Perguntas frequentes sobre suspensão de CNH: veja a lista

Por: Gregory Packs

Publicado em 26 de março de 2017 | Atualizado em 10 de setembro de 2020

Perguntas frequentes sobre suspensão de CNH: veja a lista

Suspensão de CNH: Qualquer pessoa que possui uma CNH está sujeito a ter esse direito de dirigir suspenso. No entanto, não são todos os motoristas que sabem quando isso acontece e, por isso, estão cheios de dúvidas. Pensando nisso, separamos algumas perguntas frequentes para que todos conheçam um pouco mais dessa punição.

Qual a pontuação máxima para que a CNH seja suspensa?

O limite de pontos que toda carteira de habilitação possui é 20. Isso quer dizer que sempre que o motorista atingir ou ultrapassar essa pontuação terá a sua habilitação suspensa.

O que o motorista precisa fazer quando receber a carta que instaura o processo administrativo para que a carteira de habilitação seja suspensa?

Quando o motorista habilitado receber essa carta ele precisa verificar qual o prazo que ele possui para que possa elaborar o recurso de suspensão para fazer sua defesa. Após isso, é preciso protocola-la no Detran para garantir que o tempo de suspensão seja o menor possível.

Suspensão de CNH: É preciso entregar a CHN original no Detran?

Esse é um ato necessário, afinal, somente dessa forma o Detran saberá que a penalidade está sendo cumprida.

ipva 2024

Se o motorista estiver com a CNH suspensa e acabe tomando uma multa ou seja pego em flagrante sem a mesma o que pode acontecer?

O ideal é que o motorista suspenso não cometa esse tipo de infração. Caso isso aconteça o mesmo pode ter a cassação automática de sua habilitação cujo prazo pode chegar a 2 anos sem o direito de dirigir e sem ter nenhuma possibilidade de entrar com recurso.

Suspensão de CNH: Por quanto tempo a habilitação pode ficar suspensa?

Após o recurso ter sido protocolado junto ao Detran, esse órgão solicita 15 dias para poder fazer o julgamento. Nesse período o órgão determinará por quanto tempo a suspensão deve ser cumprida.

Se o motorista cometer uma infração gravíssima já fica suspenso?

O motorista precisa acessar o site do Detran para verificar se há alguma portaria em aberto no seu cadastro para que cumpra o prazo de suspensão determinado pelo Detran. Mas, geralmente, as multas gravíssimas abrem portarias para a suspensão.

Suspensão de CNH: Quem é pego na Lei Seca fica suspenso?

Como essa é uma multa gravíssima e o motorista estar colocando em risco a vida dele e dos demais, ele já fica suspenso e sem direito a recorrer por se tratar de um flagrante.



Posts relacionados