Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Dicas

Cuide do seu carro no inverno

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 04/06/2017 | Atualizado em 19/06/2019


O inverno é a estação mais fria do ano e sinônimo de noites com temperaturas mais amenas, frentes frias rondando o país e em alguns lugares até neve pode cair.

Claro que os seres humanos sentem isso na pele e se protegem o máximo que podem para não sentirem as consequências de tanto frio. Apesar dos carros não sentirem frio e serem resistentes a temperaturas que atinjam até 25ºC, eles também necessitam de certos cuidados para que suas peças não sejam danificadas bem como o seu funcionamento.

Cuide do seu carro no inverno

Para protegê-lo das consequências negativas que o frio pode acarretar no veículo, o motorista pode seguir as dicas a seguir:

Anuncio Despachante DOK

Verificar a gasolina do tanque de partida a frio

Alguns carros que são equipados com motores flex vêm com os tanquinhos de partida a frio. Nesse tipo de veículo é fundamental que o proprietário não se esqueça de manter esse reservatório com uma gasolina de boa qualidade. A preferencia, nesse caso, é pela premium devido ao seu tempo de duração que é maior sem que suas propriedades sejam perdidas e que possuem uma quantidade menor de etanol quando comparada a gasolina comum.

Além do mais, pode ser que todo o sistema esteja precisando funcionar bem e isso inclui os pequenos dutos de combustível, o próprio vaso de expansão (pode ser que apresente rachaduras) e o motorzinho elétrico.

Sistema de arrefecimento precisa de aditivo de boa qualidade

O próprio fabricante do veículo recomenda qual o aditivo que pode ser usado no sistema de arrefecimento. Esse produto é de fundamental importância para o bom funcionamento desse sistema principalmente nas localidades que as temperaturas ficam negativas, pois se não for de boa qualidade ele pode congelar e trazer consequências graves como, por exemplo, o rompimento do selo no bloco do motor. Além do mais, ele evita que várias partes desse sistema sejam corroídas.

Anuncio Despachante DOK

Utilizar óleos que são recomendados no manual

Utilizar o óleo correto, conforme o manual do proprietário indica, é fundamental para cuidar do carro no inverno. Atualmente, é comum encontrar lubrificantes multiviscosos no mercado. No entanto, os produtos mais viscosos se saem bem melhor no calor. Já para enfrentar os dias frios, o mais recomendado são os lubrificantes menos viscosos, pois eles facilitam a lubrificação logo que o motor começa a funcionar. Também é muito importante que o estado dos filtros seja verificado.

Ao dar partida, vá devagar

Essa recomendação é válida principalmente nos dias frios. O ideal, nesse carro, é ir esquentando o carro durante o trajeto. Nos carros que possuem injeção eletrônica não há necessidade do motorista ficar acelerando até que o motor atinja a temperatura ideal pois a própria injeção fará isso ao longo do trajeto. Dessa forma, o condutor economiza combustível e tempo. É por esse motivo que se recomenda que a direção seja mais cautelosa e devagar para que a injeção faça o trabalho dela.

Manter a bateria em bom estado

Durante o inverno a bateria tende a trabalhar mais do que nas demais estações do ano. Por esse motivo, o melhor a fazer é evitar que o som, a luz e demais equipamentos fiquem ligados quando o motor do carro estiver desligado.