Curso para tirar a CNH terá aulas em simulador de direção

Por: Gregory Packs

Publicado em 30 de abril de 2017 | Atualizado em 09 de setembro de 2020

Milhões de brasileiros já possuem sua CNH há algum tempo. Antes o processo para tirar a habilitação era preciso se sair bem no provão do Detran e nas aulas práticas. Mas desde o dia 1 de janeiro de 2016 uma pequena mudança ocorreu nesse processo já que é preciso que o requerente a carteira de habilitação tenha algumas aulas em simulador de direção.

Isso ficou estabelecido pelo Contran, Conselho Nacional de Trânsito, pela Resolução nº 571 de 2015. Isso quer dizer que desde o início desse ano quem pretende tirar a carteira de habilitação tem a obrigatoriedade de fazer cinco aulas no simulador de direção que a autoescola tem instalado.

Mas essa obrigatoriedade é válida apenas para quem vai tirar a carteira na categoria B que é a habilitação para automóveis.

Duração da aula com simulador de direção

Todas as pessoas que vão tirar a carteira na categoria B têm de cumprir cinco horas/aula no simulador de direção cedido pela autoescola, sendo que, uma hora dessas aulas tem de ter conteúdo noturno. Cada uma dessas aulas tem de ter 30 minutos de duração e precisa ser feita antes que as aulas práticas sejam iniciadas.

ipva 2024

Conforme os especialistas dizem, cada uma dessas sessões deve custar, em média, algo em torno de R$ 40 o que aumenta em 20% o valor que é gasto para emitir esse documento.

Como essas aulas são obrigatórias alguns cidadãos acreditam que essas sessões irão substituir a quantidade de aula prática correspondente. No entanto, o número mínimo que o futuro condutor tem de fazer de aulas práticas não é diminuído. Ou seja, ele terá de fazer as cinco aulas no simulador de direção mais as 20 de aulas práticas de 50 minutos cada sendo que quatro delas deve ser feita a noite.

ipva 2024

Lembrando que, para que o futuro condutor possa chegar nessa fase, ele precisa ter passado tanto na avaliação sobre legislação quanto na avaliação médica. Caso seja reprovado em alguma delas ele pode fazê-la novamente mediante o pagamento de uma pequena taxa.

Por que fazer aulas em um simulador

Quando as aulas terminam o Detran recebe um relatório constado dos resultados que cada aluno apresentou, mas isso não caracteriza uma avaliação.

Como boa parte dos futuros condutores não possuem nenhuma familiaridade com as situações de risco que ocorrem diariamente no trânsito, o simulador servirá para deixa-lo mais familiarizado com essas situações.

Para quem pensa que deve ser muito fácil estar em simulador e que o seu grau de dificuldade sempre é o mesmo engana-se.

Nas primeiras aulas realmente é bem fácil, pois são vistos os conceitos básicos, em seguida passasse por algumas situações de adversidade, o tráfego nas vias de grande movimento, dirigir em pista escorregadia, com neblina entre outros. Isso tudo para fazer com que o futuro condutor tenha muito mais noção do que o espera no trânsito e possa encara-lo desde pequenas cidades, com trânsito mais tranquilo, até as grandes cidades com seu trânsito caótico. Assim, espera-se suprir a carência de informação e formar melhores condutores.



Posts relacionados