Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Multas de Trânsito

Valor pago por multas de trânsito beneficiarão o trânsito em SP

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 11/03/2017 | Atualizado em 28/05/2018


Valor pago por multas de trânsito beneficiarão o trânsito em SP
Valor pago por multas de trânsito beneficiarão o trânsito em SP

Quando um proprietário de veiculo comete alguma infração no trânsito,  como exceder velocidade nas vias ou até mesmo dirigir sem carteira de habilitação, exemplos claros do dia a dia, esses condutores infratores são penalizados em formas de multas. Essas multas são classificadas de acordo com a infração cometida, representando um grau, que pode variar entre: leve, médio, grave e gravíssimo. Todas têm como consequências pontuação na carteira de motorista e um valor compatível com o grau da infração, devendo ser pago.

O condutor infrator receberá uma correspondência em sua residência ou até mesmo o endereço onde o veículo foi registrado, informando a data, hora, ocorrência, entre outros dados referentes à infração cometida.  Essa primeira correspondência direcionada ao infrator é uma notificação, com o objetivo de informar o ocorrido. Posteriormente, será recebida outra carta com o boleto para pagamento da multa.

Para quem tem interesse em consultar maiores informações relacionado à multa, pode acessar o site https://www.detran.sp.gov.br e acessar o campo “Infrações”. Nesse campo, todo o portador de carteira de motorista consegue ter acesso às informações referente às multas, consulta dos pontos na carteira e outros assuntos.

Anuncio Despachante DOK

Como a multa pode beneficiar o transito em SP?

Essa questão se inicia com base na seguinte situação: os valores pagos referentes às multas de trânsito cometidas pelos condutores infratores tinham como destino o pagamento de quaisquer despesas relacionadas ao estado de SP, incluindo pagamento do salário de funcionários da CET em SP.  Sabe-se que no caso do pagamento do IPVA, 50% do dinheiro é destinado ao estado e a outra metade é destinada ao município do veículo, com a finalidade do dinheiro arrecado ser direcionado para melhoras em estradas, ruas, o próprio transito em SP. Dessa forma, o destino do valor das multas seria o mesmo do IPVA.

Essa questão de beneficiar o trânsito de SP através das multas partiu do Ministério Público do Estado de São Paulo. O Ministério em junção com o Governo do Estado de São Paulo deve fazer um levantamento e identificar todo o valor arrecado com as multas recebidas, fazendo com a lei seja aplicada, dinheiro direcionado para tudo o que envolve trânsito, combatendo assim o desvio do dinheiro para demais despesas estaduais.