CNH Cassada: Entenda como funciona o processo

CNH Cassada: Entenda como funciona o processo

O Código de Trânsito Brasileiro contém todas as regras para que os motoristas dirijam seus veículos de forma segura. No entanto, ele também possui todas as penalidades para o caso de suas recomendações não serem seguidas. Prova disso é nos casos que o condutor comete uma infração mais grave cuja penalidade é a cassação do direito de dirigir.

Essa punição somente é usada em casos mais específicos cuja infração é muito grave. Isso acaba resultando em um transtorno muito grande para o motorista, principalmente se ele trabalha como condutor de veículo.

cnh-cassada-entenda-como-funciona-o-processo

Período de cassação e procedimento para a nova CNH

O motorista que passa pelo processo de cassação pode perder o direito de dirigir legalmente por até dois anos. Ao fim desse período ele deve passar por um processo que é chamado de reabilitação. Nessa fase, o condutor deve fazer todos os exames que normalmente são exigidos para que o cidadão consiga retirar sua habilitação. Somente após cumprir todos os passos desse procedimento é que o motorista recupera o seu direito de dirigir.

O que causa a cassação

O motorista terá o seu direito de dirigir cassado caso ele cometa alguma das seguintes infrações que estão presentes no Código de Trânsito Brasileiro:

  • Estando com a CNH suspensa o motorista é flagrado conduzindo qualquer tipo de veículo;
  • Voltar a cometer as seguintes infrações em um prazo inferior a 1 ano: entregar direção a pessoa não habilitada; permitir que quem não possua habilitação dirija veículo; dirija sobre efeito do álcool; dispute corrida através do espírito de emulação; promova competição esportiva e/ou realize manobra perigosa;
  • Tenha sido condenado judicialmente por algum delito de trânsito;
  • Documento de habilitação apresente alguma irregularidade na sua expedição.

Para que a pena de cassação seja aplicada é preciso que o Detran instaure o processo administrativo e que seja finalizado. Nesse período o motorista tem a oportunidade de se defender apresentando provas e utilizando de argumentos contra a punição.

Como evitar a cassação da CNH

É importante que o motorista mantenha o seu endereço atualizado junto ao Detran para evitar que sua habilitação seja suspensa ou até cassada. Também é necessário ter atenção quanto as infrações que forem cometidas no período de 1 ano para, dessa forma, evitar que os 20 pontos sejam atingidos.

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts