Vai comprar um carro usado? Dicas para não entrar numa cilada

Por: Gregory Packs

Publicado em 23 de julho de 2017 | Atualizado em 24 de janeiro de 2023

Vai comprar um carro usado? Dicas para não entrar numa cilada

A hora de adquirir um carro usado deveria ser bastante feliz, já que é um bem. Entretanto, há a possibilidade de ter problemas variados se o comprador não tiver atenção a alguns pontos. Assim, aprenda a não deixar que a compra do carro usado vire uma cilada.

carro usado compra de carro

Pensando no carro a comprar

Como é indicado para qualquer compra, é importante que se pense no carro usado que se deseja adquirir. Refletir sobre qual é o modelo e qual o limite do ano do carro fazem com que a compra seja mais definida.

Pensando na manutenção possível

Um veículo usado pode ter uma necessidade maior de manutenção e isso precisa ser pensado no momento de planejar o que se quer dirigir. Saber das peças, se elas são importadas e também o valor encontrado é importante e pode determinar até a mudança dos planos com relação ao modelo.

Os antecedentes da concessionária

Se o veículo usado for comprado em uma loja, é importante escolher bem essa loja em questão. Para isso, é bom procurar em órgãos como “Reclame Aqui” se há pessoas com problemas devido à compra ali. Vale dizer que é normal que haja algumas reclamações, mas deve-se ter alerta se muita gente já teve inconvenientes: nesse caso, é recomendado comprar em outra.

ipva 2024

Aspectos físicos do carro

Por já ter rodado, é possível que o veículo usado tenha sido danificado de alguma forma e consertado. Para saber, o interessado em comprar precisa avalia-lo: existindo amassados, por exemplo, é um alerta. Outra coisa que deve ser vista é se o carro está alinhado ou se existem entortamentos.

Test drive

Mesmo que o carro usado seja adquirido do dono é preciso fazer o test drive. Dirigindo-o, o interessado poderá perceber se todas as funcionalidades estão de acordo e se o veículo realmente é o que ele deseja. Importante: se o vendedor individual não concordar com o test drive ou se ele criar dificuldades, quem está comprando precisa ficar em alerta, já que podem haver inconvenientes sendo escondidos.

ipva 2024

Estar acompanhado no test drive e na negociação

Ter uma companhia ao comprar o carro usado é eficiente por duas razões: a primeira é a opinião, já que quem está acompanhando também pode avaliar o automóvel; a segunda é haver uma testemunha das coisas que o vendedor está dizendo.

Legalidade do carro

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ajuda aquele que está comprando, a saber, se o veículo está com a placa correta e se existem pagamentos problemas e é imprescindível que se faça essa consulta para  evitar adquirir um carro usado cheio de infrações. Também se deve observar como está o licenciamento.

Transferência

Assim que a compra for mesmo definida, é preciso transferi-lo com rapidez, procurando o DETRAN. Importante: quando o comprador não realiza a transferência em um mês, ele pode receber multa. Para transferir, deve-se apresentar o certificado de registro e documentos pessoais, além da vistoria.

Ah, aproveite para licenciar seu carro com o DOK!



Posts relacionados