Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Carteira de Habilitação - CNH

Veja novos modelos de CNH, CRV e CRLV válidos a partir de 2015

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 25/03/2017


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) estão previstos para saírem em novos modelos. Essa mudança foi anunciada pelo DENATRAN no ano de 2014 e previa que desde julho de 2015 esses documentos começassem a ser emitidos com novos dispositivos de segurança a fim de coibir as falsificações e as fraudes por todo o país. Com isso, o objetivo é dar mais segurança as pessoas que são habilitadas.
No entanto, os DETRANs de todo o país têm o prazo até o dia 31 de dezembro deste ano para começarem a emitir a CNH de acordo com o que está previsto na medida.

Mudança no CRV, CNH e CRLV

Esses dois documentos passarão por modificações em sua numeração sequencial que terá 12 dígitos, impressão eletrônica por impacto e o fundo em numismático duplex que incorpora o Brasão da República, o mapa do Brasil e ainda terá as palavras Denatran e Contran. No total, a quantidade de dispositivos utilizados nesses dois documentos passará de 15 para 17. Já o novo modelo de CNH passará a contar com 28 dispositivos de segurança. O aumento é considerável já que o modelo que ficará fora de uso possui 20.
No entanto, a principal mudança apresentada é a utilização de QR Code que é um código bidimensional. Ele será impresso nos modelos novos desses documentos permitindo, assim, que a verificação seja feita por meio de leitura digital e autenticidade. Nele, o agente de trânsito pode verificar o CPF, RENAVAM, ano e até o modelo de fabricação do veículo além do código de segurança do mesmo. Assim, evita-se a falsificação.

Como ocorrerá a mudança

Os novos modelos desses documentos começarão a sair de forma gradual, quando o motorista fizer a renovação dos mesmos. Ou seja, quem possui o modelo antigo que está dentro da validade não precisa se preocupar, pois ele tem validade até vencer. Somente quando for renovar é que o modelo antigo não será mais entregue.
Quem está tirando a primeira habilitação já receberá o novo modelo. Além do mais, o custo para tirar esse documento bem como os procedimentos para a sua emissão continuam os mesmos.



Consultar