Controlar – Desmistificando a Inspeção Veicular

Por: Gregory Packs

Publicado em 20 de julho de 2017 | Atualizado em 24 de janeiro de 2023

Controlar – Desmistificando a Inspeção Veicular

A inspeção veicular já foi razão de bastante discórdia na cidade de São Paulo. Tendo a Controlar como a companhia responsável por ela, a inspeção é necessária para todos os automóveis com fabricação a partir do ano de 2008.

O que a inspeção veicular determina?

Através da inspeção veicular, a Controlar estabelece se aquele automóvel está emitindo muito barulho ou então muitos itens que poluem o ambiente. Outo ponto que a Controlar observa é o estado externo do automóvel. Importante dizer que, com relação gás carbônico emitido, os limites são baixos: 0,5% para automóveis que usam álcool, 1% para os que usam gás natural, 0,3% para os que usam gasolina e 0,3% para os que são flex.

 

Documentação prejudica na inspeção

A inspeção da Controlar também avalia o cadastro que o motorista possui no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Assim, se o automóvel que for entregue na inspeção possui características diferentes daquela que o DETRAN tem no cadastro, como a placa e a cor, ocorre reprovação.

Quem não precisa fazer a inspeção veicular?

Mesmo com o estabelecimento de 2008 como ano-referência com relação à necessidade de inspeção, existem duas exceções: quando um automóvel vem de outra cidade para São Paulo e também quando ele é novo, ou seja, quando ele é licenciado pela primeira vez. No caso da transferência, é preciso dizer que essa liberação da isenção é dada somente no primeiro ano.

ipva 2024

Mecânicos são aliados antes da inspeção

Os proprietários dos veículos podem consultar um mecânico antes de levar o seu carro para a Controlar. Dessa forma, qualquer defeito que possa fazer com que o automóvel emita fases acima do que é aceitável ou que faça muito barulho pode ser corrigido. Normalmente, o que o mecânico precisa garantir que está bom para a aprovação da Controlar é: nível do óleo, carburador, catalisador, nível da água, velas e filtro de ar.

ipva 2024

As taxas que estão envolvidas na inspeção da Controlar

Quando os automóveis são reprovados na inspeção da Controlar, é preciso pagar uma taxa e isso também ocorre quando os cidadãos não fazem a inspeção na época correta. Nesse caso, são cobrados, aproximadamente, R$ 49,00.

Está com dúvidas sobre licenciar seu carro? Acesse nosso site.

Como ficam os ruídos analisados na inspeção veicular?

Importante falar dos limites que a Controlar estabelece com relação aos ruídos. Para aprovação, o veículo precisa produzir, em decibéis, no máximo 103. No entanto, essa quantidade é variável e condicionada ao tipo. Além disso, uma ressalva: os automóveis de passeio não passam pela inspeção referente ao ruído, sendo ela restrita a motos e também aos veículos que levam passageiros.

O reembolso da Controlar: como o cidadão pode pedir

Alguns proprietários de automóveis podem receber o reembolso por conta da inspeção da Controlar e a orientação sobre esse reembolso é dada pela Prefeitura. Existe, inclusive, um calendário que o cidadão pode observar e que mostra as datas referentes aos reembolsos. Vale dizer que o carro que estiver com problemas na inspeção também tem problemas para licenciar.



Posts relacionados