Licenciamento online: como fazer?

Fazer o licenciamento online é uma ótima alternativa para regularizar o débito sem sair de casa. O pagamento da taxa garante a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento obrigatório que comprova que o automóvel está apto a circular pelas vias públicas brasileiras.

Desse modo, se o condutor atrasar o licenciamento e for flagrado por um agente de trânsito, terá que pagar multa gravíssima no valor de R$ 293,47. Além disso, o automóvel ficará apreendido no pátio do Detran até o proprietário quitar a pendência.

Por isso, é recomendável pagar o licenciamento o quanto antes para evitar problemas futuros. Se você deseja regularizar o débito pela internet, pode contar com o DOK Despachante para parcelar a taxa em até 12 vezes. Além disso, aqui com a gente, você também conta com diversas outras formas de pagamento facilitadas.

Como pagar licenciamento pela internet?

Para fazer o licenciamento de veículo online, você poderá recorrer aos bancos credenciados ao Detran de seu estado e pagar via internet banking. Nas redes bancárias, será necessário informar o Renavam do automóvel para quitar a taxa.

No entanto, o DOK Despachante oferece formas facilitadas para pagar, incluindo dividir em até 12 vezes no cartão, PIX e boleto bancário. Além disso, não é necessário informar o Renavam para quitar o déficit, basta informar a placa do veículo. Saiba como nas instruções abaixo:

  1. No formulário de consulta disponível no topo da página, informe a placa do veículo e um e-mail válido. Em seguida, clique em “Consulte grátis”;
  2. Feito isso, todas as possíveis despesas do automóvel serão mostradas na tela seguinte, incluindo licenciamento, IPVA atrasado, seguro DPVAT e eventuais multas. Para quitá-las, escolha a opção que mais se encaixa no seu bolso;
  3. Na próxima tela, selecione uma das opções: “Cartão”, “Boleto”, “Boleto + Cartão” ou “PIX” e clique em “Continuar para entrega”;
  4. Depois, preencha os campos com seus dados pessoais e clique em “Continuar para resumo”;
  5. Na tela final, após conferir se todas as informações estão corretas, clique em “Finalizar pedido”. Aguarde a aprovação do pagamento assim que concluir todos os processos.

Documentos online: pagar débitos veiculares pela internet

Você sabia que também é possível regularizar não só o licenciamento, mas toda a documentação e os demais débitos do veículo pela internet? Para isso, você pode contar com as facilidades do DOK Despachante.

Com o DOK, é possível pagar o IPVA, Licenciamento e Multas. Aqui, tudo é feito de forma online, muito mais simples e leva menos tempo do que você imagina.

Licenciamento Detran SP

Conforme mencionado, as datas para a renovação do licenciamento são determinadas pelo final da placa dos veículos.

Confira a tabela de licenciamento SP 2024 para carros, motos, ônibus, reboques e semirreboques:

Final de placa Data de pagamento
1 e 2 Julho
3 e 4 Agosto
5 e 6 Setembro
7 e 8 Outubro
9 Novembro
0 Dezembro

Em 2023, a tabela do licenciamento no estado de São Paulo, para carros e motos, foi igual ao calendário que será praticado em 2024.

Tabela licenciamento SP: caminhões e tratores

Além do cronograma de licenciamento de carros e motos, o Detran-SP ainda divulga um calendário de vencimentos para caminhões e tratores.

As datas do licenciamento SP para caminhões e tratores em 2024 permaneceram as mesma em relação ao ano de 2023, conforme a tabela abaixo:

Caminhões e tratores
Final de placa Data de pagamento
1 e 2 Setembro
3, 4 e 5 Outubro
6, 7 e 8 Novembro
9 e 0 Dezembro

Consulta de licenciamento 2024

Com o DOK Despachante, você pode consultar o licenciamento 2024 e todos os outros débitos veiculares de forma prática e segura. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Vá até o formulário de consulta disponível no topo desta página, informe a placa do veículo desejado e um e-mail válido. Feito isso, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Por fim, todas as possíveis pendências do automóvel serão mostradas, incluindo licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e eventuais multa (atuais ou em atraso).

Depois de identificar as despesas do veículo, você poderá contar com o DOK para pagá-las em até 12 vezes, utilizando até seis cartões diferentes. Também é possível quitar tudo à vista via PIX ou por meio de boleto bancário.

Taxa de licenciamento 2024

Assim como o calendário de vencimentos do licenciamento, é importante lembrar que o valor do débito varia de acordo com cada estado. Por isso, é recomendável consultar essa informação no portal do Detran referente ao local de registro do veículo.

Geralmente, os órgãos apresentam sites semelhantes. Portanto, para acessar o Detran de seu estado, basta digitar www.detran.ESTADO.gov.br na barra de endereços do seu navegador e substituir “ESTADO” pela sigla da unidade federativa desejada.

Como parcelar o licenciamento?

O licenciamento é um débito que não pode ser parcelado nos bancos conveniados ao Detran ou em lotéricas. Por isso, a melhor opção é recorrer ao DOK Despachante para pagar a taxa em até 12 vezes.

Parcelar o licenciamento pode ser uma ótima alternativa para não pesar tanto no orçamento. Afinal, embora a organização financeira seja importante, sabemos que imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

Com isso, o DOK permite o uso de até seis cartões diferentes. Se optar por utilizar o cartão de terceiros, lembre-se de informar os dados do titular. No entanto, se preferir, você pode pagar parte do valor à vista via PIX ou boleto e parcelar o restante no crédito. Oferecemos os melhores métodos para facilitar na hora de regularizar o seu veículo!

