Cuide do seu carro no inverno

Cuide do seu carro no inverno

O inverno é a estação mais fria do ano e sinônimo de noites com temperaturas mais amenas, frentes frias rondando o país e em alguns lugares até neve pode cair.

Claro que os seres humanos sentem isso na pele e se protegem o máximo que podem para não sentirem as consequências de tanto frio. Apesar dos carros não sentirem frio e serem resistentes a temperaturas que atinjam até 25ºC, eles também necessitam de certos cuidados para que suas peças não sejam danificadas bem como o seu funcionamento.

Cuide do seu carro no inverno

Para protegê-lo das consequências negativas que o frio pode acarretar no veículo, o motorista pode seguir as dicas a seguir:

Verificar a gasolina do tanque de partida a frio

Alguns carros que são equipados com motores flex vêm com os tanquinhos de partida a frio. Nesse tipo de veículo é fundamental que o proprietário não se esqueça de manter esse reservatório com uma gasolina de boa qualidade. A preferencia, nesse caso, é pela premium devido ao seu tempo de duração que é maior sem que suas propriedades sejam perdidas e que possuem uma quantidade menor de etanol quando comparada a gasolina comum.

Além do mais, pode ser que todo o sistema esteja precisando funcionar bem e isso inclui os pequenos dutos de combustível, o próprio vaso de expansão (pode ser que apresente rachaduras) e o motorzinho elétrico.

Sistema de arrefecimento precisa de aditivo de boa qualidade

O próprio fabricante do veículo recomenda qual o aditivo que pode ser usado no sistema de arrefecimento. Esse produto é de fundamental importância para o bom funcionamento desse sistema principalmente nas localidades que as temperaturas ficam negativas, pois se não for de boa qualidade ele pode congelar e trazer consequências graves como, por exemplo, o rompimento do selo no bloco do motor. Além do mais, ele evita que várias partes desse sistema sejam corroídas.

Utilizar óleos que são recomendados no manual

Utilizar o óleo correto, conforme o manual do proprietário indica, é fundamental para cuidar do carro no inverno. Atualmente, é comum encontrar lubrificantes multiviscosos no mercado. No entanto, os produtos mais viscosos se saem bem melhor no calor. Já para enfrentar os dias frios, o mais recomendado são os lubrificantes menos viscosos, pois eles facilitam a lubrificação logo que o motor começa a funcionar. Também é muito importante que o estado dos filtros seja verificado.

Ao dar partida, vá devagar

Essa recomendação é válida principalmente nos dias frios. O ideal, nesse carro, é ir esquentando o carro durante o trajeto. Nos carros que possuem injeção eletrônica não há necessidade do motorista ficar acelerando até que o motor atinja a temperatura ideal pois a própria injeção fará isso ao longo do trajeto. Dessa forma, o condutor economiza combustível e tempo. É por esse motivo que se recomenda que a direção seja mais cautelosa e devagar para que a injeção faça o trabalho dela.

Manter a bateria em bom estado

Durante o inverno a bateria tende a trabalhar mais do que nas demais estações do ano. Por esse motivo, o melhor a fazer é evitar que o som, a luz e demais equipamentos fiquem ligados quando o motor do carro estiver desligado.

Descubra mais! >> www.despachantedok.com.br

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts