Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Multas de Trânsito

Saiba como pedir advertência por escrito no lugar de multa leve ou média

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 16/03/2017


Sabia que é possível solicitar uma advertência por escrito ao invés de uma multa leve ou media se você não cometeu a mesma infração durante o período de um ano? Veja no post de hoje como solicitar a advertência. Confira como!

Desde o ano de 2014, o Conselho Nacional de Transito (CONTRAN) regulamentou que fosse possível a realização de uma solicitação de uma advertência por escrito no lugar de uma multa leve ou média.

Isso é valido apenas para aqueles que não cometeram a mesa infração nos últimos 12 meses referente a multas leves e ou médias. Com siso, você pode encaminhar este requerimento para o Departamento Estadual de Transito de São Paulo (DENTRAN SP).

Anuncio Despachante DOK
saiba-como-pedir-advertencia-por-escrito-no-lugar-de-multa-leve-ou-media

Esta advertência por escrito consegue te deixar isento de pontos na sua carteira de habilitação (CNH) e ainda da multa pela infração.

PARA VALER A ADVERTENCIA POR ESCRITO

Para que o seu requerimento de advertência por escrito possa valer, é necessário que o motorista não tenha realizado o mesmo delito durante os últimos 12 meses, além de que seja delito que tenha gerado uma multa leve ou média, sendo que o órgão aplicador o próprio DETRAN SP.

Anuncio Despachante DOK

COMO SOLICITAR

Para que você possa solicitar a advertência por escrito no lugar da multa leve ou média é importante que você respeite os prazos de envio da defesa de autuação.

Quando você receber a notificação da infração, você terá 30 dias a partir da data de emissão para recorrer com a advertência.

Anuncio Despachante DOK

Você pode utilizar o modelo disponibilizado no próprio site do DETRAN SP no campo de “serviços online”. Em seguida, basta clicar no link “solicitar e acompanhar recurso de penalidade”.

COMO LIDAR COM MULTAS DE OUTROS ORGÃOS

Caso você tenha recebido uma multa leve ou média de outro órgão que não seja o DETRAN SP, você deverá recorrer diretamente a ele. Diferente do DETRAN SP, somente este órgão poderá realizar a advertência por escrito no lugar da multa leve ou média. Basta que o motorista envie seus documentos para o órgão autuador de acordo com a notificação recebida.