Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

IPVA

Saiba tudo sobre IPVA

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 24/07/2019


Os primeiros três meses do ano é sempre marcado por gastos que costumam aparecer nesse período, para quem tem carro há ainda o Imposto sobre Veículos Automotores. O IPVA é anual e é sempre esperado no início do ano, momento em que organizar as finanças é o melhor caminho para pagar o débito em dia.

Recolhido pelo estado, o IPVA foi criado em 1986 com intuito de substituir a antiga Taxa Rodoviária Única (TRU), diferentemente desse imposto cobrado na época, o IPVA não se destina obrigatoriamente para melhorias das ruas e rodovias. Ele é dividido entre município, estado e federação, podendo ser usado conforme a necessidade.

Como o imposto é estadual cada estado do Brasil possui sua maneira de fazer a cobrança, mas ela é sempre feita em cima do valor venal do carro, podendo variar entre 1% até 4%.

Anuncio Despachante DOK

São Paulo, por exemplo, é um dos estados que possui um dos mais caros valores de IPVA do país, com uma porcentagem de 4% para veículos movidos a gasolina, 3% para aqueles que usam álcool e gás; e 1,5% para caminhões. Seguidos por São Paulo vem Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já nos estados como Acre, Tocantins, Sergipe, a porcentagem é de 2% sobre a tabela fipe. Em Goiás e na Bahia existem porcentagens diferentes, aqueles veículos com motor 1.0 pagam 2,5% e os demais pagam 3,75%.

O pagamento do IPVA é obrigatório?

Sim, exceto em casos bem específicos (falaremos deles adiante), há sim a obrigatoriedade do pagamento do imposto, muitas vezes o seguro obrigatório também deve ser pago juntamente com o IPVA. O que pode atrapalhar os proprietários dos veículos é a questão do vencimento, como cada estado tem as suas próprias datas, sugerimos que entre no site do Detran ou na Secretaria da Fazenda do seu estado e verifique as datas, nossa dica é verificar as datas com antecedência, para não haver surpresa com os valores.

Uma outra opção concedida pelos estados é o desconto para quem paga antecipado, ou o parcelamento que pode ser feita em até três vezes na maioria dos estados. Se o pagamento não for realizado, o proprietário estará sujeito a multas e juros recorrentes, falaremos disso mais adiante.

Anuncio Despachante DOK

IPVA: cuidado com as datas

Atrasar o pagamento do IPVA pode gerar uma multa diária que varia de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, a multa diária do imposto é de 0,33% até o limite de 20%, além dos juros de mora com base na taxa Selic. Esquecer ou simplesmente deixar de pagar pode gerar altos prejuízos para o proprietário.

As datas devem ser seguidas a risca, pois diferentemente do que muitas pessoas pensam, o governo não vai dar descontos para não pagadores ou até perdoar a sua dívida, o não pagamento do imposto pode gerar inadimplência, isso o que, a longo prazo, pode se transformar em uma bola de neve.

Esse é o caso de mais de 500 mil veículos no estado de São Paulo, é por isso que há a grande necessidade de consultar os débitos do veículo regularmente. Nesse sentido, é importante manter os débitos todos quitados para não enfrentar nenhum impedimento no momento de licenciar o veículo. Afinal, o documento emitido no momento do licenciamento, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), é de porte obrigatório.

Anuncio Despachante DOK

Por isso, caso um agente de trânsito ou autoridade policial decida abordar um condutor, certamente ele irá solicitar a Carteira de Habilitação (CNH) e também o CRLV. Nesse caso, se o licenciamento não estiver em dia, estará configurada a infração. Ao atrasar o pagamento do IPVA, multas, DPVAT ou Licenciamento o valor dessa dívida pode aumentar em pouquíssimo tempo e se tiver inscrição na dívida ativa o valor pode dobrar.

A cada dia que a pessoa passa sem pagar os impostos é aplicado multas e o contribuinte pode ser inscrito na dívida ativa após 60 dias. Se isso ocorrer, a multa passará a ser de 40% do valor do imposto e serão cobrados os custos judiciais do processo.


Anuncio Despachante DOK

Como pagar o IPVA atrasado?

Ao deixar de pagar o IPVA na data estipulada seu débito será acrescido de multas e juros, o imposto, por sua vez, pode ser pago a qualquer momento. Aqui mostraremos quatro opções para fazer o pagamento do imposto atrasado.

Secretaria da Fazenda

A primeira opção é o site da Secretaria da Fazenda. Acesse o site da Secretaria da Fazenda a fim de encontrar e imprimir a guia que permite que o pagamento desse imposto seja realizado. O cidadão não precisa fazer nenhum cálculo já que o próprio site calcula os juros já com os valores atualizados.

Gere o boleto e pague da melhor maneira para você.

Anuncio Despachante DOK

Internet Banking

Também é possível emitir o boleto para pagamento do IPVA nos sites de bancos como o Banco do Brasil, Itaú e Caixa, por exemplo. A lista de bancos está disponível no site da Secretaria da Fazenda. Após encontrar o seu banco na lista, você pode utilizar o internet banking para que o pagamento seja realizado.

Entre no internet banking do seu banco e procure a opção de pagamento do IPVA, e faça o pagamento diretamente por lá.

Postos de atendimento

Outra opção que o cidadão possui para realizar o pagamento do IPVA atrasado é se dirigindo a um dos postos de atendimento que a Secretaria da Fazenda possui a fim de pegar a guia e pagar o imposto. Na internet consta o endereço dos postos, basta procurar o que estiver mais próximo da residência para ter mais comodidade.

Anuncio Despachante DOK

DOK Despachante

A melhor de todas as opções, sem dúvidas é o DOK Despachante, isso porque a empresa possibilita a consulta gratuita e o parcelamento das dívidas em até 12 vezes. Nenhuma outra opção acima pode fazer isso por você. O DOK é a melhor opção para quem deseja economizar.

Através do DOK Despachante é possível parcelar todos os seus débitos em até 12 vezes e em até 6 cartões diferentes, isso nos possibilita a atingir todos que precisam da comodidade de um despachante online e facilidade das formas de pagamento.

Sabemos que muitas vezes as contas apertam e não temos como pagar certas dívidas, se você fez o planejamento e chegou na hora de pagar IPVA, DPVAT e licenciamento e teve todo o montante, parabenizamos, pois é o que queremos de nossos clientes.

Anuncio Despachante DOK

Mas essa não é a realidade de muitos, pois carros dão gastos altos, além deles existem outras diversas contas que comumente as pessoas têm, para esta pessoa queremos dizer que nem tudo está perdido, que existem maneiras de você conseguir se livrar das dívidas de maneira saudável financeiramente. Saiba mais no site do DOK Despachante.

Importante! O IPVA atrasado não gera multas de trânsito e o veículo não pode ser apreendido.


Anuncio Despachante DOK

Como e onde pagar o IPVA em cada estado

Como o valor do IPVA e a forma de pagamento varia de acordo com cada Estado, separamos os principais estados brasileiros para explicar como funciona.

IPVA em São Paulo

Em São Paulo, o governo não envia mais boletos nas residências. Para pagar o débito, basta pagar em agência bancária, pelo site do banco também, app ou casas lotéricas. Você só precisará do número do Renavam. As datas de pagamento variam de acordo com a placa do veículo. A consulta pode ser feita por meio do site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Veja aqui.

IPVA no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o valor do imposto para carros flex é 4% sobre o valor venal do veículo; 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV. Verifique a tabela para saber o valor que o carioca deve pagar. O valor poderá ser pago por meio de boleto bancários que poderão ser emitidos nos sites do Banco Bradesco ou da Secretaria da Fazenda.

Anuncio Despachante DOK

IPVA em Minas Gerais

O pagamento do IPVA em Minas Gerais pode ser feito nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados, bastando informar o número do Renavam do veículo.

Os agentes autorizados são: Mercantil do Brasil, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB, Banco Postal, Santander e SICOOB. O proprietário pode fazer esse pagamento online pelos bancos ou presencialmente na agência bancária.

A guia pode ser emitida pelo site da Secretaria da Fazenda ou nas Repartições Fazendárias. Verifique a tabela das datas de pagamento do imposto.

Anuncio Despachante DOK

Em MG automóveis a gasolina ou flex, caminhonetes, pagam o imposto de 4% sobre o valor venal do veículo. Para caminhonetes de carga e furgões, o valor é 3%; táxis e vans escolares, a taxa é de 2%.

IPVA no Distrito Federal

Para os moradores do Distrito Federal, os donos de veículos receberão um carnê informando o valor que deverá ser pago. Verifique a tabela com as datas.

Internet banking, lotéricas, terminais eletrônicos, agências bancárias podem ser utilizadas para realizar o pagamento. O cálculo do IPVA do Distrito Federal é 1% para veículos de carga com lotação acima de 2.000 kg, como caminhões-tratores, micro-ônibus e ônibus; 2,5% para motos e derivados e 3,5% para automóveis, caminhonetes, caminhonetas, utilitários e demais veículos.

Anuncio Despachante DOK

IPVA na Bahia

Na Bahia, o pagamento do IPVA começa dia 28 de março e pode ir até 30 de setembro, cada mês é uma placa diferente. No estado, automóveis movidos a diesel pagam 3%, 2,5% para veículos movidos por outro tipo de combustíveis e 1% para ônibus, caminhões, motos, entre outros.

Para o baiano que pagar o IPVA em cota única até 8 de fevereiro, terá um desconto de até 10%. Há ainda descontos de 5% para quem pagar na data exata na primeira parcela. Veja a tabela com as datas aqui.

Consultar placa, IPVA e outros débitos

Seja a placa nova ou a antiga, débitos novos ou antigos é necessário que haja consultas constantes para saber a situação do seu veículo, muitas vezes é pela consulta que você percebe que esqueceu de pagar um imposto importante ou muitas vezes é através dela que você sabe que levou uma multa.

Anuncio Despachante DOK

Falando em consulta, muito se fala da facilidade hoje de fazer a consulta de débitos de veículos pelos sites responsáveis, para quem não sabe, a consulta de débito de veículo é uma lacuna disponível no site do Detran, assim como os débitos que podem haver em sua documentação inclusive multas.

Lembrando que para fazer a consulta é necessário ter em mão os dados corretos, para não haver problemas na localização, essa consulta pode fornecer características dos veículos e se o mesmo tem débitos ou multas em atrasos.

Realizar a consulta garante mais controle sobre as finanças que hora ou outra terá que se adequar às taxas implementadas anualmente.

Anuncio Despachante DOK

Tipos de restrições em veículos

Sabemos que em uma simples consulta, pode se encontrar diversos impedimentos que pode vir a complicar a sua livre circulação do veículo, podemos ter alguns tipos de restrições nos veículos:

  • Restrição Administrativa: ocorre quando o veículo foi vendido, mas não foi transferido no prazo determinado pelo antigo proprietário, assim é incluído no sistema do Detran a restrição impedida que qualquer transação com o veículo seja feita, incluindo o licenciamento do mesmo.
  • Restrição Judicial: a restrição judicial pode ocorrer por inúmeros motivos, que pode ser a dívida do financiamento do carro outras dívidas relacionadas com o proprietário, como penhora de bens e pensão alimentícia em atraso, o juiz determina que o veículo é a garantia de pagamento da dívida, sendo assim o veículo não pode ser vendido e transferido e nem licenciado enquanto houver a restrição.
  • Restrição tributária: A restrição tributária ocorre quando há restrição de transferência de um veículo por ter benefício tributário, pois em certas condições a isenção de impostos acaba por restringir a transferência do veículo por determinado tem em média de dois anos.

Aqui nós apresentaremos duas ferramentas para você consultar seus débitos:

Consulta online pelo site do Detran

Homem com notebook aberto no site do Detran

Anuncio Despachante DOK

A primeira delas e a mais difícil é pelo site do Detran, o órgão disponibiliza uma plataforma para que você consiga realizar a consulta e saber em qual situação seu veículo está, porém, o site contém diversas informações e muitas vezes o que precisamos não está tão claro na tela.

Através dessa consulta, você conseguirá verificar os cinco tipos de débitos que um veículo pode ter: o IPVA, multas, as restrições que podem ser administrativas, tributárias, judiciais, pode ser vista também a inspeção veicular e também licenciamento.

O mais comum é o débito de origem financeira, comum quando não há o pagamento do IPVA, por exemplo.

Anuncio Despachante DOK

Apesar dessa dificuldade, o Detran é um bom recurso já que é o próprio órgão estadual que disponibiliza as informações.

Caso você escolha ver seus débitos pelo site do Detran, fizemos um passo a passo para o site do Detran do Estado de São Paulo:

  • Entre no site do Detran SP
  • Na página inicial, clique em "Veículos"
  • Acesse a opção identificada como "Débitos, restrições e vistorias"
  • Escolha entre as opções "Seu veículo" ou "Veículo de terceiros"
  • Opte pelo tipo de informação que deseja consultar: débitos ou informações sobre registro de roubo ou furto.
  • Informe os dados da placa e também Renavam do veículo. O sistema do Detran exige as duas informações
  • Clique em avançar.

Depois de seguir todos esses passos você estará mais perto de, finalmente, visualizar a situação do veículo. Basta seguir as demais instruções do sistema.

Anuncio Despachante DOK

Consulta débitos pelo site do DOK Despachante

Tablet em cima de uma mesa aberto no site do DOK

Além do site do Detran, você também tem a opção de consultar o IPVA do seu veículo e documentos através do nosso site. O DOK é um Despachante com mais de 6 anos de experiência em consultas online, sendo o pioneiro nesse seguimento.

Atualmente o site tem mais de 400 mil acessos por mês e mais de 120 mil pessoas já realizaram a renovação do documento e o parcelamento dos débitos através da consulta do DOK.

Anuncio Despachante DOK

A plataforma oferece um suporte completo, desde a usabilidade do site até as formas de pagamentos facilitadas. Tudo pensado em você, para melhorar a sua experiência em renovação de documentos e quitação de dívidas.

A consulta do DOK Despachante também foi pensada para aqueles que não têm muita familiaridade com o mundo digital, a plataforma é intuitiva, ou seja, é só acessar que você imediatamente saberá o que fazer.

No DOK você pode realizar a consulta com a placa ou o Renavam do veículo. Sabendo que nem sempre as pessoas têm paciência ou tempo para seguir tantos passos, o DOK desenvolveu uma ferramenta que necessitam apenas de 3 passos. Você só precisará do Renavam ou da placa do veículo e de um e-mail.

Anuncio Despachante DOK
  • Acesse o site do DOK Despachante
  • Informe a placa ou o Renavam
  • Clique em "Consulte Grátis"
  • Depois de seguir esses 3 passos você verá na tela e receberá as informações diretamente em seu e-mail, em poucos instantes.

Nossas condições de pagamento e parcelamento nos possibilita atingir todos que precisam da comodidade de um despachante online e facilidade das formas de pagamento.

Dívida Ativa

Mulher na frente de computador preocupada com dívida ativa.

A dívida ativa é o cadastro em que reuni todas as informações das pessoas que possuem algum tipo de débito com o governo, seja federal, estadual ou municipal. No caso da falta do pagamento do IPVA, o nome do proprietário vai para a dívida ativa após 60 dias do fim do prazo de pagamento do IPVA. Essa dívida pendente, conforme o passar do tempo, tem seu valor aumentado gradualmente e pode resultar na inscrição do nome do proprietário no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados).

Anuncio Despachante DOK

A Dívida Ativa é gerada a partir dos débitos que o contribuinte obtém, a falta de pagamentos de alíquotas do governo o que irá constituir na inadimplência do contribuinte após os prazos máximos estabelecidos para pagamentos, os impostos que constitui na geração de dívida ativa acaso não serem pagos nos prazos máximos estabelecidos como o IPTU, IPVA, entre outros impostos que podem ser inseridos na dívida ativa.

Além disso, o proprietário do veículo com dívida ativa está passível de sofrer execução fiscal. Dessa forma, a dívida ativa oferece um problema crescente ao proprietário do veículo em questão. Além dos problemas anteriores, o proprietário deve considerar que um veículo com IPVA atrasado não pode ser licenciado ou transferido. Por isso, caso um veículo usado esteja à venda sob essa condição, seus débitos deverão ser quitados para que ele possa ser efetivamente transferido para o novo proprietário.

A dívida ativa surgiu em 2010 para deliberar o recebimento de IPVA em atraso por muitos anos sem cobrança recorrente. O valor de um IPVA quando vai para Dívida Ativa é espantoso pois pode duplicar o valor devido, e em alguns casos até quadruplicar o valor.

Anuncio Despachante DOK

Após ser inserido na dívida ativa o contribuinte recebe uma notificação referente essa dívida e com novos prazos para o pagamento antes de entrar com processo definitivo, é importante que o contribuinte se certifique da sua real situação e se necessário recorra da notificação caso encontre inconsistências ou irregularidades, caso não constar, o contribuinte deve estar ciente que o não pagamento da Dívida gera inadimplência, multas e penalidades prevista em leis.

A notícia boa é que é possível se livrar da dívida ativa, isso pode ser feito exclusivamente através do DOK Despachante, pioneiro em consultas de dívidas online, o DOK permite parcelamento de todas as dívidas veiculares recorrentes em até 12 vezes e em até 6 cartões diferentes, além das diversas outras formas de pagamento que o DOK Despachante possui.

Isenção do IPVA

Pessoas comprando um carro com isenção de IPVA

Anuncio Despachante DOK

Se você acha que é impossível deixar de pagar o imposto mais caro do Brasil, você está enganado! O IPVA, ele pode deixar de ser pago por milhares de pessoas no Brasil, porém muitas não fazem ideia disso. Vamos explicar algumas maneiras em que o cidadão brasileiro pode ficar isento do pagamento do IPVA.

Tipos de isenção de impostos

A obrigatoriedade de não pagar impostos se dá em 3 categorias: imunidade, dispensa e isenção. Iremos falar sobre essas categorias nesse artigo.

Categoria: imunidade

Nessa categoria se inclui os veículos que pertencem a entidades não tributárias. Aqui, se encaixam: veículos federais, municipais e estaduais. Veículos de sindicatos, de instituições educacionais sem fins lucrativos, e carros associados às organizações religiosas.

Anuncio Despachante DOK

Categoria: dispensa

Em casos de roubo e furto, por exemplo, em que há uma perda de relação entre o proprietário e o veículo. A lei permite que haja dispensa do pagamento durante aquele período. Isso pode acontecer em casos de:

  • Furto e roubo
  • Leilão do veículo como sucata
  • Desaparecimento ou perecimento do veículo
  • Perca
  • Sequestro, penhora, apreensão judicial ou apreensão administrativa.

Categoria: isenção

É nessa categoria que gostaríamos de focar, pois é nela que se enquadra o maior número de pessoas.

Anuncio Despachante DOK

É isento a qualquer taxa de impostos na compra de veículos todo e qualquer portador de doenças crônicas, deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autistas. O direito beneficia não somente pessoas nascidas com as doenças, mas também, pessoas que adquire qualquer doença que delimite seus movimentos posterior ao nascimento. Além disso, responsáveis legais por pessoas que possuem deficiências também podem recorrer ao benefício.

Esse benefício pode anular pelo menos 30% do custo de um veículo. A medida provisória de 1995 regulamentado em lei federal de 2003 prevê que deficientes de diversas naturezas possam receber desconto na compra de veículos novos, com o intuito de compensar os custos com adaptações, que por vezes, são necessárias.

Além disso, taxistas, moto-taxistas, ônibus e micro-ônibus (fretado e escolar), máquinas agrícolas, trens, máquinas automotoras usadas na construção civil, também são isentos.

Anuncio Despachante DOK

Isenção por ano do veículo

Além desses tipos de isenção, há a eliminação do imposto com base em seu ano de fabricação, esse benefício varia de estado para estado. Confira:

  • Isenção a partir de 10 anos: Rio Grande do Norte, Roraima e Goiás.
  • Isenção a partir de 15 anos: Amazonas, Amapá, Rondônia, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins.
  • Isenção a partir de 18 anos: Mato Grosso.
  • Isenção a partir de 20 anos: Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em Minas Gerais e Pernambuco utilizam o desconto progressivo de todos os veículos. No Espírito Santo, veículos fabricados até 1985 não pagam o imposto.

Anuncio Despachante DOK

Desconto para Deficientes

Para deficientes, existem descontos além do IPVA. As pessoas que se enquadram nas categorias pedidas podem ter desconto de até 30% em um carro zero. Para atestar que você sofre de uma doença crônica que causa diminuição de força e delimitação de movimentos é preciso de um laudo médico. Esse laudo é emitido através de um exame de perícia oficial, que deve ser feito especialmente para esse propósito, por um médico do Detran, ou um selecionado por eles.

Em quais impostos há isenção?

Impostos como: IPI, IOF, ICMS e IPVA são abatidos ao comprar um carro para deficiente, o que, juntos, podem somar até 30% do valor de um carro 0 km. Nós do DOK Despachante preparamos um manual para você entender absolutamente tudo sobre isenção do IPVA e outros impostos. Ele estará disponível neste link.

Isenção de IPVA para deficientes

Aqui vamos dar uma atenção especial a isenção de IPVA. No estado de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Sergipe, Pará, Piauí, Amazonas, Maranhão, Acre e Rondônia a isenção anual do imposto será concedida apenas para deficientes condutores habilitados.

Anuncio Despachante DOK

Nos outros estados, o veículo em que haja um condutor responsável que não seja o deficiente, pode obter o desconto.

Os documentos para concessão do imposto devem ser levados à Secretaria da Fazenda do seu município. Saiba quais documentos levar em nosso e-book sobre isenção de IPVA.

Isenção de IPI

Este documento é emitido pela Receita Federal, após a entrega do laudo médico e da CNH especial. Para facilitar, é possível solicitar a isenção através do SISEN. Por meio do SISEN, o interessado poderá requerer, eletronicamente, a isenção desses tributos federais na aquisição do veículo, sem a necessidade de dirigir-se ao Centro de Atendimento ao Contribuinte.

Anuncio Despachante DOK

Isenção de IOF

Conseguir a isenção de IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) é um dos primeiros passos para conseguir a isenção total dos impostos. A solicitação deve ser feita na Receita Federal, lá que será expedido o documento. A isenção do IOF só será concedida caso o veículo seja financiado e somente aos condutores. “A isenção do IOF não alcança os portadores de deficiência visual, mental severa ou profunda, ou autistas por falta de previsão legal”. Fonte: site RF.

Para ter acesso a um checklist com todos os documentos necessários veja nosso passo a passo. O veículo a ser comprado precisa estar adaptado para a deficiência (caso necessite).

Isenção de ICMS

Com os documentos de isenção de IPI e IOF já emitidos pela Receita Federal, é hora de buscar a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na Secretaria da Fazenda do seu estado. Esse imposto é estadual, portanto cada estado lida de uma maneira diferente com a isenção dele, é importante que seja verificado no Detran do seu município.

Anuncio Despachante DOK

Vale lembrar que São Paulo e alguns outros estados já oferecem o serviço de isenção de ICMS pela internet, veja na Secretaria da Fazenda do seu estado.

O DOK Despachante possui um manual exclusivo com absolutamente tudo que você precisa saber para conseguir a isenção do IPVA. Baixe o seu! No manual você vai descobrir quais documentos são necessários para conseguir deixar de pagar tributos ao governo e comprar um carro com até 30% de desconto. No manual você irá descobrir também quais instituições você deve procurar.

Aqui você aprendeu sobre o seu IPVA como ele funciona e os riscos que ele traz caso não seja pago, viu também que tudo pode se resolver com as soluções que o DOK Despachante oferece. Se você gostou desse conteúdo, deixe aqui embaixo seu comentário.



Consultar