Carro Apreendido: O Que Fazer Para Recuperá-lo?

Por: Gregory Packs

Publicado em 03 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 28 de abril de 2021

Carro Apreendido: O Que Fazer Para Recuperá-lo?

Muitas pessoas já passara por essa situação, ter algum problema com o seu carro e acabar tendo ele apreendido. Nesse momento muitas preocupações ocorrem já que isso pode trazer inúmeros prejuízos para o motorista, principalmente financeiramente.

Quando um carro apreendido, normalmente durante blitz da polícia, significa que ele está com algum problema ou algo ilegal. Não existe um único motivo que possa levar um carro a ser apreendido, vários fatores podem contribuir para esse fato, mas geralmente deve ser feito o mesmo procedimento para poder retirar o carro do local.

Procedimento para recuperar carro apreendido

Muitos fatores podem fazer com que um carro seja apreendido, entre eles disputar corrida, dirigir sem CNH ou então uma autorização para dirigir, realizar manobras perigosas, entre outros. Para que o motorista possa recuperar o carro, ele irá precisar realizar alguns procedimentos:

  • No momento em que o carro é apreendido, o primeiro passo para poder recuperá-lo é regularizar a situação do veículo que o levou a ser apreendido;
  • Além de regular a situação do automóvel é necessário que o motorista quite todos os débitos existentes referentes a apreensão do veículo;
  • Depois que ocorre a apreensão do veículo, o proprietário do veículo precisa comparecer em uma unidade do Ciretran para poder regularizar a situação;
  • Para poder retirar o veículo, o motorista precisará reparar todos os equipamentos que não esteja em perfeito estado. Alguns desses reparos poderão ser realizados no próprio pátio. Caso isso não seja possível, o dono do veículo irá receber uma autorização para retirar o carro. Sendo que ele terá um prazo para apresentar o automóvel em perfeito estado, já que será realizada uma vistoria para conferir.

Cuidados

Mesmo existindo muitos motivos que podem fazer com que um carro seja apreendido, o ideal é que todos os motoristas prestem atenção na condição do seu veículo para poder evitar situações como esta. A apreensão de um veículo, além de gerar muitos custos, também traz para o motorista muitos problemas até que toda a situação possa ser regularizada.

ipva 2024

Consulte os serviços da DOK e faça o licenciamento do seu carro no nosso despachante online.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:



Posts relacionados