Conheça o aplicativo que checa veículos furtados (Checkplaca)

Por: Gregory Packs

Publicado em 01 de maio de 2017 | Atualizado em 27 de abril de 2021

Conheça o aplicativo que checa veículos furtados (Checkplaca)

Saber se determinado automóvel é roubado ou então se ele foi furtado impede que indivíduos tenham grandes problemas e também auxilia a Justiça, já que o automóvel pode retornar àqueles que estão procurando. Para melhorar esses trâmites, conheça o aplicativo que checa veículos furtados (checkplaca).

Como é o checkplaca?

Se um indivíduo vir algum veículo que ele achar semelhante a algum que foi furtado ou que foi roubado ele pode digitar aquela placa e o aplicativo dirá se é ou não irregular. Além disso, se um automóvel estiver em alguma situação suspeita, essa placa também pode ser procurada no sistema checkplaca.

Ajuda para quem está comprando

ipva 2024

Infelizmente, adquirir um automóvel de um antigo dono pede muita atenção, já que aquela pessoa pode estar tentando comercializar algum veículo furtado ou então roubado. Se quem está adquirindo não realiza nenhuma consulta, ele pode tornar-se ciente da irregularidade quando já está circulando com o automóvel que adquiriu, sendo responsabilizado.

Por isso, a indicação é que aquele que está adquirindo um automóvel use o Checkplaca para saber se ele é regular. Importante dizer que isso também é recomendado para os automóveis que são adquiridos em concessionárias. Afinal, ser uma concessionária não é exatamente uma garantia de que nada irregular ocorre.

Os indivíduos que são procurados por causa de algum crime ou irregularidade, que passaram por um furto ou por um roubo, também podem beneficiar-se, já que o registro do Checkplaca é uma espécie de prova de que aquele automóvel está com um criminoso. No entanto, deve-se dizer que o registro do Checkplaca serve somente se estiver junto ao boletim de ocorrência, ou seja, ele não é um substituto.

Como conseguir o Checkplaca

Os cidadãos podem encontrar o Checkplaca na Play Store e também na Apple Store. Ele é completamente gratuito e apresenta uma interface simplificada: o indivíduo precisa somente digitar a placa na área assinalada e escolher “checar situação”. Além de o aplicativo mostrar, por escrito, a situação daquele automóvel, ele ainda muda as cores para verde ou então para vermelho se existe irregularidade.

O que fazer quando o Checkplaca assinala irregularidade?

Se o aplicativo Checkplaca mostrar alguma irregularidade, é certo que o indivíduo que pesquisou precisará de uma atitude. No entanto, como agir e não comprometer-se? A indicação é que o indivíduo salve aquela imagem e que contate a polícia.

Se o cidadão quiser, ele pode ir pessoalmente a algum DP ou então pode ligar, sendo que essa ligação é oferecida pelo próprio aplicativo. Importante dizer que aqueles que decidirem ligar não têm obrigatoriedade de identificar-se.

Por que o Checkplaca funciona?

Para que o aplicativo Checkplaca possa ser eficiente, dois órgãos disponibilizam os seus bancos de dados: o SINESP e também o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Quando o cidadão nota que está com algum veículo furtado e precisa cuidar dos possíveis trâmites, o Despachante Dok é uma ótima opção, realizando o licenciamento online também.



Posts relacionados