Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Multas de Trânsito

Motociclista: use o capacete corretamente

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 18/03/2017


Um item essencial para a segurança do motociclista, o capacete não pode ser dispensado nunca. Conheça no post de hoje como utilizar de forma correta este equipamento de segurança individual de uso obrigatório tanto para o motorista, quanto para o passageiro. Confira!
O capacete é indispensável, seja para andar de motocicleta, de quadriciclo, triciclo, ciclomotores e até mesmo de bicicleta. Poucos respeitam a forma correta de utilizar este Equipamento de proteção individual (EPI).

Seja você motorista ou passageiro, o uso do capacete é totalmente indispensável. Seja em viagens de alta ou baixa velocidade.

motociclistause-o-capacete-corretamente

FORMA CORRETA DE SE UTILIZAR

Anuncio Despachante DOK

O capacete não deve ser somente colado na cabeça. Ele deve estar devidamente preso e ainda com a viseira abaixada.

Ao encaixar o capacete em sua cabeça, certifique-se de prender bem a cinta no queixo para que ele não saia durante as trepidações do trajeto ou em alguma colisão.

A viseira também deve estar abaixada, pois ela é responsável por conseguir barrar insetos, fumaça, faíscas, pó, pequenos objetos e pedras do caminho que tendem a acertar o seu rosto, evitando que você sofra ou provoque um acidente.

Anuncio Despachante DOK

O único momento em que se pode ficar com a viseira levantada, é quando a moto não está em movimento.

É permitido também que o piloto e também o passageiro substitua a viseira por óculos de sol ou de proteção. Óculos com lentes corretivas também são permitidos.

CAPACETES PERMITIDOS

Anuncio Despachante DOK

Desde o ano de 2007 é solicitado que se utilize apenas capacetes que tenham a certificação do Inmetro e ainda tenham as faixas refletivas nas partes laterais e traseira do capacete como forma de segurança. O bom estado do capacete também é verificado.

Caso o capacete não esteja dentro dos padrões de aceitação, pode ser implicado em multa.

INFRAÇÕES E PENALIDADE RECEBIDAS