Documentos para transferência de veículo

Documentos para transferência de veículo

Durante o processo de compra ou venda de um veículo, muita gente não sabe exatamente como fazer a transferência de posse do carro. Alguns documentos são necessários para a transferência de um veículo, e a DOK Despachante tem todas as informações que você precisa, sendo a melhor opção para manter seu veículo regularizado.

O primeiro ponto necessário é saber quais são todos os documentos para transferência de veículo. Para a realização do processo, você precisará do Certificado de Registro de Veículo (CRV) devidamente preenchido e com reconhecimento de firma de ambas as partes (comprador e vendedor). Além disso, você terá de levar um documento original com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria feita pelo Detran do estado ou empresa credenciada e o comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.

Como fazer a transferência do veículo

Com toda essa documentação em mãos, você poderá ir ao Detran do seu estado para realizar a transferência do veículo. É importante saber que em alguns estados é necessário fazer um cadastro prévio no site da instituição, por isso, é bom pesquisar antes de ir ao local.

Antes de ir ao Detran, também será preciso fazer uma vistoria no veículo para que você obtenha o laudo, que é um dos documentos necessários para a transferência do veículo. Também é preciso pagar uma taxa. O valor varia de acordo com o estado. Veja, por exemplo, as taxas Detran SP.

Além disso, é exigido um prazo de 30 dias após a data de assinatura do CRV para completar o processo. Caso esse período seja ultrapassado, será cobrada uma multa de R$ 195,23, com cinco pontos na CNH do comprador.

Como funciona a vistoria para transferência do veículo

Para concretizar a transferência do veículo, é necessário realizar uma vistoria, que deve ser agendada antes da conclusão do processo. Em caso de mudança de estado, a placa será trocada. Durante a vistoria, são verificados: CRV/CRLV, chassi, motor, sistema de iluminação, pneus, longarinas, painel, vidros, lacre e tarjetas das placas, suspensão e etiquetas de identificação.

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts