CNH provisória: como conquistar sua permissão para dirigir

Por: Gregory Packs

Publicado em 25 de abril de 2017 | Atualizado em 27 de novembro de 2023

capa-CNH-provisoria-como-conquistar-sua-permissão-para-dirigir

A CNH provisória, também conhecida como Permissão Para Dirigir, é o primeiro passo para a emissão da CNH definitiva, mas para recebê-la é preciso ser aprovado nos exames médico, psicotécnico, teórico e prático de direção.  

Após aprovado, o recém-formado condutor recebe a Permissão para Dirigir Veículos Automotores (PPD). O documento tem validade de um ano e funciona como um período experimental.  

Se o motorista não receber nenhuma multa grave, gravíssima ou for reincidente em infrações médias, ele tem direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva. 

Se você quer começar o processo de tirar a habilitação, esse conteúdo é perfeito para você! Hoje, nós te explicaremos o que é, como conseguir a Permissão para Dirigir passo a passo. Não perca! 

ipva 2024

O que é a Permissão Para Dirigir? 

A PPD ou CNH Provisória é um documento que autoriza o condutor a dirigir veículos automotores de forma temporária. Esse documento tem validade de 12 meses e, durante esse período, o condutor deve cumprir algumas regras específicas, como: 

  • Não cometer infrações de trânsito graves ou gravíssimas;
  • Não ser reincidente em infrações de trânsito médias;
  • Não ter pontos na CNH;
  • Dirigir com a presença de um condutor habilitado na categoria correspondente ao veículo que está dirigindo;
  • Não conduzir veículo com passageiro menor de 18 anos no banco da frente;
  • Não transportar carga perigosa.

Vale ressaltar que após o período de um ano, a permissão deve ser trocada pela CNH definitiva em no máximo 30 dias após o vencimento, desde que o condutor não tenha registros de infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infração média. 

Atenção! Os motoristas devem ficar atentos ao prazo de validade da carteira de motorista provisória. Isso porque dirigir com o documento vencido se enquadra em uma infração gravíssima. 

Como solicitar a Permissão para Dirigir no Detran

Existem duas formas de solicitar a PPD: pela internet e presencialmente.  

Para fazer a solicitação digital, acesse o portal do Detran do seu estado e busque por “1ª habilitação”, então, é só preencher o formulário com os seus dados.  

Já para iniciar o processo presencialmente, é preciso agendar um horário no próprio site do Detran e se apresentar à unidade mais próxima, portando um documento de identificação pessoal com foto e um comprovante de residência valido.  

Para os moradores do Estado de São Paulo, esse processo deve ser feito pelo site do Poupatempo.  

Como conseguir a permissão para dirigir? 

O processo para conseguir a CNH provisória pode ser um pouco demorado, já que é preciso passar por uma série de testes para ser habilitado. Abaixo, listamos os passos necessários para conquistar a PPD:  

1. Passar nos exames médico e psicotécnico

Os exames médico e psicotécnico são realizados para verificar se o candidato está apto a dirigir. O exame médico avalia a saúde física e mental do candidato, enquanto o exame psicotécnico avalia suas habilidades cognitivas e psicológicas. 

ipva 2024

2. Realizar o curso de formação de condutores 

O curso de formação de condutores (CFC) é obrigatório para quem deseja tirar a CNH. Ele é dividido em aulas teóricas e práticas, que abordam temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e noções de mecânica. 

3. Passar nas provas teórica e prática

As provas teórica e prática são realizadas pelo Detran ou outro órgão de trânsito autorizado. A prova teórica é composta por 30 questões de múltipla escolha, e o candidato precisa acertar pelo menos 21 delas para ser aprovado.  

Já a prova prática é realizada em um circuito fechado, onde o candidato precisa demonstrar que possui habilidades básicas de direção, como mudança de faixa, estacionamento e frenagem de emergência. 

É nesta etapa que muitos iniciantes falham devido ao nervosismo ou falta de prática. Mas, para te ajudar nesse momento desafiador, nós temos um conteúdo imperdível em nosso blog: Descubra como fazer baliza passo a passo


Infográfico sobre como conseguir a permissão para dirigir. DOK Despachante.
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante.

Passando da PPD para CNH definitiva 

A CNH definitiva é o documento que autoriza o condutor a dirigir veículos automotores de forma permanente. Ela tem validade de 5 anos e pode ser renovada a cada 5 anos, ou a cada 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.  

Para obter a CNH definitiva, na data de vencimento da Permissão para Dirigir, o condutor deve entregar o documento de habilitação provisória ao Detran e pagar a taxa de emissão da CNH definitiva. 

Lembre-se! Transitar pelas vias com a CNH provisória vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima e gera 7 pontos na carteira.  

Permissão Para Dirigir Digital 

Caso o motorista prefira, também pode ter acesso à PPD do Detran digital. O documento virtual tem a mesma validade do físico e pode ser apresentado em uma blitz e em outros momentos.  

Para ter acesso ao documento no celular, basta fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”. Em seguida, é necessário preencher alguns dados pessoais para oficializar o cadastro.  


Saiba mais sobre CNH! 


Conclusão 

A CNH provisória permite que o condutor tenha experiência prática na direção, mas também impõe algumas regras específicas para garantir a segurança no trânsito. 

Ao cumprir as regras da CNH provisória, o condutor demonstra que está apto a obter a CNH definitiva e a dirigir veículos automotores de forma segura. 

Gostou do conteúdo? Em nosso blog temos uma diversidade de artigos para todas as suas dúvidas! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Perguntas Frequentes sobre CNH

Como solicitar a Permissão para Dirigir?

A PPD não precisa ser solicitada. Quando você for aprovado na última etapa de habilitação, o Detran irá emitir a permissão automaticamente. 
Após a emissão, o documento será entregue pelos Correios no endereço informado, em um prazo de até dez dias úteis.

Qual a diferença entre a CNH definitiva e a PPD? 

A principal diferença entre as duas é o tempo de validade. Além disso, com a PPD do Detran, o motorista não pode ser multado com uma infração gravíssima ou grave, além de duas médias. Isso porque, caso ele cometa alguma dessas infrações, terá que recomeçar todo o processo de habilitação.

Como renovar CNH provisória?

Não há como renovar a PPD, bem como não é preciso fazer isso. Quando chegar a data de vencimento da habilitação provisória deve-se solicitar a CNH definitiva no Detran ou outro órgão responsável.



Posts relacionados