Perda ou furto de sua placa? Saiba como resolver o problema

Por: Gregory Packs

Publicado em 22 de abril de 2017 | Atualizado em 27 de abril de 2021

Perda ou furto de sua placa? Saiba como resolver o problema

Qualquer espécie de furto ou roubo que envolva automóveis é bastante desagradável para os seus proprietários e isso inclui a roubo das placas dos veículos. Afinal, são as placas que promovem a identidade do veículo e elas não devem ser iguais. Ocorreu a perda ou o furto da sua placa? Veja como você pode resolver.

O que pode ocorrer ao proprietário?

Antes de falar de como o proprietário pode resolver o furto ou a perca da placa, é importante falar do que pode ocorrer. Já que a placa equivale à identidade do veículo, se um criminoso a furta, ele a usará em outro veículo e começará a ter um automóvel com a mesma identidade policial do proprietário.

Assim, qualquer ato criminoso que ocorrer com a placa furtada pode ser cobrado do proprietário do veículo com a placa original.

Sendo perda ou furto, faça o boletim de ocorrência

A situação de furto da placa é um crime e, dessa maneira, é imprescindível que o proprietário realize o boletim de ocorrência. Na realidade, esse é o primeiro ato de um indivíduo que descobre que não encontra a sua placa.

ipva 2024

Quando esse proprietário vai realizar o boletim de ocorrência, ele deverá apresentar aos policiais os documentos do seu automóvel e é recomendado apresentar fotos, especialmente do local vazio na lataria, onde a placa estaria.

ipva 2024

Estando com o boletim de ocorrência registrado, a polícia saberá que todos os atos que o criminoso realize com aquela placa não têm relação com o proprietário. Uma comodidade para os proprietários de veículos que precisam comunicar que houve o furto ou o roubo da placa é usar a Delegacia Eletrônica.

Importante citar que cada Estado tem uma página eletrônica para que esses boletins de ocorrência ocorram. Se o que ocorreu com a placa foi uma perda, também é fundamental que o boletim de ocorrência seja realizado, já que isso também mostrará à polícia que o proprietário não participa de nenhum ato fora da lei envolvendo o automóvel.

E a nova placa?

Para que o proprietário consiga uma nova placa, ele precisará ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mostrando alguns documentos específicos, como vistoria original, CRV, pedido da nova placa, CPF, boletim de ocorrência e, se o proprietário possui os restos da sua placa ou então a placa que está avariada. Importante dizer que o proprietário do automóvel precisa falar com o Detran para saber se o pedido de nova placa requer horário marcado.

Despachante também é indicado para placa nova

Além do licenciamento online, solicitar uma nova placa depois do furto ou então do extravio também pode ser realizado pelo despachante. O proprietário do veículo precisa buscar o despachante, como o DOK, com toda a documentação que ele deveria mostrar ao Detran.



Posts relacionados