Blindagem de Carros: Segurança ou Alto Custo?

Por: Gregory Packs

Publicado em 30 de setembro de 2016 | Atualizado em 17 de outubro de 2022

Blindagem de Carros: Segurança ou Alto Custo?
 

Usar veículos blindados é uma maneira de os indivíduos ficarem mais protegidos enquanto estão no trânsito e a blindagem, que antes era somente para os veículos de luxo, agora é vista em vários automóveis populares. Entretanto, a blindagem de carro é segurança ou alto custo?

Blindagem de carros: como é?

Quando um veículo é blindado, ele recebe materiais na sua lataria e também nos vidros para que os tiros não cheguem ao interior. Vale dizer que, como existem diferentes calibres, também existem diferentes blindagens. Assim, o proprietário que quiser o seu automóvel blindado contra granadas, por exemplo, terá de usar níveis altos de blindagem.

Importante ressaltar que a blindagem pode ser útil até em alguns acidentes, já que mantém o carro mais resistente .

Todos os automóveis podem receber blindagem?

Existem automóveis que são adquiridos já com a blindagem. No entanto, isso deixa o preço que a concessionária pede bem mais alto e, por isso, o que os indivíduos costumam fazer é blindar depois e é importante dizer que qualquer automóvel pode ser blindado. A diferença que pode existir é com relação à eficiência ou à forma de blindagem: pode haver automóveis que apresentem mais dificuldade para ser blindados, ficando mais caros.

ipva 2024

Quando a blindagem de carros é indicada?

É claro que qualquer veículo pode ser roubado e os proprietários passarem por violência. No entanto, existem situações em que a blindagem é, realmente, recomendada. Quando o automóvel é de uma linha mais cara, quando se mora ou se passa frequentemente por locais muito perigosos ou quando o proprietário tem um trabalho que o expõe, como promotores, a blindagem é mais indicada.

Manter um veículo blindado é custoso

Quando um proprietário realiza a blindagem do automóvel, é preciso lembrar-se de que esse carro ficará valioso e, dessa forma, qualquer reparo que ele necessitar será um custo extra.

Um veículo que tem blindagem possui, por exemplo, um seguro bem maior. Assim, o proprietário tem o custo de realizar a blindagem e depois o custo para reparar qualquer acidente. Vale dizer que, depois de alguns anos que a blindagem ocorre, pode ser indicada uma manutenção.

Preço para a blindagem

Aqueles que estão planejando uma blindar precisam saber que é comum encontrar procedimentos assim que acabam tendo o mesmo preço que o próprio veículo. A blindagem mais barata que o proprietário achará fica em R$ 40.000,00, aproximadamente.

Vale dizer que o custo vai refletir em mais de 15% em uma eventual manutenção e também no seguro, sendo que essa porcentagem pode ser maior. Assim, a blindagem, certamente, representa segurança, mas ela chega com um grande custo.

Como fazer a blindagem de carros?

Para realizar a blindagem, a oficina solicitará alguns documentos e também é preciso que o Detran saiba, já que a estrutura do automóvel é mudada e, assim, é um veículo “diferente”. O Despachante Dok é ótimo para quem deseja fazer o licenciamento online.



Posts relacionados