A importância de checar a documentação do veículo antes de vendê-lo

Inúmeros brasileiros pretendem comprar um veículo independentemente dele ser novo ou seminovo. Mas para evitar qualquer tipo de problema é preciso prestar atenção a vários detalhes após definir qual o modelo que será comprado. Além de conferir a aparência do mesmo e a mecânica, os documentos do veículo precisam ser analisados de forma muito especial para não ter dores de cabeça após a compra.

O que fazer com a documentação do carro zero quilômetro

Os consumidores que optarem por comprar um carro zero quilômetro direto da concessionaria deve fazer o registro do mesmo na base de dados do Detran. Somente assim é que o Detran emite o Certificado de Registro de Veículo, o CRV. Este registro é que permite que o veículo seja emplacado e também a concessão do CRLV, o Certificado e Licenciamento do Veículo que é um documento de porte obrigatório.

a-importancia-de-checar-a-documentacao-do-veiculo-antes-de-vende-lo

Documentação de veículos novos ou seminovos

Quando o consumidor opta por adquirir um veículo novo ou seminovo, é necessário dar uma conferida no número do chassi que está estampado no documento e que está presente no veículo.

A sequencia que é composta por letras e números fica espalhada em diversos cantos do veículo como nas portas, nos vidros, em seu interior e inclusive no cofre do motor. É importante que ela esteja legível, alinhada e que o espaçamento entre os caracteres seja regular.

Mas além da numeração do chassi é importantíssimo verificar a numeração que está presente no próprio motor, pois ele também consta no documento do veículo. Se a numeração não seja exatamente a mesma ou esteja danificada ou raspada, isso quer dizer que houve uma troca da peça. No entanto, se mesmo após a verificação dessa discordância o consumidor optar por comprar o veículo ele precisa pedir que o vendedor regularize a situação no Detran antes de adquiri-lo.

Outra dica muito importante é fazer a verificação da numeração das placas, se as letras são as mesmas que constam no documento e se estão legíveis. Também é importantíssimo verificar o lacre, se ele está ou não rompido. Ao verificar a placa é possível visualizar que em sua parte lateral há uma data que é impressa, ela indica quando que ela foi confeccionada. Caso a data de confecção da placa não seja a mesma do ano de fabricação do veículo é preciso pedir ao vendedor uma explicação.

 

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts