Insulfilm Automotivo é permitido? Saiba o que diz a lei

Por: Gregory Packs

Publicado em 22 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

insulfilm automotivo dok despachante capa

O Insulfilm automotivo é uma película usada nos vidros dos automóveis por muitos proprietários de veículos, seja por estética ou por proteção contra os raios solares. 

Apesar de muito usada, algumas pessoas acabam sendo multadas pelo uso dessa película e não entendem o motivo. A questão é que existem diferentes tipos e graus de película. Algumas são permitidas por lei, outras não. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é permitido e o que não é, como é feita a instalação e como recorrer a multa por insulfilm automotivo. 

Insulfilm automotivo permitido por lei?

A película escurecedora é permitida, desde que seja aplicada dentro das normas da Resolução n.º 254/2007 do CONTRAN, em que é especificada a porcentagem de transparência que cada vidro do carro deve ter. 

O limite é medido por uma ferramenta chamada luxímetro, que deve ser aprovada e regularizada pelo INMETRO. 

Esses limites foram criados pensando na segurança, tanto do condutor quanto dos pedestres. Uma película muito escura pode diminuir a visibilidade do motorista e causar acidentes de trânsito. As porcentagens ficam em:  

  • 75% de transparência no para-brisa;
  • 70% de transparência nos vidros laterais dianteiros;
  • E até 28% nos demais.

Quem desobedecer a essa lei estará cometendo uma infração de natureza grave, com penalidade de multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, além de ter que remover a película no mesmo momento, de acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Como recorrer à multa de insulfilm? 

Todo cidadão brasileiro tem direito de recorrer a qualquer tipo de multa de trânsito, e isso não difere no caso da multa por insulfilm. 

Caso tenha sido multado e achar que a penalidade foi indevida, é possível recorrer no prazo de 30 dias após a notificação de autuação ser emitida. 

Você poderá recorrer por meio de três alternativas, sendo a primeira a defesa prévia, apresentando evidências bem fundamentadas do motivo pelo qual a multa deve ser anulada. Seu recurso será analisado pelo órgão responsável por aplicar a multa. 

Se sua defesa prévia for indeferida, você ainda terá mais duas chances de recorrer: em 1ª instância, pela JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações); caso o recurso for negado, ainda poderá recorrer em 2ª instância, pelo CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito). 


Saiba mais sobre multas!  

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, temos outros artigos que podem te interessar. Confira: 


Quais são os tipos de insulfilm automotivo? 

Muitas pessoas, ao pensarem em insulfilm, pensam logo naquela película escura que impede a visibilidade do lado de fora do veículo. 

Mas, a verdade é que existem mais opções de películas para os vidros do carro, com diferentes tipos de películas e finalidades distintas. É importante saber quais tipos existem e qual se encaixa melhor na sua necessidade. 

Abaixo falaremos mais sobre alguns tipos, inclusive os que não são permitidos.    

Infográfico sobre quais são os tipos de insulfilm automotivo - DOK Despachante.
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante

Insulfilm automotivo térmico

Películas térmicas são aquelas que, além de deixarem a temperatura interna do veículo mais agradável, evitando o calor, também protegem a pele do motorista e dos passageiros contra os raios UV. Existem películas com FPS de 1.700 

Nesse caso, a cor da película não interfere na proteção. É comum acharem que quanto mais escura a película, mais proteção contra os raios ela trará, o que não é verdade. Existem películas térmicas que são completamente transparentes. 

Insulfilm automotivo espelhado 

O insulfilm espelhado, ou a película espelhada, tem como objetivo dificultar a visão de quem está do lado de fora do veículo, dando mais privacidade ao motorista e aos passageiros, sem afetar a visão de quem está do lado de dentro.  

Porém, este tipo de Insulfilm automotivo não é permitido para veículos, sendo usado mais em portas e janelas de prédio comerciais. 

Insulfilm automotivo azul 

O insulfilm azul é, na maioria das vezes, espelhado. E como já vimos no tópico acima, a película espelhada não é permitida para veículos. 

Se a película não for espelhada e estiver dentro da porcentagem de transparência exigida, não há problema na coloração azulada. 

Outros tipos de insulfilm automotivo 

Além dos insulfilmes já citados, existem outros que vale a pena conhecer, sendo eles o insulfilm básico, avançado e de segurança/proteção. 

A película básica é a mais comum no mercado, com transparência indo de 5% a 35%, e não sendo muito espessa, assim, essa é a opção mais econômica.  