O que acontece se não pagar o licenciamento?

Ficar em dia com o licenciamento é essencial para circular pelas vias públicas brasileiras sem qualquer problema. Ao licenciar o veículo, o CRLV-e é renovado, demonstrando que o proprietário regularizou todas as pendências do automóvel.

Sendo assim, por meio do licenciamento, comprova-se que todas as multas e débitos do veículo, como seguro DPVAT e IPVA foram quitados, o que indica que o automóvel está apto a circular conforme as normas de trânsito.

Confira o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o licenciamento de veículos:

  • “Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do estado onde estiver registrado o automóvel.”
  • “Art. 131. O Certificado de Licenciamento Anual será expedido ao veículo licenciado, vinculado ao Certificado de Registro, no modelo e especificações estabelecidos pelo Contran. (...)
  • § 2º O veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.”
  • “Art. 133. É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual. O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.”

2° via licenciamento: como imprimir?

Com a digitalização do CRLV, não é mais necessário solicitar a segunda via do licenciamento. Caso perca ou danifique a versão impressa em folha sulfite comum (A4), você não precisará recorrer ao Detran.

Depois de baixar a versão PDF do CRLV digital, você poderá fazer a impressão a qualquer momento, basta utilizar tinta preta e verificar se o documento estará em página única, conforme orienta o Detran-SP.

Além disso, é importante estar atento a possíveis falhas de impressão que possam comprometer a legibilidade do QR Code, pois esse código assegura a veracidade do CRLV em meio eletrônico.

Caso tenha perdido o smartphone em que o documento estava instalado, basta utilizar outro dispositivo móvel para acessar o certificado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, site do Detran de seu estado ou portal do Senatran.

Vale lembrar que o CRLV-e só poderá ser emitido ou renovado se todos os débitos do veículo estiverem em dia. E com o DOK Despachante, você pode regularizar todas as taxas em até 12 vezes, basta clicar no botão abaixo:

Licenciamento atrasado: o que pode acontecer?

Sabemos que dificilmente alguém escolhe ficar com o licenciamento atrasado. Geralmente isso acontece quando a situação financeira não vai bem, causando o adiamento das contas.

No entanto, se o condutor for parado por uma blitz de trânsito e estiver com licenciamento em atraso, é preciso saber que existem consequências nada agradáveis. São elas:

  • Multa gravíssima no valor de R$ 293,47;
  • Apreensão do veículo no pátio do Detran;
  • Acréscimo de sete pontos na CNH.

Se além do licenciamento, o veículo também estiver com o IPVA atrasado, o proprietário corre o risco de ficar com o “nome sujo”.

Mas com o DOK, é possível quitar as despesas atrasadas à vista ou em até 12 vezes. Dentro de apenas cinco dias úteis após a confirmação do acerto, você terá acesso à documentação no site do Detran ou no app Carteira Digital de Trânsito. No entanto, se seu nome estiver inscrito no cadastro de devedores (Dívida Ativa), o prazo sobe para 10 dias.

Como parcelar licenciamento atrasado?

Com o DOK, além de pagar o licenciamento deste ano, você também pode regularizar qualquer pendência atrasada em até 12 vezes no cartão. Se preferir, também pode quitá-las à vista por meio de boleto bancário ou via PIX.

Além de ter a possibilidade de usar até seis cartões de crédito diferentes, é permitido pagar com o cartão de terceiros. Nesse caso, não se esqueça de preencher corretamente os dados do titular.

O DOK Despachante tem como objetivo simplificar a burocracia e oferecer as opções que se encaixam melhor no seu bolso. Assim, é garantido que você pague o licenciamento, IPVA e multas, sem sair de casa e, com isso, circular pelas vias públicas conforme as leis de trânsito.

Procurando conteúdos sobre Licenciamento?

Licenciamento 2024

Saiba mais

Licenciamento 2023

Saiba mais

Licenciamento atrasado

Saiba mais

Consultar grátis licenciamento online

Perguntas frequentes

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes sobre licenciamento.

Tire todas as dúvidas

Quando vence o licenciamento do meu veículo?

Os prazos de vencimento do licenciamento variam conforme cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o licenciamento 2024 para carros e motos será entre julho e dezembro, já o de caminhões ocorreu entre setembro e dezembro.

Posso parcelar o documento e multas do meu veículo?

Os bancos conveniados do Detran não oferecem formas de parcelar os débitos veiculares. Porém, o DOK Despachante possibilita dividir as taxas em até 12 vezes no crédito, incluindo licenciamento, DPVAT, IPVA e multas.

Receberei o documento do veículo em qual endereço?

Como o licenciamento do veículo passou a ser online, o documento pode ser acessado pelo site do Detran do seu estado ou pelo app Carteira Digital de Trânsito, diretamente de um dispositivo móvel ou computador.

Posso pagar online o documento de motos e caminhões?

Com o DOK Despachante, você pode pagar online o documento da sua moto ou caminhão, além de multas, IPVA e dívida ativa em até 12 vezes.

Por que contratar os serviços do DOK Despachante?

Além da agilidade e facilidade de quitar os débitos veiculares online, o DOK Despachante oferece formas de pagamento facilitadas, incluindo o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Tire todas as dúvidas