Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Carros

Comprou carro usado? Saiba como funciona a transferência do veículo

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 29/02/2016 | Atualizado em 06/06/2019


Apesar do aumento da frota de veículos no Brasil nos últimos anos, transferir um carro usado ainda é um processo burocrático que parece complicado para muita gente. Pensando em ajudar nossos leitores, preparamos esse post com dicas sobre o processo de transferência de veículo. Confira:

Condições prévias

Antes mesmo de comprar o veículo usado, é preciso fazer uma pesquisa para saber se há taxas e impostos em atraso ou multas não pagas. Isto é muito importante, pois a transferência de propriedade só é possível quando o veículo está livre de débitos e de multas.

Imagine pagar um valor por um carro e descobrir que há quase o mesmo valor em impostos e multas vencidos, que precisarão ser quitados para que ele seja realmente seu! Pois acredite, é muito comum encontrar veículos nessa situação.

Anuncio Despachante DOK

Para realizar a consulta, basta procurar o Departamento de Trânsito de seu estado. A maioria mantém essas informações nas suas páginas de internet.

Após a negociação

É preciso esclarecer que cada Detran institui regras específicas para a transferência de veículo, mas a grande maioria segue os passos básicos que mostraremos a seguir:

Documentos

Assim que o negócio for fechado, é importante preencher e assinar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Será necessário, ainda, reconhecer em cartório a assinatura do vendedor. Em alguns estados é exigido o reconhecimento em ambas as assinaturas.

Anuncio Despachante DOK

Além do CRLV original, são exigidas as cópias de documento de identidade com foto, além de cópia do comprovante de residência. A maioria dos Detran dispõe de formulário próprio, que deverá ser preenchido, além do pagamento de taxa referente ao serviço de vistoria e emplacamento do veículo. Os valores e meios de pagamento variam de acordo com o estado.

Vistoria

Reunidos todos os documentos, é preciso comparecer à unidade do Detran que realiza as vistorias, ou a empresas conveniadas, para verificar se o veículo está em condições adequadas para transitar nas vias públicas. Em caso de alguma irregularidade, o novo proprietário deverá providenciar os reparos e retornar à vistoria.

Os itens mais comuns verificados na vistoria são luzes, vidros, emissões de poluentes e alterações das características originais dos veículos. É importante consultar a legislação para saber quais são as alterações permitidas pelo Código Nacional de Trânsito, antes de realizar a vistoria.

Anuncio Despachante DOK

Após esse procedimento, será emitido o novo documento, com os dados do novo proprietário.

Emplacamento

De posse do novo documento, é preciso retornar ao Detran para o emplacamento e colocação do selo. Alguns Detran dispensam essa etapa, caso a transferência seja feita entre proprietários do mesmo estado e desde que não seja necessária a troca das placas.

Por falar em placas, a compra delas só poderá ser feita em lojas credenciadas, mediante apresentação de formulário próprio para o seu carro usado ou seminovo.

Anuncio Despachante DOK

Nova legislação

Está prevista para março de 2016 a adoção de uma nova metodologia para transferência de propriedade de veículos comercializados em lojas e concessionárias. O sistema. chamado Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque), permitirá que os lojistas escapem do processo acima, burocrático e dispendioso, realizando todos os trâmites por sistema eletrônico. O Renave também garantirá ao antigo proprietário a isenção de quaisquer débitos ou multas posteriores à venda.

Mas atenção: ele não se aplica às negociações entre particulares nem às vendas consignadas, nais quais o veículo permanece no nome do proprietário.

E você? Conhece alguém que está adquirindo um carro usado? Então compartilhe nosso post em suas redes sociais para facilitar a vida dos seus amigos!