOK e em até cinco dias úteis, seu CRLV-e estará disponível no portal do Detran ou no app da Carteira Digital de Trânsito.

Conclusão

Neste artigo, compreendemos o que é o licenciamento de veículos e porque o documento é tão importante em todo o Brasil. 

Regularizar a documentação dentro do prazo evita que o preço fique ainda maior por conta de multas e acréscimos. 

Vale ressaltar que multas e IPVA irregulares contribuem para impedir o licenciamento seguinte, portanto, faça a consulta com o DOK e parcele inclusive as dívidas atrasadas. 

Para ter mais informações sobre licenciamento, siga o DOK nas redes sociasYouTube, LinkedIn, Facebook , Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo auto. 

TAGS: detran licen/ licensiamento/ paga licenciamento/ licienciamento/ licerciamento. 


Perguntas frequentes sobre Licenciamento de Carro

Quando fazer o licenciamento do veículo? 

O licenciamento de veículo deve ser feito anualmente conforme a determinação do Detran estadual. Para consultar a tabela, acesse o portal do Detran no seu estado e siga a ordem das placas e meses correspondentes.

Carros com mais de 20 anos pagam licenciamento?

Pagar o CRLV é uma obrigação para todos os donos de veículo, independentemente da categoria e ano de fabricação. A regra de isenção é válida apenas ao IPVA, para veículos de 10 a 20 anos de fabricação, conforme a determinação do estado de registro.

Como pagar os documentos do veículo?

Imprima o boleto pelo portal do Detran estadual para pagar o CRLV em uma agência bancária ou faça o pagamento online com o DOK Despachante e parcele o licenciamento em até 12 vezes. Lembre-se de seguir o calendário de pagamento do seu estado.



Posts relacionados