Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

IPVA

Como pagar o IPVA atrasado?

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 21/05/2017


Os indivíduos que, por algum problema financeiro ou por esquecimento, deixam de quitar alguma conta precisam buscar a regularização e o mesmo ocorre com o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Muitos proprietários de veículos acabam perdendo a data em que deveriam quitá-lo. Por isso, entenda como pagar o IPVA atrasado. 

Quando se paga o IPVA?

Os proprietários de veículos não quitam o IPVA durante o ano todo. O Governo prepara o IPVA a cada ano, sempre no começo, e os proprietários podem pagá-lo em apenas uma vez ou em seis parcelas.

O que ocorre?

Quando o proprietário do veículo deixa o IPVA atrasado, ele não pagará apenas o preço do IPVA tradicional do seu Estado; na realidade, o que esse proprietário pagará é esse IPVA associado a uma taxa relativa aos juros. Deve-se dizer que essa taxa é diferente e o que vai definir é o Estado. Além disso, o preço do IPVA também é diferente pelos diferentes Estados.

Anuncio Despachante DOK

A segunda via

O proprietário de veículo que necessitar da segunda vida do IPVA precisa buscar a Secretaria da Fazenda. No entanto, não existe necessidade de ir a uma filial: o endereço eletrônico mostra uma área onde se pode conseguir essa segunda via.

Quando a Secretaria da Fazenda fornece a segunda via do IPVA que está atrasado, esse boleto traz uma nova quantia, com a alteração por causa dos juros e uma data. Importante atentar qual é o banco e também a data para que o IPVA não permaneça, novamente, sem a quitação. O endereço eletrônico correspondente à Secretaria da Fazenda.

E se o estado não permitir gerar uma nova guia?

É importante dizer que a gerência dos veículos é independente, ou seja, que os Estados respondem de forma própria e, por isso, existe a chance de o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) não deixar que o proprietário pegue a segunda via na Internet para o IPVA.

Anuncio Despachante DOK

Nessa situação, o proprietário do automóvel deve ir ao DETRAN e pedir ali a segunda via. Importante dizer que o DETRAN, para fornecer a segunda via, poderá requisitar os documentos pessoais e, certamente, os documentos do automóvel.

Sem quitar o IPVA

Os proprietários que não quitarem o IPVA que está atrasado têm inconvenientes. Primeiramente, o IPVA bastante atrasado permite que o automóvel seja apreendido. Além disso, sem a quitação do IPVA, o proprietário do veículo não poderá realizar o licenciamento anual, que é o que autoriza os automóveis a andar. Assim, sem quitar o IPVA, o proprietário pode não poder desfrutar do seu veículo.

Alternativa para pagar

Os proprietários que não conseguem quitar o seu IPVA por não terem verba podem usar o refinanciamento. Entretanto, nesse meio de empréstimo, o proprietário precisa compreender que o seu veículo será empregado como a garantia. Para tratar do IPVA com débito, indica-se o DOK Despachante. Importante citar que ele é essencial para lidar com o licenciamento online.



Consultar