Os desafios do deficiente físico no volante

Por: Gregory Packs

Publicado em 29 de junho de 2017 | Atualizado em 17 de janeiro de 2023

Os desafios do deficiente físico no volante

Que, infelizmente, o deficiente físico passa por muitos inconvenientes em várias situações não é novo, valendo dizer que esses inconvenientes também acontecem quando ele precisa dirigir. Desse jeito, deve-se pensar nos desafios do deficiente físico no volante.

Os deficientes físicos e o poder de dirigir

Há anos, os deficientes não conseguiriam dirigir, sendo que isso virou possível quando os automóveis adaptados surgiram. Com eles, deficientes de diferentes tipos conseguem locomover-se e, mais relevante que isso, possuir autonomia. Porém, mesmo com a existência desse avanço, os deficientes físicos ainda possuem problemas quando se fala em dirigir.

Como um deficiente físico pode dirigir

Para que um deficiente físico comece a dirigir, é essencial que ele, assim como os outros motoristas, consiga a sua carteira de habilitação.  Assim, o interessado precisa ir a uma autoescola, embora seja indicado que essa autoescola tenha instrutores e também carros com adaptação para as aulas. É importante dizer que não é simples encontrar essas autoescolas.

O laudo médico

Depois que passar pela autoescola e conseguir a sua carteira de habilitação é o momento de ele adquirir o seu automóvel. Todas as pessoas conhecem os impostos que os veículos trazem para os seus proprietários, mas os deficientes físicos podem ficar livres desses impostos.

ipva 2024

Se o automóvel escolhido custar menos de R$ 70 mil, ele tem isenção. No entanto, esse direito apenas funciona se o deficiente físico mostrar um laudo médico e esse laudo deve ser apresentado à concessionária.

Concessionária vende o carro adaptado?

Importante esclarecer que os deficientes físicos que vão às concessionárias não conseguirão adquirir ali um automóvel que esteja adaptado. Na realidade, a concessionária apenas comercializa os veículos e é necessário um profissional para adaptá-lo.

Vale dizer que o deficiente físico precisa pedir para que o médico inclua no seu laudo como o carro adaptado precisa ser para que o adaptador conheça quais são as alterações que ele necessitará realizar naquele automóvel.

ipva 2024

Procurando a Secretaria da Fazenda

É recomendado que o deficiente físico vá à Secretaria da Fazenda para conseguir todas as explicações a respeito de impostos, de adaptações e de várias coisas. Também é possível que o deficiente físico contrate um despachante para saber disso e informá-lo, sendo o Despachante Dok uma opção.

Mais um uso do despachante pelos deficientes físicos é o licenciamento. Mesmo com a não existência do imposto, o licenciamento é preciso e o despachante pode orientar, especialmente com relação ao licenciamento online.

Prazo para o deficiente físico

Quando o deficiente físico vai à Secretaria da Fazenda informar-se ou solicitar algo relacionado aos impostos ou à adaptação do automóvel, é indicado que ele entenda que terá um prazo para aguardar.

Há alguns anos, em 60 dias os deficientes já estavam com a adaptação do veículo acertada. No entanto, essas autorizações são mais demoradas agora. Importante: o deficiente precisa aguardar que todas as autorizações estejam de acordo para ele dirigir.



Posts relacionados