Já as películas avançadas são as que protegem o interior do veículo e seus ocupantes dos raios UV, sua porcentagem de transparência pode chegar a 50%. 

A película de segurança tem características bem parecidas com a película básica, o que muda é sua espessura. Por ser mais grossa, pessoas que estão fora do veículo têm dificuldade em distinguir objetos e pessoas dentro do veículo. Sua espessura também dificulta a quebra do vidro. 

Como é feita a instalação de insulfilm automotivo? 

Ao instalar películas automotivas no veículo, o ideal é ir até um profissional para que tanto a porcentagem seja a certa quanto a aplicação não fique com bolhas, o que acaba por dificultar a visão do condutor. 

Porém, algumas pessoas optam por fazer o serviço por conta própria, por parecer algo não muito complexo. Assim sendo, separamos um passo a passo de como fazer a aplicação: 

  1. Limpe seu vidro, já que a superfície deverá estar completamente limpa e livre de gordura. Você pode utilizar uma solução de água com detergente para lavar os vidros onde será aplicada a película automotiva; 
  1. Enxague a superfície e seque bem, borrifando a solução novamente para auxiliar na fixação; 
  1. Meça os vidros e corte a película no tamanho exato. Retire da embalagem e aproxime do vidro onde será aplicada; 
  1. Você deve aplicar a película de cima para baixo, visando evitar bolhas de ar; 
  1. Realize a colagem com calma, pois as bolhas podem danificar o produto e o resultado da aplicação; 
  1. Para finalizar, use um pano seco para remover o excesso de água com sabão. 

Como tirar insulfilm automotivo? 

Existem alguns métodos para retirar o insulfilm dos vidros do automóvel. Alguns métodos são usados por profissionais, outros são bem caseiros. Confira alguns agora. 

Ar quente: para esse método, é necessário um secador de cabelo ou outro dispositivo de calor. O intuito é enfraquecer a película, fazendo a remoção ser mais fácil. Basta passar o ar quente por toda a película e depois ir puxando lentamente; 

Lâmina com ar quente: esse procedimento é o mesmo que o de ar quente, porém é usado uma lâmina para ajudar na raspagem das partes ressecadas da película; 

Saco de lixo: este é o método mais caseiro e que usa mais materiais. É preciso de raspador de vidro ou lâmina de barbear, um rodo pequeno, borrifador, detergente neutro, estilete, saco de lixo de 100 litros, limpa-vidros, pano seco e esponja de bronze. Corte dois sacos de lixo pretos mais ou menos no formato do vidro. 

Borrife água com sabão no lado de fora do vidro e cubra-o com um dos sacos. Proteja todas as superfícies internas próximas ao vidro com uma lona. Enquanto a amônia ainda estiver molhada, prenda-a no plástico usando o outro saco cortado ou plástico filme. Ao deixar sob o sol forte, os sacos de lixo absorverão o calor, ajudando a película a se soltar como um todo. 

Comece a retirar a película. Use suas unhas ou um estilete para levantar a película em um dos cantos do vidro e tente retirá-la de uma só vez. Remova qualquer resíduo de adesivo com amônia e uma palha de aço bem fina, depois passe uma toalha de papel na superfície antes que seque. 

ipva 2024

Conclusão 

O uso de insulfilm automotivo é permitido nos veículos brasileiros, desde que estejam de acordo com as especificações técnicas adequadas estabelecidas pelo CONTRAN. 

É fundamental evitar a instalação de películas automotivas inadequada, pois além de resultar em multas e pontos na carteira, pode gerar acidentes. 

Motorista, se você está com dificuldade para resolver qualquer pendência do seu veículo, aqui no DOK Despachante, nosso objetivo é fornecer uma ferramenta com a solução completa para facilitar a sua vida e a de quem deseja evitar todo o processo burocrático já existente. 

E se você achou esse artigo útil, com certeza vai encontrar muito mais em nosso blog DOK. Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e LinkedIn

separador | DOK Despachante

Perguntas Frequentes sobre insulfilm automotivo 

Qual a multa por utilizar insulfilm automotivo? 

Como citado no texto, veículos que estiverem com películas irregulares serão autuados com multa grave no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, além de ter que fazer a retirada da película.

Quais são os tipos de insulfilmes proibidos por lei?  

As películas proibidas por lei são as espelhadas e as que estão abaixo de 70% de transparência. Aconselhamos instalar o insulfilm automotivo com profissionais e não em casa, para evitar problemas futuros.



Posts relacionados