Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

IPVA

Como financiar seus débitos online IPVA?

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 25/08/2017 | Atualizado em 07/06/2019


Ter um carro é um dos sonhos de muitos brasileiros — mas esse sonho vem atrelado a uma série de responsabilidades, que podem se transformar em problemas mais sérios para muita gente, caso não sejam cumpridas corretamente.

Um exemplo clássico é o IPVA — imposto pago anualmente por todos os donos de veículo, que pode gerar um débito no orçamento de algumas pessoas.

Porém, saiba que é fácil resolver essa situação, através de uma interessante solução de financiamento online! No post de hoje, saiba mais sobre esse método inovador de pagamento de IPVA. Vamos lá?

Anuncio Despachante DOK

É possível financiar meus débitos do IPVA online?

Sim, é possível fazer um parcelamento online dos seus débitos relacionados ao IPVA! Pelo menos, claro, se você viver no Estado de São Paulo.

Em São Paulo, há um programa chamado de Programa de Parcelamento de Débitos (PPD), que inclui diferentes tipos de débitos que as pessoas possam ter com o Estado — como o atraso no pagamento do IPVA, do ITCMD, taxas judiciárias, multas penais, multas administrativas… Enfim, uma série de possibilidades de endividamento com o Estado.

Esse programa foi criado em 2008, e foi pensado para que a população possa quitar suas dívidas com o Estado de maneira simples e online.

Anuncio Despachante DOK

Agora, o PPD passa por uma nova fase de combate à inadimplência de diversos débitos da população — voltando a aceitar pagamentos de IPVA atrasado, depois de um tempo sem ter esse imposto no programa. É importante frisar que, mesmo que o seu débito com o IPVA já esteja inscrito na dívida ativa, ainda assim é possível financiá-lo pelo PPD.

Pagar débitos do IPVA evita que meu nome apareça na Dívida Ativa?

Para quem não sabe, ter o nome inscrito na Dívida Ativa significa que o cidadão possui algum tipo de débito com o Estado e que precisa quitar esse valor com urgência. Normalmente, o próprio Estado envia um boleto financiado para que o cidadão pague as suas pendências — mas, mesmo que o contribuinte não acerte as suas responsabilidades nessa ocasião, ainda poderá obter o financiamento do seu débito pelo PPD.

Além disso, o uso do Programa de Parcelamento de Débitos do Governo do Estado de São Paulo oferece alguns benefícios para quem utilizá-lo. No caso de dívidas com o IPVA, que são tributárias, os benefícios são os seguintes:

Anuncio Despachante DOK

Pagamento em parcela única

Quem efetua pagamento do débito pelo PPD em uma parcela única recebe:

  • Desconto de 75% das multas moratórias e punitivas;
  • Descontos de 60% para os juros de mora;
  • Em caso de débito ajuizado, há um desconto de 5% nos honorários advocatícios que devem ser pagos.

Pagamento parcelado

No caso de um pagamento parcelado, que pode ser de 2 a 24 meses, os benefícios são os seguintes:

  • Desconto de 50% para multas punitivas e moratórias;
  • Desconto de 40% nos juros de mora;
  • Em caso de débito ajuizado, mantém-se o desconto de 5% para os honorários advocatícios.
ipva-online

Parcelamento online do IPVA caso tenha perdido o prazo em janeiro?

Para fazer o parcelamento do seu IPVA online acesse o site da DOK e entre na página PAG. DÉBITOS ONLINE, faça a consulta e selecione somente o IPVA  e escolha em quantas parcelas vai fazer.

Anuncio Despachante DOK

Como eu faço para obter esse parcelamento online do IPVA em DIVIDA ATIVA PPD?

Para efetuar o parcelamento online, basta se cadastrar no site do PPD e selecionar quais débitos quer parcelar para poder quitar a sua situação.

O cadastro é feito com o CPF ou CNPJ do cidadão, e deve-se usar a mesma senha utilizada no portal da Nota Fiscal Paulista. Caso você ainda não seja cadastrado no portal da NFP, deve fazer isso antes de se cadastrar no site do PPD.

Com o cadastro efetuado, basta selecionar quais débitos você quer parcelar através do programa — não é obrigatório parcelar todos, e há um limite de até 500 débitos para parcelar.