Documentos para transferência de veículo

Por: Gregory Packs

Publicado em 27 de abril de 2020 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

transferencia veiculo

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são os documentos para transferência de veículo exigidos. Além disso, o procedimento de transferência também é algo que gera questionamentos. No blog do DOK Despachante, é possível esclarecer essas e muitas outras dúvidas. 

Confira quais documentos são necessários para transferência de veículos e veja como realizar a transferência de veículo online! 

Lista de documentos para transferência de veículos

  • CRV (Certificado de Registro de Veículo) com reconhecimento de firma por ambas as partes.
  • Documento de identidade original com foto, podendo ser RG ou a própria CNH.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Laudo de vistoria.
  • Comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.

No entanto, antes de apresentar os documentos acima, é obrigatório realizar uma vistoria do veículo para obter o laudo. 

Receba grátis o Guia Completo sobre como transferir o seu veículo!

* Disponível apenas para o estado de SP

Saiba mais sobre a vistoria

Como você pôde ver, a vistoria é um dos documentos necessários para transferência de veículo. Para realizá-la, é preciso pagar uma taxa, que varia de acordo com o estado.

ipva 2024

Esse processo tem como objetivo conferir se o veículo está em condições adequadas de manutenção e conservação, sendo seguro para uso. Também é uma forma de assegurar a legitimidade da propriedade do veículo e avaliar a documentação, especialmente o CRV – principal documento para a transferência.

Fatores que podem impedir a transferência de veículo

Além da falta dos documentos para fazer transferência de veículo, existem três principais aspectos que podem impedir o processo. Confira!

Prazo

Há um prazo de 30 dias, após a data de assinatura do CRV, para completar o processo. Caso esse período seja ultrapassado, é cobrada uma multa de R$ 195,23, além de acarretar cinco pontos na carteira de motorista do comprador e impedir a transferência.

ipva 2024

Transferência entre cidades ou estados

É muito comum haver diferenças referentes a taxas e processos de um estado para outro e até mesmo de uma cidade para outra. Para evitar adversidades, é necessário se atentar a essas diferenças.

Pendências veiculares

Antes de realizar a transferência, é fundamental realizar a quitação de todos os débitos do veículo. Multas, licenciamento atrasado, IPVA e DPVAT pendentes, por exemplo, impossibilitam a continuidade do processo.

Como fazer a transferência de veículo online?

Todo o processo de transferência pode demandar bastante tempo. No entanto, o procedimento pode ser agilizado pela internet. Para isso, acesse o site do Detran de seu estado e informe os dados solicitados.

Por lá, é possível quitar todas as pendências veiculares em apenas alguns cliques, como o licenciamento 2020. Em seguida, você estará pronto para realizar a transferência! 

Escolha entre um dos locais disponíveis para executar a vistoria do seu veículo. Após a vistoria, encaminhe todos os documentos necessários para fazer transferência de veículo ao despachante online e realize o pagamento. Simples, não é?

DOK Despachante: soluções rápidas e simples

Somente o DOK Despachante oferece as melhores soluções veiculares: consultar multas online, licenciamento online e muito mais.

Agora que você já sabe quais são os documentos para transferência de veículo, acesse o site para dar início ao processo!



Posts relacionados