Por que fazer manutenção preventiva do carro?

Por: Gregory Packs

Publicado em 10 de junho de 2017 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

Por que fazer manutenção preventiva do carro?

Fazer a manutenção do veiculo é importante, pois garante no transito a segurança devida e necessária, sabem-se que os maiores casos de acidentes são causados pela falta da manutenção nos itens de segurança que são obrigatórios, esses itens em mal estados pode colocar em risco as pessoas que estiverem utilizando o automóvel, preste atenção também onde você leva para fazer essa manutenção, sempre vá a lugares de confiança.

Fazer a manutenção preventiva pode ser uma forma econômica para poder manter seu automóvel em bom estado e não te trazer nenhuma surpresa inesperada, no caso de que algo quebre e você precise gastar aquele dinheiro que não tinha, além de que isso pode ajudar a valorizar ele na hora de revender.

Dessa maneira você e sua família estarão em segurança, podendo passear e ir para qualquer lugar sem que algo de grave aconteça, todos nós sabemos que quando o veiculo esta com peças velhas e motor desregulado o consumo de combustível é maior e você sofrerá mais com gastos.

O que verificar?

Com a manutenção você economiza e ainda diminui os riscos de você sofrer algum acidente, os itens que precisam ser revisados com frequência são os freios o fluido dele deve ser trocado uma vez por ano, as pastilhas e os discos devem ser revistos a cada 10 mil quilômetros.

ipva 2024

Fundamental a troca de óleo e o filtro precisam ser trocados conforme as datas ditas pela montadora, normalmente a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses, caso não faça essa troca você pode ter grandes problemas no motor e isso acarretara em bons prejuízos, fazer a manutenção dos filtros de ar, são baratos e rápidos para fazer, é bom fazer a troca, porque o motor funciona melhor com um bom fluxo de ar, já o tempo depende da utilização do veiculo, quanto mais usado for mais rápida terá que ser essa troca.

Verificar também o filtro de gasolina, pois ele é que ajuda a evitar a passagem de sujeira do seu toque para o motor, é importante estar sempre em bom estado  e deve ser trocado a 10 mil e 15 mil quilômetros rodados. Importante fazer a substituição das velas, pois elas também auxiliam para o bom funcionamento do motor. E também fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros para assim evitar o desgaste excessivo dos pneus e fazer também o rodízio dele para melhor aproveitamento.

Prevenção X Meio Ambiente

A manutenção preventiva do seu veiculo também garante a melhor qualidade para o ar do qual respiramos, cuide de seu carro também de uma forma ecológica para ajudar o meio ambiente, com o tempo sabemos que as peças dos automóveis vão ficando velhas e começam a prejudicar o meio ambiente, veiculo mal conservado polui muito mais, faça o bem para o planeta ajudando a preservá-lo cuidando de seu carro você faz isso, além de cuidar do meio você cuida da sua vida, pois ela é o bem mais precioso, que você pode possuir e cuidar.

Não se esqueça de deixar a saúde da sua documentação em dia, confira seu licenciamento aqui!

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:



Posts relacionados