Comprei um carro zero, como faço o documento?

Por: Gregory Packs

Publicado em 06 de julho de 2017 | Atualizado em 04 de novembro de 2020

Comprei um carro zero, como faço o documento?

Ao adquirir um carro zero, começa-se uma tarefa importante: fazer os documentos.  Isso é comum, mas aqueles que têm um carro zero pela primeira vez ou que estão desatualizados sentem dificuldade. Assim, entenda como se produz o documento do carro zero.

O emplacamento

O automóvel deve ter placa para poder andar e essa placa equivale ao registro. Afinal, a placa é o que identifica, dentre todos, o automóvel de determinada pessoa. Para consegui-la, o proprietário do automóvel pode procurar por um despachante, que assumirá todos os trâmites.No entanto, aqueles que quiserem preparar a placa por si só também podem, desde que procurem o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

 E antes do emplacamento?

Para que o emplacamento ocorra, o proprietário necessita ter quitado duas coisas importantes: o DPVAT e também o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Conseguir a guia para esses débitos é simples, já que ela é obtida no endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda, podendo-se também procurá-la na página do DETRAN.

O que levar para o emplacamento?

Os documentos para realizar o emplacamento são: decalque do chassi, comprovante de residência, RG, RENAVAM, nota fiscal e CPF. Além desses 5 documentos, o proprietário precisa incluir o recibo que mostra que o IPVA e o DPVAT estão quitados.

Como conseguir o RENAVAM?

Se é necessário levar o RENAVAM, como o proprietário pode obtê-lo? O DETRAN possui um formulário no seu endereço eletrônico, bastando que o proprietário busque o DETRAN do seu estado e encontre, na página, esse formulário. Ele precisará ser preenchido com todos os dados do automóvel e, depois, impresso. Uma vantagem que o RENAVAM não é pago, já que basta imprimir.

E depois de ter todos os documentos?

O DETRAN tem uma seção específica para que o proprietário leve esses documentos para conseguir o registro. Essa seção é a de lacração. Vale dizer que o proprietário de veículo precisa contatar o DETRAN e perguntar sobre os agendamentos. Afinal, se o proprietário chefa ao DETRAN e não está ocorrendo registro naquele momento, ele necessitará voltar.

Como transportar o carro até o DETRAN?

Como é proibido que o veículo ande sem nenhuma placa, muitos proprietários preocupam-se sobre como transportá-lo até o DETRAN para realizar o emplacamento. Porém, nessa situação, o carro pode, sim, ser guiado. No entanto, se alguma abordagem da polícia ocorrer, o proprietário deverá mostrar que está dirigindo-se ao DETRAN justamente para o emplacamento e, para isso, vale apresentar o RENAVAM e o possível agendamento.

A concessionária: mais uma possibilidade para emplacamento

Mesmo quando o proprietário contrata um despachante para que ele realize a documentação, ele tem trabalho. Assim, para que ele não necessite envolver-se com a documentação, uma possibilidade é contratar a própria concessionária para que ela providencie. Dessa forma, o proprietário já leva o automóvel pronto, incluindo os documentos. Porém, deve-se dizer que o valor que a concessionária pede para fazer os documentos é alto.

Não se esqueça do licenciamento!



Posts relacionados