Ar-Condicionado no Carro: Uma Preferência do Brasileiro!

Por: Gregory Packs

Publicado em 30 de setembro de 2016 | Atualizado em 26 de novembro de 2020

Ar-Condicionado no Carro: Uma Preferência do Brasileiro!

Ar-Condicionado no Carro: muitos indivíduos, ao examinar qual será o veículo que vão adquirir, procuram o ar condicionado. Aliás, com relação aos veículos antigos, há quem decida não comprar porque não há ar condicionado. Sendo ele uma preferência nacional, vale conhecer mais.

Ar-Condicionado no Carro: É um acessório?

Teoricamente, o ar condicionado é chamado de acessório porque não é fundamental. Afinal, existem janelas no automóvel e ele permanece funcionando se não tiver ar condicionado. No entanto, as companhias automotivas já encaram o ar condicionado como algo obrigatório.

Ar-Condicionado no Carro mão de mulher ligando o ar condicionado

Durabilidade

Todos os proprietários de veículos pensam nas manutenções e também nos custos que elas podem representar. Entretanto, falar de manutenção é mais uma razão para os proprietários de automóveis desejarem o ar condicionado: se houver cuidado, o dono nunca precisará trocá-lo. Dessa forma, mesmo que o veículo seja usado por 10 anos, o ar condicionado bem tratado permanecerá o mesmo.

Essa preferência nacional é mesmo uma vantagem?

Apesar de todo o sucesso que o ar condicionado tem, existem proprietários que o encaram como um item que não é tão importante, já que eles podem, por exemplo, ventilar o veículo usando a janela. No entanto, o que é mais vantajoso é o sistema de ar condicionado, inclusive para que o combustível não seja tão usado.

ipva 2024

A janela, realmente, pode ventilar o automóvel. Contudo, todo o ar que a janela deixa entrar “segura” o veículo, atrapalhando a deslocação que ele tenta fazer. Para compensar, o automóvel usa mais combustível, significando desperdício. Dessa forma, essa preferência nacional é uma vantagem e não somente um item de conforto.

E se o automóvel não possuir ar condicionado?

Apesar de muitas companhias colocarem o ar condicionado, ainda existem alguns modelos que permitem ao proprietário optar se quer ou se não quer esse item. Quando o proprietário escolhe o ar condicionado, haverá uma quantia para a instalação e essa quantia muda de acordo com a companhia que cria o automóvel.

ipva 2024

Normalmente, o valor máximo que as companhias cobram para incluir o ar condicionado é R$ 3.000,00. Porém, deve-se dizer que para alguns automóveis, que têm ar condicionado com mais funcionalidades, podem cobrar mais.

Ar-Condicionado no carro precisa de higiene?

Como o ar condicionado é um sistema, ele precisa ser higienizado e, se não acontecer essa higienização, a saúde do proprietário do automóvel pode ser prejudicada. No entanto, cuidar da limpeza de que o ar condicionado precisa é simples: não é necessário um profissional especializado e nem que se desmonte.

Uma forma de tratar o ar condicionado é, quando houver somente alguns metros para o local onde se vai, desligar o ar condicionado. Dessa forma, haverá certa reciclagem e isso manterá fungos fora.

Importante dizer que, para incluir o ar condicionado em veículos mais antigos, pode ser necessária uma transformação. Nesses casos, é indicado procurar o Despachante Dok, pois ele orientará com relação aos diferentes documentos que o DETRAN pedirá. Mais uma ajuda do Despachante Dok é com o licenciamento online.



Posts relacionados