Consulta dívida ativa: como fazer?

Consulta dívida ativa: como fazer?

A consulta de dívida ativa deve ser realizada antes de tentar adquirir qualquer veículo usado ou, ainda, quando se tem conhecimento ou suspeita de ter deixado o pagamento do IPVA de seu veículo pendente.

Assim, realizar a consulta dívida ativa é uma boa forma de evitar problemas na compra de qualquer veículo usado e de garantir que o seu veículo não possui débitos pendentes, visto que eles podem gerar diversos empecilhos.

Dívida ativa de veículo: o que é?

A dívida ativa de um veículo surge 30 dias após o fim do prazo de pagamento do IPVA – cujo pagamento é fundamental para realizar o licenciamento do veículo – e se configura como uma dívida com o governo.

Essa dívida pendente, conforme o passar do tempo, tem seu valor aumentado gradualmente e pode resultar na inscrição do nome do proprietário no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados). Além disso, o proprietário do veículo com dívida ativa está passível de sofrer execução fiscal. Dessa forma, a dívida ativa oferece um problema crescente ao proprietário do veículo em questão.

Além dos problemas anteriores, o proprietário deve considerar outra questão: um veículo com IPVA atrasado não pode ser licenciado ou transferido. Por isso, caso um veículo usado esteja à venda sob essa condição, seus débitos deverão ser quitados para que ele possa ser efetivamente transferido para o novo proprietário.

Como consultar dívida ativa de veículo?

Fazer a consulta dívida ativa de um veículo é uma tarefa fácil e depende de apenas alguns passos simples:

  • 1º Tenha os documentos do veículo em mãos para saber os dados de identificação;
  • 2º Acesse o site da Procuradoria Geral do Estado em que seu veículo foi registrado;
  • 3º Acesse o link da Dívida Ativa, disponível no site;
  • 4º Acesse o link “Consultas”;
  • 5º Preencha os dados, conforme são pedidos, para que você possa ter acesso às dívidas ativas do veículo.

Após realizar essas etapas, você terá acesso aos débitos do veículo existentes com o governo.

Como pagar dívida ativa?

Após realizar a consulta no site da Procuradoria Geral de seu estado, você poderá ter acesso à dívida pendente, podendo gerar uma guia de pagamento. O pagamento dessa guia não poderá ser posterior à data de vencimento.

Para facilitar o pagamento para pessoas que não possuem dinheiro o suficiente para custear o valor integral da dívida, participar do Programa de Parcelamento de Débitos (PPD) se torna uma excelente opção.

Licenciamento de veículos e mais: conte com a Dok Despachante

Após fazer a consulta de dívidas ativas e deixar o seu veículo em dia, conte com a Dok Despachante para fazer o licenciamento e transferência de veículos com total praticidade.

Com a Dok Despachante, você pode realizar o processo de licenciamento online, transformando-o em um mero detalhe em sua rotina. Assim, você resolve essa e outras questões sobre o registro do seu veículo por meio de um despachante que possibilita o máximo de praticidade a você.

Comentários

Related Posts