Valor pago por multas de trânsito beneficiarão o trânsito em SP

Valor pago por multas de trânsito beneficiarão o trânsito em SP
Valor pago por multas de trânsito beneficiarão o trânsito em SP

Valor pago por multas de trânsito beneficiarão o trânsito em SP

Quando um proprietário de veiculo comete alguma infração no trânsito,  como exceder velocidade nas vias ou até mesmo dirigir sem carteira de habilitação, exemplos claros do dia a dia, esses condutores infratores são penalizados em formas de multas. Essas multas são classificadas de acordo com a infração cometida, representando um grau, que pode variar entre: leve, médio, grave e gravíssimo. Todas têm como consequências pontuação na carteira de motorista e um valor compatível com o grau da infração, devendo ser pago.

O condutor infrator receberá uma correspondência em sua residência ou até mesmo o endereço onde o veículo foi registrado, informando a data, hora, ocorrência, entre outros dados referentes à infração cometida.  Essa primeira correspondência direcionada ao infrator é uma notificação, com o objetivo de informar o ocorrido. Posteriormente, será recebida outra carta com o boleto para pagamento da multa.

Para quem tem interesse em consultar maiores informações relacionado à multa, pode acessar o site https://www.detran.sp.gov.br e acessar o campo “Infrações”. Nesse campo, todo o portador de carteira de motorista consegue ter acesso às informações referente às multas, consulta dos pontos na carteira e outros assuntos.

Como a multa pode beneficiar o transito em SP?

Essa questão se inicia com base na seguinte situação: os valores pagos referentes às multas de trânsito cometidas pelos condutores infratores tinham como destino o pagamento de quaisquer despesas relacionadas ao estado de SP, incluindo pagamento do salário de funcionários da CET em SP.  Sabe-se que no caso do pagamento do IPVA, 50% do dinheiro é destinado ao estado e a outra metade é destinada ao município do veículo, com a finalidade do dinheiro arrecado ser direcionado para melhoras em estradas, ruas, o próprio transito em SP. Dessa forma, o destino do valor das multas seria o mesmo do IPVA.

Essa questão de beneficiar o trânsito de SP através das multas partiu do Ministério Público do Estado de São Paulo. O Ministério em junção com o Governo do Estado de São Paulo deve fazer um levantamento e identificar todo o valor arrecado com as multas recebidas, fazendo com a lei seja aplicada, dinheiro direcionado para tudo o que envolve trânsito, combatendo assim o desvio do dinheiro para demais despesas estaduais.

Claro que sabemos que arcar com os custos de uma multa pode doer no bolso, uma vez que os valores são caros, mas que se a pessoa cometeu a infração, é justo que se pague por isso. Porém, muitas vezes as pessoas ficam indignadas em saber que pagarão um valor correspondente à infração realmente cometida, e esse dinheiro será direcionado para tudo, menos para o que deveria ser.  Exemplos não faltam, como a melhoria das condições de ruas e estradas, exemplo de inúmeros buracos dispostos nas ruas, sinalização correta, as faixas de pedestre pintadas, semáforos funcionando, entre tantas outras melhorias que devem ser feitas para segurança dos condutores de veículos e pedestres, certamente o dinheiro seria aproveitado da forma correta.

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts