Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Transferência de Veículos

Documentos para transferência de veículo

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 07/03/2018 | Atualizado em 07/06/2019


Durante o processo de compra ou venda de um veículo, muita gente não sabe exatamente como fazer a transferência de posse do carro. Alguns documentos são necessários para a transferência de um veículo, e a DOK Despachante tem todas as informações que você precisa, sendo a melhor opção para manter seu veículo regularizado. O primeiro ponto necessário é saber quais são todos os documentos para transferência de veículo. Para a realização do processo, você precisará do Certificado de Registro de Veículo (CRV) devidamente preenchido e com reconhecimento de firma de ambas as partes (comprador e vendedor). Além disso, você terá de levar um documento original com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria feita pelo Detran do estado ou empresa credenciada e o comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.

Como fazer a transferência do veículo

Com toda essa documentação em mãos, você poderá ir ao Detran do seu estado para realizar a transferência do veículo. É importante saber que em alguns estados é necessário fazer um cadastro prévio no site da instituição, por isso, é bom pesquisar antes de ir ao local. Antes de ir ao Detran, também será preciso fazer uma vistoria no veículo para que você obtenha o laudo, que é um dos documentos necessários para a transferência do veículo. Também é preciso pagar uma taxa. O valor varia de acordo com o estado. Veja, por exemplo, as taxas Detran SP. Além disso, é exigido um prazo de 30 dias após a data de assinatura do CRV para completar o processo. Caso esse período seja ultrapassado, será cobrada uma multa de R$ 195,23, com cinco pontos na CNH do comprador.

Como funciona a vistoria para transferência do veículo

Para concretizar a transferência do veículo, é necessário realizar uma vistoria, que deve ser agendada antes da conclusão do processo. Em caso de mudança de estado, a placa será trocada. Durante a vistoria, são verificados: CRV/CRLV, chassi, motor, sistema de iluminação, pneus, longarinas, painel, vidros, lacre e tarjetas das placas, suspensão e etiquetas de identificação.
Anuncio Despachante DOK